MAPEAMENTO DOS PREÇOS DO MERCADO IMOBILIÁRIO OBTIDOS A PARTIR DE WEB SCRAPING DE PÁGINAS DE ANÚNCIOS DOS IMÓVEIS NA CIDADE
Mercado imobiliário, Extração de dados de internet, Preço da terra, Tributo imobiliário, Análise espacial
Devido às características que compõem a atividade imobiliária nas grandes cidades e na forma como opera, na atualidade, os preços dos empreendimentos imobiliários refletem e intensificam o preço da terra urbana. O presente trabalho busca mapear a concentração espacial entre os preços do mercado imobiliário através dos classificados online de venda dos imóveis classificados por tipo e espacializados por bairro, como dos valores oficiais observados através da incidência do Imposto sobre a Transmissão de Intervivos (ITIV) e Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), aplicados a cidade de Salvador-Bahia, enquanto estudo de caso. O método propõe a utilização de dados disponíveis na web recuperados através da técnica de raspagem de dados online (web scraping), através da utilização de extensões instaladas no navegador a partir de um site Hypertext Markup Language (HTML) de comercialização imobiliária. Nesta abordagem não se encontra apenas a atenção entre os valores das médias dos períodos de referência como do levantamento da potencialidades e limitações dos dados de big data. Neste contexto, em específico foi verificado a estatística descritiva dos dados estudados, cartografado a nível do produtos os preços dos imóveis e revelado a rotatividade imobiliária por cálculo do estoque dos imóveis produto neste recorte temporal. Para as análises espaciais são utilizados métodos de análise de clusters e outliers como o Indicador de Autocorrelação Espacial (LISA), o qual é decomposto pelo Índice Global de Moran, Getis Ord Gi* e por Regressão Geograficamente Ponderada (GWR). Como resultado da pesquisa foram mostrados padrões da distribuição espacial entre os dados oficiais, os dados anunciados pelo mercado formal como discutido o tamanho da desigualdade na ocupação do espaço urbano dado pela distribuição das médias dos preços.