PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARIA LUIZA BASTOS DA SILVA

DISCENTE : MARIA LUIZA BASTOS DA SILVA
DATA : 23/10/2020
LOCAL: online

INTELIGÊNCIA GEOGRÁFICA NAS AÇÕES DO CORPO DE BOM-BEIROS MILITAR DA BAHIA PARA O CARNAVAL DE SALVADOR – UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO

Inteligência Geográfica, Megaeventos de rua, Urbanismo efêmero

A presente dissertação consistiu na proposição de uma metodologia para aplicação da Inteligência Geográfica nas ações do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) para o Carnaval de Salvador, ressaltando a aplicabilidade desta metodologia ao trabalho de outras instituições organizadoras de megaeventos de rua. Partiu-se da hipótese de pesquisa de que a utilização de ferramentas associadas à Inteligência Geográfica para a compreensão dos impac-tos temporários relacionados à segurança pública do Carnaval de Salvador, enquanto uma espécie de fenômeno urbano do urbanismo efêmero, dentro do gênero megaevento de rua, permite análises detalhadas e soluções para o problema prático de avaliar e subsidiar a ação pública do CBMBA com base nos padrões de fluxo do público e no entendimento da espacia-lização do Carnaval, através de categorias espaço-temporais.
Esse trabalho foi realizado em duas etapas. Na primeira etapa foram identificadas as demandas que requerem suporte de informação espacial oriundas das instituições responsá-veis pela segurança e pela preservação da vida do público, seguidas (com base nessas deman-das) pelo levantamento de dados cartográficos e da estrutura instalada para a construção de uma base georreferenciada de dados espaciais, a partir da qual seja possível realizar análises espaciais para a compreensão sobre a dinâmica espacial do fenômeno. Esse levantamento foi realizado com ferramentas livres, associadas à Inteligência Geográfica, utilizadas também na segunda etapa, quando as análises e simulações foram realizadas de fato.
Essas ferramentas foram escolhidas a partir da identificação das necessidades associadas ao trabalho de gestão de um megaevento de rua, quando as instituições que o organizam ne-cessitam realizar um planejamento estruturado, conectado e otimizado. Para esse planejamen-to estruturado, e novamente com base nas demandas, identificou-se a necessidade de ferra-mentas que permitissem o mapeamento (colaborativo institucional) das estruturas instaladas para a realização do evento, o seu georreferenciamento e sua análise e comparação com o planejado.
Utilizando o trabalho do CBMBA no Carnaval de Salvador como estudo de caso, foi possível identificar, enquanto demandas solicitantes de suporte de informação espacial, a ne-cessidade de avaliação da dinâmica operacional em solo de seu efetivo, bem como a consoli-dação de seu Plano de Emergência para o Carnaval. Analisando os dados coletados in loco e comparando-os com as bases cartográficas, foi possível disponibilizar ao CBMBA informa-ções que permitem reavaliar a dinâmica operacional do seu efetivo em solo, além de melhor estruturar o seu Plano de Emergência. Ainda foi possível identificar ferramentas que poderão ter seu uso personalizado para a utilização exclusiva por parte da Corporação, focando nas demandas ora identificadas.
Assim, vale ressaltar três importantes contribuições, resultantes dessa pesquisa, a partir da utilização de ferramentas associadas á Inteligência Geográfica: i) proposta de criação de aplicativo livre, de baixo custo, que poderá ser instalado em telefones móveis, que ficarão sob responsabilidade dos grupamentos. Esse aplicativo poderá ser incorporado ao CBMBA e ser gerido por seu corpo técnico. Importante salientar que o conteúdo que comporá esse aplicati-vo foi construído a partir das discussões realizadas com o CBMBA. Nesse momento foram identificadas as demandas da instituição com base no modo diferenciado como participam dos eventos, se comparados às corporações de outros locais; ii) elaboração de uma cartografia de apoio ao trabalho do CBMBA, com definição de formato, simbologia e planos de informação específicos (camadas) para o desempenho das atividades realizadas nos PCBOMs, GBOMs e pelas viaturas, durante o Carnaval. Uma cartografia formatada para especificamente para esse fim. E, iii) estabelecimento de procedimentos de levantamento expedito das estruturas e da ocupação do espaço durante o Carnaval. Tal levantamento poderá ser utilizado na elaboração
e ajuste do Plano de Emergência, e na gestão do Carnaval, permitindo até ações de interven-ção durando o seu acontecimento.

Externo à Instituição - MARCOS THADEU QUEIROZ MAGALHAES
Interno - 2466669 - MAURO JOSE ALIXANDRINI JUNIOR