PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: THAÍS PINTO LOBO SIQUEIRA

DISCENTE : THAÍS PINTO LOBO SIQUEIRA
DATA : 19/03/2020
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

USO DE FINOS DE ROCHA GRANÍTICA (FRG) E AREIA DE BRITAGEM PARA A PRODUÇÃO DE CONCRETO AUTOADENSÁVEL

Concreto Autoadensável. Argamassa Autoadensável. Fino de rocha granítica. Areia de britagem.

A durabilidade e a segurança das estruturas de concreto estão diretamente relacionadas a uma execução eficiente. Em estruturas densamente armadas ou com geometrias complexas, o preenchimento dos moldes é dificultado, podendo resultar em falhas de concretagem que comprometem o desempenho da estrutura. Assim, o concreto autoadensável (CAA) surge como uma possível solução para esta problemática, por possuir a capacidade de fluir apenas pela ação do peso próprio, apresentando inúmeras vantagens, tais como: melhor acabamento superficial, rapidez na execução e maior liberdade arquitetônica. Para isto, o CAA utiliza aditivos superplastificantes e/ou modificadores de viscosidade, além de um elevado teor de finos para garantir as características reológicas necessárias, o que acaba por encarecer o produto. Com isso, a utilização de finos de rocha granítica (FRG) surge como alternativa, uma vez que sua incorporação auxilia na obtenção das propriedades necessárias, reduzindo o consumo de aditivos e, consequentemente, o custo do concreto. Além do FRG, a areia de britagem pode ser utilizada em substituição parcial à areia natural, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais e sociais relacionados à sua excessiva extração. Sendo assim, o presente trabalho visa estudar a dosagem de CAAs, com adição do FRG e substituição parcial da areia natural por areia de britagem, a fim de obter misturas com parâmetros reológicos e desempenho no estado endurecido adequados, utilizando, para tal, menor teor de aditivo superplastificante e visando eliminar a necessidade da incorporação do aditivo modificador de viscosidade. Primeiramente foi realizada a caracterização física, química e mineralógica do FRG, seguida das análises em pasta para determinação dos teores de finos a serem utilizados. Na sequência, foram realizadas as análises em estado fresco em argamassas autoadensáveis (argamassas que constituem o concreto autoadensável) para determinação do volume de agregado miúdo por ensaios de mini funil-V e mini slump test. Em CAAs, as análises em estado fresco tiveram como objetivo a determinação do desempenho das diferentes formulações através dos ensaios de slump test, T500, índice de estabilidade visual, funil-V, caixa-L, anel J e coluna de segregação. Por fim, foram avaliadas as propriedades dos concretos e argamassas no estado endurecido, por meio da verificação da resistência à compressão axial e à tração na flexão, absorção de água por capilaridade e porosidade e densidade aparentes. Para os CAAs foi analisada, ainda, a retração por secagem dos corpos de prova. Os resultados mostram que as argamassas e concretos dosados com incorporação, simultânea do FRG e da areia de britagem apresentaram desempenho mecânico equivalente às dosagens de referência. Além disso, verificou-se que a incorporação do FRG é o fator com maior influência sobre o aumento da viscosidade e redução da porosidade aparente e absorção de água por capilaridade das matrizes analisadas, enquanto a areia de britagem não possui influência significativa. Percebe-se, ainda, que todas as dosagens estudadas, com incorporação isolada e simultânea de FRG e areia de britagem apresentaram menor retração por secagem quando comparadas à dosagem de referência.

Interno - 2137887 - CLEBER MARCOS RIBEIRO DIAS
Presidente - 1779028 - DANIEL VERAS RIBEIRO