PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LAÍS COSTA BRITO

DISCENTE : LAÍS COSTA BRITO
DATA : 28/07/2021
LOCAL: Ambiente virtual Google Meet (https://meet.google.com/xpw-aytu-thb)

DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE PAINÉIS SANDUÍCHE DE GESSO REFORÇADO COM TECIDOS DE FIBRAS DE VIDRO ATRAVÉS DE ANÁLISES NUMÉRICAS

Gesso. Painel sanduíche. Fibra de vidro. Poliestireno Extrudido. Análise Numérica

O gesso é um aglomerante utilizado em pastas, argamassas e peças pré-moldadas como painéis e blocos para a construção civil. É um material abundante, de baixo custo, leve, com um tempo de pega curto, apresenta facilidade de moldagem, possui um bom acabamento superficial e boa resistência às elevadas temperaturas e ao fogo. No entanto, o gesso possui um comportamento frágil e com baixa tenacidade. Estas características limitam as possibilidades de aplicação do gesso no setor da construção civil. No intuito de reduzir as limitações mecânicas do gesso, visando viabilizar a aplicação do material em funções estruturais e ampliar as possibilidades de aplicação na construção civil, o presente trabalho estudou o comportamento mecânico de painéis sanduíche constituídos por duas faces de gesso reforçado com tecidos de fibra de vidro e um núcleo de poliestireno extrudido. Através do software comercial SAP2000 foram elaborados três modelos computacionais dos painéis sanduíche e reproduzidos os ensaios de flexão em quatro pontos. As análises numéricas dos ensaios de flexão em quatro pontos possibilitaram estabelecer os parâmetros de cargas, tensões, deformações e deslocamentos dos painéis sanduíche. A investigação destes parâmetros possibilitou constatar que, os painéis sanduíche que possuíam maiores espessuras e volumes de reforços contidos nos materiais de face apresentaram maiores capacidade de suporte de carga, rigidez e resistências à tração e a compressão.

Presidente - 2305993 - ALEXANDRE DE MACEDO WAHRHAFTIG
Interno - 2178571 - RICARDO FERNANDES CARVALHO