PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANTONIO FELIPE DE SOUZA MACHADO REIS

DISCENTE : ANTONIO FELIPE DE SOUZA MACHADO REIS
DATA : 03/06/2022
LOCAL: sala remota: meet.google.com/qrg-addj-raj

Análise do comportamento mecânico de um solo reforçado com fibra de coco

1. Reforço de Solos. 2. Fibras de Coco. 3. Ensaio triaxial. I. Universidade Federal da Bahia.
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. II. Tı́tulo.

O presente trabalho visa avaliar a aplicação de um material fibroso de coco como reforço de um solo areno siltoso recorrente na Região Metropolitana de Salvador. As fibras utilizadas não possuem comprimento pré definido, sendo realizada uma análise gravimétrica para identificação de intervalos mais comuns de comprimentos do reforço. O programa experimental consistiu na inserção do material fibroso, nas concentrações de 0; 0,5; 1,0 e 1,5\% em relação ao peso seco de solo. Foram realizados ensaios de compactação, Índice de Suporte Califórnia e Triaxiais do tipo CD em três tensões confinantes (50, 100 e 200 kPa), sendo identificado o teor que promoveu maiores ganhos na tensão desviadora do compósito (1,0\%). Após a definição deste teor, uma nova etapa de ensaios foi realizada, tratando as fibras com técnica de hornificação e mercerização. Notou-se que as fibras tratadas com a técnica de hornificação promoveu maiores ganhos na tensão desviadora quando comparado às fibras não tratadas. O tratamento das fibras pelo método da mercerização, por outro lado, provocou uma redução na tensão desviadora do compósito em relação à fibra não tratada. Por fim, de posse dos resultados experimentais, foi testado o modelo semi-empírico para solos reforçados com fibras, proposto por \citeonline{machado_development_2022}, que prevê a tensão desviadora máxima do solo reforçado. O modelo constitutivo de \citeonline{machado_constitutive_2002} modificado para solo-fibra também foi aplicado para simulação dos comportamentos tensão-deformação e deformação volumétrica vs deformação axial. Os resultados indicam a boa aderência entre os resultados expermientais e as simulações nos dois modelos testados, comprovando a boa capacidade de predição desses modelos.

Presidente - 1299309 - MIRIAM DE FATIMA CARVALHO MACHADO
Interno - 1219972 - SANDRO LEMOS MACHADO