Banca de DEFESA: DULCE BRAS IMPENE COMBO

DISCENTE : DULCE BRAS IMPENE COMBO
DATA : 04/05/2023
LOCAL: NUTS - HUPES

AVALIAÇÃO DE TRATAMENTO ANTIRETROVIRAL SIMPLIFICADO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO- SALVADOR/ BAHIA

Palavra-Chaves: HIV-1. Dupla terapia. Tratamento antirretroviral. Resposta virológica.

Introdução: O tratamento antirretroviral e a adesão à terapia tem sido a intervenção mais efetiva no controle da progressão da doença, embora, o vírus da imunodeficiência humana (HIV) continua sendo um importante problema de saúde pública global. Estudos recentes têm demonstrado que a dupla terapia melhora a adesão e os desfechos clínicos e podem potencialmente diminuir a toxicidade e os custos associados ao tratamento. Objetivo: Avaliar os desfechos virológicos dos esquemas terapêuticos antirretrovirais simplificados prescritos em um Hospital Universitário do Estado da Bahia-Brasil. Métodos: Trata-se de uma coorte observacional retrospectiva realizado no Ambulatório Magalhães Neto, vinculado ao Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os dados foram coletados de Janeiro de 2017 à Agosto de 2022. Foram incluídos pacientes maiores de 18 anos, que já haviam sido submetidos a esquemas terapêuticos antirretrovirais no passado, sem distinção de sexo, e com TARV simplificada. Os dados foram analisados no software estatístico JAMOVI, versão 2.2.5. Foram feitas análises descritivas, por meio de tabelas de frequências para as variáveis categóricas e por mediana e intervalo interquartil para as variáveis contínuas. Para analisar a associação individual de cada variável independente qualitativa com a variável dependente, foi utilizado o teste qui-quadrado de Pearson (nível de significância de 5%). Para a associação conjunta entre as variáveis independentes e a variável dependente os dados foram analisados por meio do ajuste de um modelo de regressão logística binomial. Resultados e discussão: Foram analisados 244 pacientes dos quais 65,2 % eram do sexo masculino, a mediana da idade foi de 58 anos (IIQ 50-65), evidenciando um envelhecimento das PVHIV. A supressão virológica correspondeu a 98% dos pacientes, com uma mediana de tempo de 60.50 semanas (IIQ 29.25-160.25) e uma mediana das células CD4 cel/mm3 de 675.00 (IIQ 478.50-925.25), outrossim, 89.7% dos pacientes prescritos o esquema DTG+3TC não tinham histórico de falha terapêutica prévia,enquanto que, 47.5% dos pacientes submetidos à outros esquemas terapêuticos já haviam apresentado histórico de falha. Além disso, 88.1% dos pacientes não mudaram de esquemas simplificado o que evidencia uma efetividade e otimização terapêutica. Conclusão: Os resultados corroboram com a literatura, demonstrando uma boa resposta virológica em esquemas simplificado, e sendo uma alternativa segura e efetiva mesmo em pacientes com histórico de falha terapêutica prévia.

Externo à Instituição - Michael Ruberson Ribeiro da Silva - UFES
Externo ao Programa - 287953 - CARLOS ROBERTO BRITES ALVES - nullPresidente - 8347612 - LUCIA DE ARAUJO COSTA BEISL NOBLAT
Interno - 2556460 - PABLO DE MOURA SANTOS
Notícia cadastrada em: 02/05/2023 16:27