CECRE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO (CECRE) FACULDADE DE ARQUITETURA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: KARLA RACHEL JARSEN DE MELO CALHEIROS

DISCENTE : KARLA RACHEL JARSEN DE MELO CALHEIROS
DATA : 09/12/2020
LOCAL: SALA RNP - Conferencia

O ANTES, O AGORA E O DEPOIS: PROJETO DE INTERVENÇÃO DO CONJUNTO DA ANTIGA INTENDÊNCIA DE MACEIÓ.

Intendência Municipal, poder municipal, Praça Marechal Floriano Peixoto, vandalismo, intervenção.

Esta dissertação tem como temática o conjunto da antiga Intendência Municipal – “Palácio da Águia”, localizada no entorno da Praça Marechal Floriano Peixoto,  bairro do Centro na cidade de Maceió – Alagoas. A área onde se situa o objeto de estudo, iniciou o desenvolvimentto no início do século XX, durante o período republicano e com a elevação de Maceió a categoria de capital. A edificação projetada pelo arquiteto italiano Luigi Lucarini, em estilo eclético e com feição neo-gótica,  foi construída para representar o poder municipal. A construção deste exemplar da arquitetura está vinculado ao crescimento e desenvolvimento social da cidade influênciado pelas novas tendências na industrialização que ermergiram na cultura européia e as medidas higienistas vigentes. Quanto as particularidades do bem apresenta pinturas decorativas, técnicas construtivas tradicionais empregadas na construção como os tijolos maciços, fundação corrida em pedra argamassada, piso em madeira, além destes menciona-se o uso do ferro fundido e caixilho de madeira com vidro nas esquadrias, a utilização de novos materiais resultante dos avanços tecnológicos da época.  Atualmente, após a desocupação da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) do edifício em 2017, o imóvel tornou-se alvo de sucessivos atos de vandalismo, todavia, apesar das depredações o conjunto ainda se encontra íntegro em relação a sua volumetria.  Por integrar o entorno e compor conjunto arquitetônico da Praça Marechal Floriano Peixoto possui tombamento a nível estadual, desse modo, após a compreensão do edifício como um bem patrimonial pretende-se com o trabalho propor ações de intervenção do bloco principal e anexo que visem a preservação deste conjunto, com a escolha de usos compatíveis com a atual dinânica cultural da Praça Marechal Floriano Peixoto.

Presidente - 6286913 - MARIELY CABRAL DE SANTANA
Interno - 1698988 - LIDIA QUIETO VIANA