PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JAMILLE ALMEIDA BRITO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAMILLE ALMEIDA BRITO
DATA : 21/06/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Salvador
TÍTULO:

PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TOD PARA LOCALIZAÇÕES E ESTAÇÕES DE TRANSPORTE PÚBLICO: Construção de cenários de planejamento em escala metropolitana.


PALAVRAS-CHAVES:

Cenário de planejamento; índice TOD; desenvolvimento sustentável.


PÁGINAS: 149
RESUMO:

A desarticulação entre políticas públicas de transporte e uso do solo tem reforçado os processos de dispersão urbana e dependência do transporte motorizado ao redor do mundo. Nesse contexto, algumas cidades brasileiras têm investido em tecnologias de transporte público de média-alta capacidade na tentativa de resolver os problemas de mobilidade urbana. No entanto, percebe-se que essas ações estão ainda desacompanhadas de intervenções no uso do solo urbano, a fim reduzir inequidades de acesso às atividades urbanas e produzir padrões de mobilidade mais sustentável, o que levanta dúvidas sobre a potencialidade dessas intervenções em induzir desenvolvimento sustentável nas metrópoles. Diante disso, este trabalho propõe uma metodologia, para a escala metropolitana, de avaliação do potencial de estações e localizações com infraestrutura de transporte público de média-alta capacidade em induzir o desenvolvimento sustentável em suas áreas de influências, através de índices construídos a partir do conceito de planejamento integrado Transporte Orientado ao Desenvolvimento (T.O.D.). Assim, o método proposto foi utilizado para avaliar o potencial TOD para localizações/estações da rede da Região Metropolitana de Salvador para dois cenários de planejamento – o primeiro para a rede e o padrão de uso do solo atual, referente ao ano de 2020, e o segundo, tendencial, para rede futura esperada para o ano de 2030 considerando a manutenção do padrão de uso do solo atual. A comparação dos dois cenários demonstrou que os vultuosos investimentos na rede de transporte média-alta capacidade não devem provocar o surgimento de áreas com potencial TOD alto, haja vista que, em geral, regiões menos atrativas para implementações de estações devem receber infraestruturas de alta capacidade de transporte, ao passo que região candidatas a acomodar essas infraestruturas de forma sustentável foram menosprezadas ou receberão tecnologias aquém de suas necessidades. Além disso, produtos gerados pela metodologia se tornaram ferramentas para análise de possíveis estratégias de transporte e uso do solo em estações ou localizações, permitindo o acúmulo de experiência por um processo de aprendizagem interativo. Com isso, entende-se que a metodologia proposta atende aos objetivos de pesquisa e contribui para o acervo de técnicas de planejamento adaptadas à realidade de países em desenvolvimento.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1859652 - JUAN PEDRO MORENO DELGADO
Interno - 2466669 - MAURO JOSE ALIXANDRINI JUNIOR
Externo ao Programa - 1840052 - ANTONIO ANGELO MARTINS DA FONSECA
Externo à Instituição - GIOVANI MANSO ÁVILA - UFRJ
Notícia cadastrada em: 20/07/2022 10:27
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