PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: SILAS DE ANDRADE PINTO

DISCENTE : SILAS DE ANDRADE PINTO
DATA : 29/04/2022
LOCAL: DCTM - Remota

INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE NANOTUBOS DE CARBONO (NTC) NAS PROPRIEDADES E NA DURABILIDADE DE MATRIZES CIMENTÍCIAS

Nanotubos de carbono (NTC); Durabilidade; Nanotecnologia; Cloretos; Concreto.

Nas últimas décadas, o uso da nanotecnologia tem crescido em vários setores, incluindo a produção de clínqueres e incorporação às matrizes à base de cimento. Entretanto, há a necessidade do entendimento da ação destes nanomateriais nas propriedades das matrizes cimentícias. Entre os diversos tipos de nanomateriais, os nanotubos de carbono (NTC) vem sendo utilizados em diversas pesquisas e, devido às dificuldades de dispersão dos NTC em água, observa-se a necessidade de utilização de técnicas alternativas para obtenção de matrizes homogêneas. Estudos recentes mostram o efeito benéfico dos NTCs quando adicionados à matriz cimentícia, todavia, poucos abordam a durabilidade dessas matrizes. O presente trabalho visa utilizar técnicas de avaliação da durabilidade de matrizes cimentícias contendo NTC, por meio de ensaios de migração de cloretos, potencial de corrosão, espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE) e resistividade elétrica. Espera-se, assim, analisar a influência do NTC nas propriedades de matrizes cimentícias, determinando os teores ótimos de utilização e, principalmente, seus efeitos na durabilidade quanto à corrosão em estruturas de concreto armado. Os estudos realizados em argamassas indicam que o NTC utilizado tende a ser disperso com maior eficiência quando se utiliza 0,10% de aditivo à base de policarboxilato, em relação à massa de cimento. As matrizes cimentícias apresentaram incremento de até 41% na resistência à tração na flexão, em argamassas com a incorporação de 0,075% de NTC (considerado ideal), em relação à massa de cimento, com melhorias menos expressivas quando avaliado o desempenho de concretos com NTC. Ao avaliar os parâmetros de durabilidade de concretos e a corrosibilidade do aço embutido nesta matriz, observou-se que a presença do NTC promove redução significativa da resistividade elétrica, devido à elevada condutividade deste material, no entanto, o ensaio de migração indica que a difusão não estacionária de íons cloro é reduzida, promovendo aumento de vida útil de até 52%. Ainda, os ensaios de potencial de corrosão e EIE indicam que a densificação ocasionada na matriz, devido ao uso do NTC, tem efeito preponderante na capacidade de proteção do aço, havendo comportamento minimamente similar aos concretos de referência.

Interno - 2137887 - CLEBER MARCOS RIBEIRO DIAS
Presidente - 1779028 - DANIEL VERAS RIBEIRO