CECRE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO (CECRE) FACULDADE DE ARQUITETURA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUCAS PAES FERREIRA

DISCENTE : LUCAS PAES FERREIRA
DATA : 27/08/2020
LOCAL: Online

Restauro e ampliação do edifício da Faculdade de Arquitetura da UFBA

Restauração arquitetônica; ampliação arquitetônica; Faculdade de Arquitetura; Universidade Federal da Bahia

Localizado no bairro da Federação, em Salvador, e integrado ao Campus Federação-Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o edifício da Faculdade de Arquitetura da UFBA (FAUFBA), de autoria do arquiteto Diógenes Rebouças em parceria com outros professores da Faculdade, se enquadra na produção arquitetônica modernista brasileira da década de 1960, adotando a solução estética convencionada como brutalismo.
O presente trabalho tem por finalidade abordar os temas referentes à preservação da arquitetura modernista, a fim de construir uma base de referências para a intervenção no edifício da Faculdade de Arquitetura. Sendo este um edifício tão fragmentado, cujo projeto não foi executado conforme todas as etapas idealizadas, e objeto de tantas ampliações e adaptações – algumas complementares e respeitosas, outras corruptivas à sua conformação –, o maior desafio para a elaboração de um projeto de restauração é estabelecer uma unidade e compreender como gerir as atuais demandas da Faculdade, adaptando-as aos valores arquitetônicos representados por este edifício.

Presidente - 3420362 - NIVALDO VIEIRA DE ANDRADE JUNIOR
Interno - 005.989.505-59 - ANTONIO HELIODORIO LIMA SAMPAIO - UFBA