CECRE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO (CECRE) FACULDADE DE ARQUITETURA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CAROLINE ROCHA BASTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINE ROCHA BASTOS
DATA : 24/08/2020
HORA: 10:00
LOCAL: MP-CECRE (Defesa em formato remoto)
TÍTULO:

RESTAURAÇÃO DO PALACETE SÃO CORNÉLIO: CONCEITOS PARA TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras chave: Palacete São Cornélio, Neoclássico, Rua do Catete, Restauração crítico- criativa, intervenção em preexistência.


PÁGINAS: 198
RESUMO:

O Palacete São Cornélio, construção neoclássica de porão alto edificada em 1862, está localizada na Rua do Catete, Rio de Janeiro. O imóvel é testemunho das transformações da região, sendo remanescente de uma grande propriedade urbana do século XVII, cujo desmembramento também deu origem a Igreja da Glória. Seu terreno ainda hoje conserva as dimensões de casa de chácara e possui uma grande área arborizada, que contrasta com seu entorno urbanizado. Seu uso variou de residência burguesa no século XIX, a asilo de meninas órfãs na primeira metade do século XX e Faculdade de Medicina nas décadas seguintes. Apesar do seu valor histórico e estético bem como seu tombamento como "imóvel isolado" pelo SPHAN em 1938 (proc. Iphan no. 10-T-38, inscrição no. 175, fl. 30), o Palacete São Cornélio se encontra fechado há vinte anos. A subutilização contribui para furtos e danos, sendo os relacionados à infestação de pragas, falhas no sistema de drenagem pluvial e na cobertura (com expressivas áreas destelhadas) os mais significativos. Tendo em vista a importância do objeto de estudo, bem como, as perdas decorrentes do mau estado de conservação foi criada essa pesquisa, com o intuito de catalogar o mesmo por meio de levantamentos e pesquisa iconográfica. A salvaguarda do imóvel oitocentista é fundamental para as próximas gerações. Um dos meios de promover a reinserção do Palacete ao cotidiano da sociedade é a criação de uma proposta de restauração crítico-crítico criativa, com posturas distintas para o imóvel histórico e os anexos exteriores, estes com maior liberdade na intervenção. O uso de instituição de longa permanência para idosos foi sugerido a partir de uma necessidade da comunidade e não se sobrepõe ao patrimônio. A ILPI retoma o caráter social do monumento e, ao mesmo tempo, garantem o direito aos idosos a cidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 264.272.668-10 - CLAUDIA DOS REIS E CUNHA - USP
Interno - 2382584 - FEDERICO CALABRESE
Interno - 6286913 - MARIELY CABRAL DE SANTANA
Notícia cadastrada em: 17/08/2020 11:12
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA