PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MAHARA IASMINE SAMPAIO CARDOSO LIMA

DISCENTE : MAHARA IASMINE SAMPAIO CARDOSO LIMA
DATA : 15/07/2021
LOCAL: online

RECOMENDAÇÕES PARA INTEGRAÇÃO DO MONITORAMENTO DE OBRAS COM VANT PARA A MELHORIA CONTÍNUA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA SEGURANÇA

Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT). Monitoramento da segurança. Canteiro de obra. Melhoria contínua.

O monitoramento da segurança nas obras com o uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) fornece dados visuais de maneira rápida e segura e, consequentemente, permite que tomadas de decisões para a gestão da segurança sejam mais céleres. Apesar do elevado potencial, sua aplicação tem sido limitada, em parte, pela falta de integração com os processos de gestão das obras. Além disso, pouca atenção tem sido dada ao aprendizado gerado ao longo dos monitoramentos com VANT para apoiar os ciclos de planejamento e controle da segurança. Dessa forma, este estudo tem como objetivo propor recomendações para a integração do monitoramento da segurança com VANT visando a melhoria contínua do planejamento e controle da segurança em canteiros de obras.  A estratégia de pesquisa adotada é a Design Science Research, que envolve as etapas de: conscientização, sugestão, desenvolvimento, avaliação e conclusão. Durante as etapas de conscientização e sugestão foi realizado um estudo exploratório e reanalisadas entrevistas e resultados de monitoramentos realizados em três estudos anteriores do GETEC, grupo de pesquisa ao qual a autora faz parte. Entre as oportunidades de melhoria apontadas pelos entrevistados para a implementação do monitoramento com VANT destacou-se a necessidade de melhor utilização dos resultados dos monitoramentos para: análise de recorrência de não conformidades; avaliação das causas para melhoria ou piora no desempenho da segurança; integração com a produção para o planejamento das próximas fases da obra e planejamento das novas obras; compartilhamento de boas práticas e lições aprendidas com outras obras e; aumento da interação com os trabalhadores do campo. Foram então propostas recomendações para a implementação do monitoramento com VANT segundo as etapas do ciclo PDCA (plan-do-check-act) para a melhoria contínua do planejamento e controle da segurança. Nas etapas de desenvolvimento e avaliação, estas recomendações serão implementadas, aperfeiçoadas e avaliadas em dois estudos de caso. Diante do atual cenário de pandemia da COVID-19, também se buscará identificar como o monitoramento com VANT pode contribuir para a prevenção e controle da propagação do SARS-CoV-2 no canteiro.

Presidente - 2618348 - DAYANA BASTOS COSTA
Interno - 167.132.305-04 - EMERSON DE ANDRADE MARQUES FERREIRA - UFBA