CECRE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO (CECRE) FACULDADE DE ARQUITETURA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LARISSA JANE DE JESUS SOUZA

DISCENTE : LARISSA JANE DE JESUS SOUZA
DATA : 12/07/2018
LOCAL: Sede do Mestrado Profissional em Conservação e Restauro, Faculdade de Arquiteura, UFBA

Proposta de Intervenção do Trapiche Barnabé

Trapiches;Bairro do Comércio;Cidade Baixa;Recriação;Arquitetura portuária

O Trapiche Barnabé, localizado no Bairro do Comércio na Cidade Baixa em Salvador, Bahia, figura entre os primeiros trapiches, possuindo documentos que comprovam sua existência desde 1711, sendo um dos poucos exemplares dessa edificação portuária que sobreviveu a todas as transformações do Bairro do Comércio. Por esses trapiches passavam os produtos destinados à exportação e importação, para o abastecimento local e regional. Eram nesses espaços que as transações comerciais eram realizadas e durante muito tempo Salvador foi considerado o maior porto do Hemisfério Sul e os trapiches edificações monumentais, que juntamente com o casario da Cidade Alta conformavam o frontispício da Cidade do Salvador. Buscou-se na contextualização histórica a compreensão necessária das principais transformações que acontecerem no monumento e no seu entorno nos seus mais de três séculos de existência até o seu estado atual, que é apresentada de maneira complexa, uma vez que a ruína que chegou até o século XXI passou por um processo de higienização. Atualmente o objeto de estudo desse presente trabalho funciona como estacionamento e durante os fins de semana é usado como área para eventos. O que se busca através dessa Intervenção no Trapiche Barnabé, ancorado em um arcabouço teórico, é dar dignidade a esse uso como área de eventos, entendendo as diferentes setorizações que historicamente fizeram parte desse complexo.

Presidente - 2298428 - MARCIO CORREIA CAMPOS
Interno(a) - 3214803 - RODRIGO ESPINHA BAETA