PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARIANA SANTOS NUNES

DISCENTE : MARIANA SANTOS NUNES
DATA : 30/09/2021
LOCAL: sala virtual Google Meet: meet.google.com/dmv-qtbi-map

PAINÉIS SANDUÍCHE COM NÚCLEO DE CONCRETO LEVE CON-TENDO ENDOCARPO DE DENDÊ E FACES CIMENTÍCIAS REFOR-ÇADAS COM FIBRAS CURTAS DE SISAL

Comportamento mecânico. Endocarpo do dendê. Hornificação. Si-sal.

O uso de painéis sanduíche se apresenta como boa alternativa na construção civil, pois, além de possuir baixo peso próprio e elevada resistência, podem ser pré-fabricados, facilitando o transporte e montagem na obra. O objetivo geral desta pes-quisa foi desenvolver um painel sanduíche com núcleo de concreto leve contendo resíduo agroindustrial e faces em material cimentício composto com fibras vegetais. Na composição do concreto leve foi utilizado endocarpo do dendê em substituição do agregado graúdo convencional. Os endocarpos passaram por uma limpeza pré-via e foram triturados antes de serem inseridos na matriz. Quatro diferentes compo-sições foram testadas para o concreto visando encontrar uma proporção de endo-carpo e de água que promovesse um concreto com baixa densidade e resistência satisfatória. As faces do painel foram fabricadas com argamassa reforçada com fi-bras curtas de sisal. Estas fibras foram hornificadas antes de serem inseridas na ma-triz, buscando evitar a variação dimensional e por consequência a perda de aderên-cia na interface fibra-matriz. Os painéis foram avaliados com análises físicas e me-cânicas realizadas através dos ensaios de absorção de água, permeabilidade, com-pressão axial, flexão em quatro pontos e ultrassom. Utilizando o teor de 100% de endocarpo de dendê e fator a/aglomerante de 0,35 para o concreto do núcleo, obte-ve-se painéis com massa específica de 1480 kg/m³ e resistência à compressão de 12,8 MPa. Desta forma, conclui-se que é possível confeccionar concretos com baixo peso específico utilizando o endocarpo do dendê, promovendo uma nova utilização e o aumento do valor agregado desse resíduo.

Presidente - 549.925.915-15 - PAULO ROBERTO LOPES LIMA - UFRJ
Interno - 1522482 - FRANCISCO GABRIEL SANTOS SILVA