PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUANNE BASTOS DE BRITTO BARBOSA

DISCENTE : LUANNE BASTOS DE BRITTO BARBOSA
DATA : 24/02/2021
LOCAL: online

ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE ARGAMASSAS ÁLCALI-ATIVADAS

Álcali-ativado. Resíduos da construção civil. Metacaulim. Materiais de construção. Agregado reciclado.

O aglomerante álcali-ativado (AGA) vem sendo amplamente utilizado em pesquisas científicas. Já se tem notícia sobre seu uso em grandes infraestruturas. Com propostas sustentáveis, este material é apresentado como alternativo ao cimento Portland, uma vez que, se comparados, suas propriedades mecânicas também são elevadas e muitas vezes superiores às do tradicional cimento Portland. No mesmo segmento, a geração dos resíduos de construção e demolição (RCD), tem aumentado bastante com o passar dos anos. A normalização brasileira prevê a utilização do RCD como base e sub-base de pavimentos, e mesmo com estudos avançados, deixa uma lacuna para uso em outras destinações. Na tentativa de compor mais uma alternativa, esta pesquisa propõe analisar a utilização de agregados reciclados provenientes de RCD na composição de argamassas álcali-ativadas (AAA) em substituição parcial ao agregado miúdo natural. As substituições variam em 25 % e 50 % do volume total de agregados nas AAA. Serão realizados ensaios para aferir o desempenho das propriedades físico-mecânicas dos AGA e das AAA.

Externo(a) à Instituição - CLÁUDIO HENRIQUE DE ALMEIDA FEITOSA PEREIRA
Presidente - 1522482 - FRANCISCO GABRIEL SANTOS SILVA