PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CAROLINE SILVA ARAÚJO

DISCENTE : CAROLINE SILVA ARAÚJO
DATA : 09/03/2021
LOCAL: online

SISTEMA PARA RASTREAMENTO E GESTÃO DE RECURSOS FÍSICOS INTEGRANDO IOT E BIM: APLICAÇÃO NO SISTEMA DE PAREDE DE CONCRETO MOLDADO IN LOCO

Recursos Físicos. Rastreamento. IoT. BIM. Gêmeos Digitais

No canteiro de obras, diferentes recursos físicos (pessoal, equipamentos e materiais) interagem entre si durante a produção. Nos processos tradicionais de rastreamento destes recursos, muitas vezes as informações são coletadas através de métodos manuais baseados em papel ou com baixo nível de integração. Tais métodos apresentam baixa confiabilidade e consomem tempo e esforço humano. O desenvolvimento de sistemas de rastreamento que integram IoT e BIM representam uma oportunidade de melhoria quando adicionados ao modelo de gestão das obras. O objetivo principal desse estudo é propor um sistema para rastrear recursos físicos no canteiro de obras meio da integração da IoT com o BIM, visando facilitar o gerenciamento das formas metálicas do sistema construtivo de paredes de concreto moldadas in loco. Os objetivos específicos do estudo são: (a) identificar in loco as características físicas, funcionais e de movimentação das formas; (b) identificar requisitos para o desenvolvimento de um sistema com IoT e RFID associados ao BIM para rastrear recursos físicos na obra; (c) desenvolver um protótipo de sistema para facilitar o processo de coleta, armazenamento e gerenciamento dos dados necessários para rastrear as formas, visando melhorias na qualidade das paredes geradas; (d) avaliar o sistema considerando o seu desempenho e os requisitos dos cliente, a partir de implementação piloto na obra. A estratégia escolhida para conduzir a pesquisa é a Design Science Research (DSR), incluindo as seguintes etapas: (a) Conscientização: revisão da literatura e entendimento do problema teórico e do problema prático; (b) Sugestão: mapeamento e diagnóstico para rastreamento das formas; estudo dos requisitos do sistema; especificações das ferramentas e equipamentos e construção de protótipos; (c) Desenvolvimento: criação de um Gêmeo Digital; criação de um aplicativo; estudo de campo com testes e implementação piloto do sistema no canteiro de obras; (d) Avaliação: medição do desempenho do sistema e análise de requisitos do cliente, considerando a implementação piloto; (e) Considerações finais sobre o estudo e a comunicação dos resultados. Como principal resultado, o sistema foi desenvolvido e avaliado com sucesso, em nível de protótipo funcional, sendo capaz de envolver o processo de coleta, armazenamento, gerenciamento e visualização de dados, integrando o Gêmeo Digital ao Aplicativo. Concluiu-se que o sistema tem potencial para auxiliar em tomadas de decisão e promover melhorias em termos de gestão e controle de recursos físicos, representando uma solução relevante para o setor da construção.

Externo(a) ao Programa - 3444822 - ALIRIO SANTOS DE SA
Presidente - 2618348 - DAYANA BASTOS COSTA