Banca de DEFESA: DANIEL DE JESUS RIBEIRO

DISCENTE : DANIEL DE JESUS RIBEIRO
DATA : 14/07/2020
LOCAL: NUTS – Núcleo Universitário de Telessaúde - HUPES/UFBA - Plataforma Conferência Web da RNP – O link

Efetividade e Segurança no Tratamento com o Medicamento Ranibizumab em um Hospital Universitário

Efetividade, Segurança, Ranibizumab

Título: Efetividade e Segurança no Tratamento com o medicamento ranibizumabe em um Hospital Universitário. Objetivos: avaliar a efetividade e segurança do ranibizumabe no tratamento de doenças da retina em um hospital universitário. Metodologia: os dados dos pacientes tratados com o medicamento ranibizumabe foram coletados através de entrevista com os participantes e informações obtidas em prontuários médicos, as principais medidas de efetividade foram a variação da acuidade visual (AV) e alterações na espessura central da retina (ECR). Todos os eventos adversos ocorridos durante o tratamento foram registrados para avaliação de segurança. Resultados: um total de 103 pacientes foi incluído no estudo, apresentando um total de 154 olhos tratados. A média de idade encontrada foi de 67,8 anos e a maioria dos pacientes receberam tratamento para edema macular diabético, seguido de tratamento para oclusão venosa de retina. A variação média da AV representou uma perda de 0,9 letra e a variação média da ECR encontrada foi de redução de 12,6µm, indicando estabilidade no edema macular dos olhos tratados. Conclusões: As informações coletadas nesta pesquisa demonstraram que o ranibizumabe apresentou grau de efetividade inferior no tratamento de doenças neovasculares da retina, devido a pouca variação na acuidade visual e nas medidas de espessura da retina central nos pacientes tratados. A baixa quantidade de aplicações do medicamento e o intervalo entre as aplicações podem ser os fatores que contribuiram significativamente para os baixos resultados de efetividade na população estudada. Com relação aos aspectos de segurança, a ampla maioria dos eventos adversos relatados foram relacionados ao procedimento de aplicação do medicamento.

Presidente - 096.219.544-87 - LUCIA DE ARAUJO COSTA BEISL NOBLAT - UFRN
Externo à Instituição - NEY CRISTIAN AMARAL BOA SORTE - UNEB