PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: BRUNA SILVA SANTOS

DISCENTE : BRUNA SILVA SANTOS
DATA : 03/04/2020
LOCAL: PPEC
INFLUÊNCIA DOS FINOS DE ROCHA GRANÍTICA (FRG) NA REAÇÃO ÁLCALIS-SÍLICA (RAS) EM MATRIZES CIMENTÍCIAS

Reação álcalis-agregado. Fino de rocha granítica. Agregado reativo. Teoria de Osipov.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Mineração, no ano de 2017, o Brasil produziu cerca de 420 milhões de toneladas de agregados para a construção civil, sendo boa parte deles provenientes da britagem de rochas. Essa atividade de cominuição da rocha gera um resíduo fino que, ao ser descartado de maneira inadequada, promove um impacto ambiental negativo. Quando possui diâmetro de suas partículas inferior a 75µm, este material é denominado de fino de britagem e pode ser utilizado em concretos e argamassas. Segundo a teoria proposta pelo pesquisador russo Albert Osipov, se materiais finos provenientes de um agregado reativo forem adicionados às matrizes cimentícias, podem agir como mitigadores da reação álcalis-agregado (RAA), acelerando o consumo dos álcalis, com a pasta ainda em estado fresco. Entretanto, a efetividade da ação desses finos depende do seu grau de reatividade (amorfismo), finura e teor adicionado. Com base nesta teoria, foram estudados os finos de rocha granítica (FRG) provenientes de duas diferentes jazidas, incorporados ao concreto e à argamassa como adição ao cimento, nos teores de 10 e 20%, em massa, sendo utilizados, ainda, os finos de vidro pyrex (FP), cujos resultados foram comparados aos obtidos com a adição de finos graníticos. Além dos ensaios relacionados à verificação da mitigação propostos pela normatização brasileira (NBR 15577-5), foi verificado como a adição dos FRG influencia nas propriedades físico-mecânicas e na microestrutura da argamassa. Como resultado, verificou que os FRG reduziram a expansão proveniente da RAA em argamassas, pelo ensaio acelerado, sendo os finos de maior área superficial específica os mais eficientes nesta redução. Além disso, a introdução do FRG promoveu uma redução do consumo de cimento, sem prejudicar as propriedades físico-mecânicas das argamassas.

Interno - 2137887 - CLEBER MARCOS RIBEIRO DIAS
Presidente - 1779028 - DANIEL VERAS RIBEIRO