PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LEANDRO GOMES DA ANUNCIAÇÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEANDRO GOMES DA ANUNCIAÇÃO
DATA : 19/06/2019
HORA: 13:30
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE UM DE CONSOLIDÔMETRO DE GRANDES DIMENSÕES PARA RSU COM MEDIDAS DE K0 , PRODUÇÃO DE BIOGÁS E DE PERMEABILIDADE


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chaves:  Ensaio Edométrico; Resı́duos Sólidos Urbanos; Biodecomposição


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Apesar do crescente avanço no entendimento dos mecanismos que governam o comportamento dos resı́duos sólidos urbanos (RSU) nas últimas décadas, ainda são necessários estudos sobre muitos aspectos do seu comportamento mecânico, dentre eles, compressibilidade e empuxo no repouso (k0 ) relacionados ao fenômeno da biodecomposição. Tudo isso em um cenário no qual o aproveitamento da área do aterro pós fechamento se torna cada vez mais importante e pesquisas esbarram na falta de equipamentos destinados a analisar e que contemplem as peculiaridades deste material. Dado o exposto, este trabalho buscou realizar a confecção de um consolidômetro de grandes dimensões, servo-controlado, com potencial de estudar diferentes aspectos dos RSU face à biodecomposição. Para tal, tomou-se como base, um equipamento preexistente, pertencente a Universidade Federal da Bahia, o qual foi reestruturado para trabalhar através de um sistema hidráulico-pneumático controlado por um software e permitir que a célula edomédrica opere como um pequeno biorreator, que além da deformação vertical, pudesse medir o coeficiente de empuxo no repouso (k0), produção de biogás, fazer recirculação de chorume e avaliar as propriedades hidráulicas e sucção do resı́duo.

O consolidômetro desenvolvido foi utilizado na realização de um ensaio de compressão edométrica em resı́duos proveniente do Aterro Metropolitano Centro (Salvador-Ba), que durou 243 dias e onde se aplicou tensões verticais que variaram entre 10KPa e 1000KPa.

Durante o ensaio foi possı́vel verificar um aumento do coeficiente de empuxo no repouso proporcional a idade do resı́duo, quantificar a produção e composição de biogás, sucção e umidade em três pontos diferentes da amostra, permitindo a delimitação de três fases evolutivas da biodegradação. Os dados obtidos foram utilizados em uma modelagem de deformações de diferentes áreas do aterro localizado em Salvador-Ba, a qual obteve um coeficiente de correlação igual a 0,95, que juntamente com confrontações de dados da literatura permitiram concluir que o aparelho se encontra apto para uso, constituindo uma importante ferramenta para a previsibilidade de comportamento de aterros sanitários.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1219972 - SANDRO LEMOS MACHADO
Interno - 1299309 - MIRIAM DE FATIMA CARVALHO MACHADO
Externo à Instituição - ANTÓNIO JOSÉ ROQUE
Notícia cadastrada em: 13/06/2019 13:30
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA