Banca de DEFESA: LUISA FLORÊNCIA CHONGO NAMBURETE

DISCENTE : LUISA FLORÊNCIA CHONGO NAMBURETE
DATA : 30/06/2020
LOCAL: NUTS – Núcleo Universitário de Telessaúde - HUPES/UFBA - Plataforma Conferência Web da RNP – O link

FREQUÊNCIA  EPIDEMIOLÓGICA DOS EVENTOS ADVERSOS PÓS VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E RUBÉOLA EM MOÇAMBIQUE, 2018

Vacinação. Sarampo. Rubéola. Eventos Adversos Pós-Vacinação. Moçambique.

OBJETIVOS: Analisar a frequência epidemiológica dos Eventos Adversos Pós Vacinação (EAPVs) de sarampo e rubéola notificados no Sistema Nacional de Farmacovigilância em crianças dos 6 meses a 14 anos de idade, do ano 2018 em Moçambique. Os objetivos específicos foram: identificar os principais EAPVs contra sarampo e rubéola, em crianças de 6 meses a 14 anos, notificados no Sistema Nacional de Farmacovigilância em Moçambique; comparar a frequência de EAPVs por idade, sexo e região geográfica (Sul, Centro e Norte) do país; classificar os EAPVs segundo sua gravidade; e avaliar a associação entre as variáveis de interesse (região de proveniência, sexo da criança, categoria profissional e idade) e o tipo de EAPVs. MÉTODOS: Quanto à abordagem a pesquisa é quantitativa. Foram analisados dados secundários do Sistema de Vigilância da Direção Nacional de Farmácia do Ministério da Saúde, em Moçambique, referentes às notificações de EAPVs ao ano 2018. A coleta de dados foi retrospetiva, a partir das fichas de notificações das vacinações feitas pelas unidades sanitárias sentinelas localizadas em todas províncias, baseando-se nos critérios de notificação dos EAPVs recomendados pela OMS. Os dados foram processados usando o pacote estatístico SPSS, versão 20. Na análise e interpretação dos resultados foram usadas as estatísticas descritivas por meio de tabelas e gráficos. Foram usados também os testes de hipóteses para avaliar a associação entre a região de proveniência, sexo da criança, categoria profissional e idade e o tipo de EAPVs. RESULTADOS: Os resultados do estudo permitiram observar que a febre, aquecimento corporal e vertigem são as manifestações mais frequentes. Além disso, a província de Tete tem elevado número de eventos adversos sérios (8%), seguida da província de Gaza (5%). A província de Niassa e Nampula não foram notificadas nenhum caso de eventos adversos sérios. Para os eventos adversos leves, com maior frequência foram destacados na província de Sofala com 41%, seguida da província de Tete com 30%, a Província de Gaza com 25% e com menos destaque foram para as províncias de Maputo (3%), seguida de província de Inhambane com 4% e por último, a província de Maputo Cidade. CONCLUSÕES: Os resultados deste estudo confirmam a importância da implementação de um sistema de vigilância ativo para melhorar o desempenho geral do sistema de Farmacovigilância e a deteção precoce de eventos adversos após a imunização e quantificá-los adequadamente e fornecer informações valiosas consideradas para a formulação de políticas baseadas em evidências. Os eventos adversos pós-vacinação são frequentemente leves.

Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS BEISL NOBLAT - UFBA
Presidente - 096.219.544-87 - LUCIA DE ARAUJO COSTA BEISL NOBLAT - UFRN