PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: IRAN CARLOS CARIA SACRAMENTO

DISCENTE : IRAN CARLOS CARIA SACRAMENTO
DATA : 21/12/2021
LOCAL: Google meet

SISTEMA INTEGRADO IOT/GIS DE BAIXO CUSTO PARA APOIO A GESTÃO DA SEGURANÇA CONTRA INCENDIOS EM CAMPUS UNIVERSITÁRIOS

Internet das coisas. Sistema de Informação Geográfica. Multisensores. WebGIS. Gestão contra incêndios

Emergências de incêndios causam sérios danos nas universidades federais brasileiras. Uma ferramenta apropriada e eficiente para prevenir ou pelo menos detectar tais eventos precocemente são as redes multisensores oriundas da Internet of Things (IoT). Neste trabalho, apresentamos as etapas de desenvolvimento de um sistema WebGIS que integrado a IoT que permite a detecção e auxilia no gerenciamento de tais incidentes. A abordagem consiste em uma rede de sensores polivalentes que são capazes de identificar diferentes fontes de perigo de incêndio. Se uma fonte potencial for registrada, as informações sobre as condições ambientais são transmitidas em tempo real para o sistema. Dependendo do nível de gravidade, um alerta é emitido e / ou a localização do incidente pode ser enviada por meio de um aplicativo para o WebGIS. Lá, a localização é representada em um mapa. Todo o sistema consiste em dispositivos de placa única. Os componentes do software são baseados em ferramentas de código aberto. Toda a rede precisa apenas de pouca energia e, portanto, teoricamente, poderia ser realizada como um sistema autônomo movido pela energia da bateria. Todo o sistema foi testado com sensores de chamas, temperatura, gás, fumaça e umidade. Os experimentos realizados permitiram demonstrar as potencialidades, desvantagens e recomendações quanto a integração proposta.

Presidente - 2494145 - VIVIAN DE OLIVEIRA FERNANDES
Interno - 167.132.305-04 - EMERSON DE ANDRADE MARQUES FERREIRA - UFBA