PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LINIKER DE JESUS BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LINIKER DE JESUS BARBOSA
DATA : 27/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Salvador
TÍTULO:

ESTRATÉGIAS TOD E OS INSTRUMENTOS DO ESTATUTO DA CIDADE:
AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO TRANSPORTE E USO DO SOLO NO ENTORNO
DAS ESTAÇÕES METROVIÁRIAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE
SALVADOR


PALAVRAS-CHAVES:

TOD, Estatuto da Cidade, Mobilidade, Desenvolvimento Urbano.


PÁGINAS: 142
RESUMO:

Transit Oriented Development - TOD, traduzido como Desenvolvimento
Orientado pelo Transporte Público pode ser definido como o desenvolvimento
que ocorre na área de influência de um sistema de transporte público de média
e alta capacidade onde haja combinações de um desenho urbano excelente, uso
do solo variado e uma densidade adequada, abrangendo as modalidades não
motorizadas. Atrelado a esse conceito, o Brasil conta com uma legislação
urbanística com o objetivo de preconizar o pleno desenvolvimento urbano
garantindo assim o bem-estar daqueles que vivem nas cidades. Nesse contexto,
nasce o Estatuto da Cidade (EC), com grande potencial de transformação urbana
através de seus instrumentos, mas que pouco são usadas ou usadas
equivocadamente. Desse ponto de vista, o objetivo desta pesquisa é identificar
e avaliar estratégias do (TOD) considerando o potencial contido nos diversos
instrumentos do Estatuto da Cidade e na Lei de Mobilidade, visando a promoção
de padrões de uso e ocupação do solo, assim como, de mobilidade urbana ditos
sustentáveis, na área de influência das estações metroviárias da RMS. A
metodologia está baseada em etapas, levando em consideração as 2 dimensões
que embasam esta investigação (dimensão da Mobilidade e dimensão da
Microacessibilidade) correlacionando-as ao modelo TOD a ser aplicado nessa
pesquisa. Cada etapa fornecerá subsídios para a elaboração de estratégias de
implementação de política TOD integradas e variadas ambientadas em técnicas
SIG, levando em consideração o eventual impacto produzido pela aplicação dos
instrumentos do EC, bem como da Lei de Mobilidade e o instrumento de gestão
urbana TUL. Sucessivamente os resultados poderão subsidiaras políticas
públicas de mobilidade e de desenvolvimento urbano.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1859652 - JUAN PEDRO MORENO DELGADO
Interno - 2097530 - JULIO CESAR PEDRASSOLI
Externo à Instituição - LICINIO DA SILVA PORTUGAL
Externa à Instituição - LAILA NAZEM MOURAD - UCSal
Notícia cadastrada em: 18/07/2022 18:59
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