PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MURILO PEREIRA DA SILVA CONCEIÇÃO

DISCENTE : MURILO PEREIRA DA SILVA CONCEIÇÃO
DATA : 22/06/2021
LOCAL: online

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO TENSÃO-DEFORMAÇÃO DE UM SOLO REFORÇADO COM FIBRA

solo reforçcado; ensaio triaxial; modelo constitutivo

Nesta pesquisa é apresentando um estudo experimental com areia de duna reforçada com fibra de copolímero, através de execução de ensaios triaiais consolidados isotropicamente drenados (CID) convencionais e para diferentes trajetórias de tensão. Foram utilizadas amostras com dimensões superiores as convencionais (100 x 200mm), com o objetivo de obter resultados mais representativos de um macico de solo reforçado. Para confecção~ao das amostras foram utilizadas fibras com diferentes comprimentos (12; 5, 25 e 51mm) e teores (0; 5%, 1; 0%), em busca de avaliar a influência das características da fibra no comportamento tensãodeformação do compósito. Os ensaios de compressão triaxial CID, foram executados em duplicata para quatro connantes (50, 100, 200 e 400kPa), e 4 trajetórias de tensões dq=dp (3, 1; 5, 10 e 3), perfazendo um total de 60 ensaios triaxais. Foi realizada caracterização da areia com ensaios de granulometria, índice de vazios máximo e mínimo, massa espeça dos sólidos e ensaios de permeabilidade. Para uma melhor avaliação da influência das características dos compósitos na resistência ao cisalhmento, foi realizada uma compilação de dados da literatura para contribuição na formulação de um modelo empírico para previsão do acréscimoda tensão desviadora devido a inclusão de fibra. Am de aprofundar-se na previsão de comportamento, foi testado o modelo Machado, Carvalho e Vilar (2002) modicado para solo/fibra para simulação do comportamento tensãodeformação e deformação axial vs deformaçãovolumétrica. Os resultados indicam, de forma geral, que a inclusão da fibra aumenta a resistência ao cisalhamento do solo, essencialmente para os maiores teores e comprimentos testados nesta pesquisa. O modelo empírico apresentou boa aderência nos dados previstos e as simulações com o modelo modicado de Machado, Carvalho e Vilar (2002) apresentam boa capacidade de predição do comportamento mecânico do compósito.

Externo à Instituição - HERALDO NUNES PITANGA
Presidente - 1299309 - MIRIAM DE FATIMA CARVALHO MACHADO