PGMICRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA (PGMICRO) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RODRIGO ALEX HENRIQUEZ ARANCIBIA

DISCENTE : RODRIGO ALEX HENRIQUEZ ARANCIBIA
DATA : 21/02/2022
LOCAL: Salvador

A DINÂMICA DA PERSISTÊNCIA DE TRYPANOSOMA CRUZIUMA ABORDAGEM ECOLÓGICA-EVOLUTIVA

Doença de Chagas; imunologia; evolução; modelo matemático; análise de similaridade

A doença de Chagas é uma doença tropical negligenciada endêmica do continente americano tendo como agente etiológico o protozoário Trypanosoma cruzi. Esta doença apresenta um grande impacto para saúde pública, afetando cerca de 6-7 milhões de pessoas ao redor do mundo. Atualmente há limitações em seu tratamento e prevenção, como a falta de vacina e de medicamentos amplamente eficazes. O parasita apresenta tipicamente um complexo ciclo de vida envolvendo o vetor inseto triatomíneo e o hospedeiro mamífero, além de outros meios de transmissão por alimentos contaminados por T. cruzi ou congênita. A doença de Chagas em seu percurso clínico apresenta duas fases: aguda caracterizada por forte resposta imunológica com redução da parasitemia, mas não havendo a eliminação da infecção, e a crônica predominantemente assintomática em um menor percentual manifestando síndromes cardíacas e/ou gastrointestinais anos após a infecção. Entretanto as causas que levam a manifestação ou não de sintomas da fase crônica não estão totalmente esclarecidas. Propomos investigar a dinâmica e mecanismos subjacentes infecção. O T. cruzi apresenta fatores de virulência que o auxiliam na evasão do sistema imune e na sua manutenção no hospedeiro. Considerando o longo processo de interação molecular como agente de pressão seletiva sugerimos que a eficiência de alguns desses mecanismos de virulência, com os protagonizados pelas proteínas de superfície parasitária, se deve a certa similaridade com proteínas humanas devido a uma convergência evolutiva molecular. Buscando indícios desta hipótese, nós realizamos análises de similaridade entre proteínas de superfície do T. cruzi e do sistema imunológico e transdução de sinal humano. Além disso os eventos ocorridos durante a fase aguda parecem repercutir de maneira decisiva no desenvolvimento posterior da doença, como na definição do estado de resistência e susceptibilidade do hospedeiro, apresentamos então um modelo matemático que propõe investigar os cenários na dinâmica parasita-hospedeiro que terminam os estados de susceptibilidade e resistência em uma infecção por T. cruzi. este simula características relevantes da dinâmica da fase aguda da doença de Chagas.

Presidente - 1670783 - LEANDRO MARTINS DE FREITAS
Interno - 1561874 - LUCAS MIRANDA MARQUES