PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ALINE CAROLINA PRADO FREIRE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINE CAROLINA PRADO FREIRE
DATA : 30/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Salvador
TÍTULO:

MOBILIDADE FEMININA: SUBSIDIOS PARA POLÍTICAS DE MOBILIDADE URBANA


PALAVRAS-CHAVES:

Mobilidade Feminina, Mobilidade Inclusiva, Planos de Mobilidade


PÁGINAS: 126
RESUMO:

Mesmo com estudos de mobilidade de gênero acontecendo há muitos anos, a inclusão de gênero em políticas de mobilidade na prática é recente e não ocorre em muitos países. O tipo de política varia conforme o machismo social na qual a política acaba sendo inserida, algumas são políticas segregacionistas outras se apresentam de forma integrada com o desenho urbano e políticas sociais mais amplas.
Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar como a mobilidade feminina é contemplada nas diretrizes, políticas e propostas contidas nos planos de mobilidade urbana. E como objetivos específicos definir o perfil e os padrões de mobilidade das mulheres usuárias do sistema de transporte da cidade e avaliar como os padrões e preferências em termos de qualidade na mobilidade feminina, identificados, são contemplados no planejamento da mobilidade da cidade.
A pesquisa se apresenta em três etapas. A primeira é um estudo de caso sobre o perfil, padrão, recomendações e análise da qualidade do sistema de transportes apontados pelas usuárias, para isto foi aplicado um questionário. Para a segunda etapa, foram utilizadas palavras-chave para o Plano de Mobilidade e o Contrato de Concessão para minuciar políticas que se adequem ao padrão de mobilidade encontrado em literatura ou no questionário respondido pelas usuárias. E na terceira etapa foi montada uma matriz analítica utilizando três eixos principais: literatura (com ações para políticas de mobilidade sensível ao gênero), o perfil/padrão/recomendações das usuárias e por fim as políticas públicas presentes nos documentos analisados.
Como resultado foi possível verificar que não há políticas inclusivas a não ser as já previstas por lei como assentos reservados para idosos, gestantes e crianças de colo, assim como não há previsão de treinamento para os operadores do sistema em caso emergencial para acolhimento às vítimas e outros danos.
As políticas públicas e portanto as de mobilidade urbana, devem ser facilitadores do trabalho de cuidado, e não devem corroborar com o passado do comportamento social que vem sendo repetido com o passar dos anos. Desta maneira, caso uma prefeitura decida utilizar políticas de gênero, deve fazê-lo com cuidado para não reforçar esta política e excluir quem se propôs a dividir as tarefas parentais. Política de gênero e a mobilidade inclusiva deve servir como proteção e alento para as dificuldades e não fortificar as desastrosas condutas que vêm sendo repetidas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1859652 - JUAN PEDRO MORENO DELGADO
Interna - 1348502 - ILCE MARILIA DANTAS PINTO
Interna - 3362965 - PATRICIA LUSTOSA BRITO
Externa ao Programa - 3159964 - CAROLINE DIAS AMANCIO DE LIMA
Externa à Instituição - MARIA LEONOR ALVES MAIA - UFPE
Notícia cadastrada em: 18/07/2022 18:59
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