PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARIANA DA PENHA NOVAES

DISCENTE : MARIANA DA PENHA NOVAES
DATA : 29/07/2022
LOCAL: Escola Politécnica - Remotamente - Plataforma Zoom

INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO MgO E DO ADP NA REAÇÃO DE FORMAÇÃO E NAS PROPRIEDADES FÍSICO-MECÂNICAS DO CIMENTO DE FOSFATO DE MAGNÉSIO

Cimento de fosfato de magnésio. Granulometria. Área superficial. Reatividade. Propriedades físico-químicas.

Com o consumo elevado dos recursos naturais não renováveis e a poluição associada à fabricação do cimento Portland é crescente o interesse por estudos sobre formulações de cimentos alternativos, tais como os cimentos de fosfato de magnésio (CFM). Dentre as características de destaque desse material estão a alta resistência à compressão inicial, elevada aderência em diferentes superfícies, resistência a ambientes agressivos e baixa densidade. Suas reações de formação ocorrem à temperatura ambiente, sem a necessidade de tratamentos com alta demanda energética, como as cerâmicas convencionais ou mesmo uma etapa de clinquerização, a exemplo do cimento Portland. Contudo, os fatores que influenciam a formação das matrizes de CFM não são completamente compreendidos, principalmente em relação às características físicas (área superficial e granulometria) dos dois principais constituintes: o óxido de magnésio (MgO) e o dihidrogenofosfato de amônio (ADP). Assim, este trabalho avaliou a influência da área superficial e da granulometria do MgO e do ADP nas reações de formação e propriedades mecânicas do CFM. Para tal, pastas de CFM foram produzidas a partir da combinação das amostras de MgO e ADP com diferentes granulometrias e áreas superficiais (ASBET), dois teores de água e três proporções Mg/P. Tais parâmetros apresentaram-se como relevantes nas reações de formação das matrizes de CFM, bem como o processo de endurecimento da matriz. Partículas de MgO com maior ASBET levaram ao aumento da quantidade de calor acumulado. O teor de água mostrou-se importante, pois afeta a dissolução dos reagentes, as condições de supersaturação e o pH da mistura, na formação da estruvita. A porosidade da matriz varia principalmente em função de Mg/P, mas sendo também afetada pela ASBET do MgO. As pastas preparadas com Mg/P superior ao estequiométrico apresentaram maior resistência mecânica, contudo, a presença do MgO mais reativo possibilitou que pastas preparadas com o traço estequiométrico aumentassem a resistência mecânica.

Presidente - 1779028 - DANIEL VERAS RIBEIRO
Interno - 2137887 - CLEBER MARCOS RIBEIRO DIAS