PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: IARA DE ARAUJO MAGALHAES

DISCENTE : IARA DE ARAUJO MAGALHAES
DATA : 17/03/2020
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

ORGANIZAÇÃO DOS DADOS GEOESPACIAIS DE EDIFICAÇÕES UNIVERSITÁRIAS PARA AMBIENTE SIGWEB. ESTUDO DE CASO: CURSOS POLITÉCNICA/UFBA E AVALIAÇÃO DO MEC

SIG. SIGWEB. MEC. UFBA

As principais Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras tem como a grande desafio gerenciar seus espaços. Assim como acontece em outras IES, na Universidade Federal da Bahia (UFBA) as Unidades de Ensino e a Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (SUMAI) apresenta dificuldade quanto a verificação ao atendimento dos requisitos estabelecidos pelo Ministério de Educação (MEC) na Dimensão Infraestrutura durante o processo de avaliação dos cursos, pois não possui muitos recursos especializados necessários ao planejamento, controle e gestão dos os espaços físicos da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com vistas a minimizar este problema de controle e gestão, esta pesquisa propõe a utilização de ferramentas de SIGWEB como facilitador ao atendimento das demandas do MEC. O objeto de estudo é a edificação da Escola Politécnica, localizada no campus da Federação, em que foi proposto um modelo conceitual para a sistematização dos dados geospaciais, para demonstrar a possibilidade de análises e saídas de SIGWEB construído com vistas a gestão dos dados desta edificação para atender aos indicadores e padrões de avaliação do MEC. Para atingir estes objetivos, foi feita uma revisão sistemática da literatura. Após detecção do problema, os dados geoespaciais foram definidos. De posse desses dados, estes foram estruturados em SIG e apresentado um protótipo que aplica o SIGWEB na gestão dos espaços da edificação da Escola Politécnica. Foi possível constatar o potencial que a utilização da ferramenta de SIGWEB pode exercer como facilitador na gestão dos espaços físicos, em que aponta as principais deficiências e qualidades dos espaços, contribuindo para precisão e eficácia nas ações de planejamento, controle e gestão dos espaços da edificação.

Externo ao Programa - 284505 - ARIVALDO LEAO DE AMORIM
Externo à Instituição - MARIANA ABRANTES GIANNOTTI