PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JAINE PINTO DE CARVALHO

DISCENTE : JAINE PINTO DE CARVALHO
DATA : 04/09/2020
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

Localização de equipamentos educativos e tipologias pedagógicas em função dos perfis de mobilidade e acessibilidade: Uma metodologia integrada de transporte e uso do solo

1. Localização e Acessibilidade; 2. Relação transporte e uso do solo; 3. Transporte escolar municipal fretado; 4. Mobilidade Sustentável; 5. Educação Fundamental.

Esta pesquisa refere-se ao estudo da localização e acessibilidade para os serviços públicos de educação fundamental, visando desenvolver uma proposta metodológica dirigida a analisar de forma integrada a lógica funcional e a distribuição espacial dos equipamentos de educação pública, considerando neste contexto o seu acesso por meio de soluções de mobilidade sustentável e de transporte e uso do solo. Visa também apresentar uma abordagem integrada de transporte e uso de solo, mais concretamente sobre como a dispersão urbana descontrolada impacta fortemente os serviços públicos, especificamente as escolas de nível fundamental, aumentando deslocamentos e criando rotas irregulares de transporte escolar municipal fretado, causando um desempenho ruim destas redes, o que colabora com o aumento da segregação social. Como objetivos específicos, busca-se analisar os atributos relacionados à localização e demanda dos equipamentos de educação pública, avaliar o desempenho territorial da rede que fornece serviço de transporte escolar municipal fretado a estes equipamentos e analisar os perfis de mobilidade e acessibilidade da etapa pedagógica educacional dos anos finais do ensino fundamental, visando identificar as demandas potenciais específicos desta faixa etária. Busca-se também propor estratégias e/ou soluções de mobilidade sustentável que atendam as demandas potenciais específicas em função dos perfis de mobilidade e acessibilidade de cada etapa pedagógica. Este trabalho possui como objeto de pesquisa a localização dos equipamentos de ensino, as necessidades de mobilidade e acessibilidade da tipologia pedagógica educacional de fundamental II. Esta pesquisa em termos de modalidade e tipo se propõe a ser de caráter Exploratória e aplicada, e quanto a abordagem busca traduzir em números as informações coletadas para serem classificadas e analisadas utilizando para isso técnicas de análise espacial.

Externo ao Programa - 017.997.858-66 - GILBERTO CORSO PEREIRA - UFBA
Interno - 1348502 - ILCE MARILIA DANTAS PINTO