PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DANIELLE MARQUES CAZUMBÁ

DISCENTE : DANIELLE MARQUES CAZUMBÁ
DATA : 19/12/2023
LOCAL: LABFSR

PROPOSTA DE MAPEAMENTO DA ACESSIBILIDADE E DE AVALIAÇÃO DA
CAMINHABILIDADE ASSOCIADA A IMAGENS DE NÍVEL DE RUA

Mobilidade Urbana, Caminhabilidade, Acessibilidade, street view images (SVI).

O Brasil experimentou um notável processo de urbanização, transformando-se de um país predominantemente rural para uma nação majoritariamente urbana em apenas 50 anos, com cerca de 82% da população residindo em áreas urbanas. Entretanto, essa rápida urbanização, muitas vezes desordenada, acarretou uma série de desafios, especialmente relacionados à mobilidade urbana. A caminhabilidade e a acessibilidade em ambientes urbanos tornaram-se questões cruciais. A pesquisa aborda a necessidade de avaliar a caminhabilidade associada à acessibilidade nas cidades, focando na qualidade dos espaços públicos para pedestres, com ênfase na inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Essa abordagem visa promover a mobilidade ativa, reduzir o tráfego de veículos e as emissões de poluentes, além de melhorar a qualidade de vida da população, estimulando a atividade física e a interação social. O estudo propõe o uso de imagens de nível de rua, conhecidas como street view images (SVI), para mapear a caminhabilidade e acessibilidade nas cidades. Essas imagens permitem uma análise detalhada da infraestrutura para pedestres, identificando obstáculos e pontos críticos. A pesquisa visa adaptar e aplicar um índice de caminhabilidade, avaliando a qualidade dos espaços públicos, principalmente calçadas e travessias. A abordagem metodológica adotada neste estudo envolve a adaptação e implementação do Índice de Caminhabilidade (ICam), desenvolvido pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). Isso foi realizado por meio de uma avaliação técnica virtual, utilizando imagens de nível de rua como fonte de dados. A coleta de dados para o índice foi conduzida utilizando o Google Street View, e com esses dados, o índice foi calculado seguindo a metodologia estabelecida pelo ITDP. Posteriormente, uma validação de uma amostra em campo foi realizada para reforçar a confiabilidade da abordagem. A pesquisa destaca a relevância do uso de SVI para a finalidade proposta, possibilitando uma avaliação eficaz e acessível da caminhabilidade. Os resultados revelaram que a área de estudo apresenta um índice de caminhabilidade classificado como "suficiente" e, de acordo com os parâmetros do ITDP, requer intervenções a médio prazo para aprimorar a acessibilidade urbana e tornar o ambiente mais acolhedor para pedestres. Além disso, os resultados da validação se aproximaram significativamente dos obtidos através das SVI, indicando que o uso de auditorias técnicas virtuais com SVI oferece vantagens notáveis, como a atualização frequente das informações a baixo custo, tornando-o acessível para diversos setores da sociedade. A pesquisa apresentou potencial de contribuir para o planejamento urbano eficiente, melhorando a acessibilidade e a qualidade de vida dos cidadãos.

Presidente - 2494145 - VIVIAN DE OLIVEIRA FERNANDES
Externa ao Programa - 1860651 - SILVIA CAMARGO FERNANDES MIRANDA - UFBAExterno ao Programa - 3273026 - JORGE UBIRAJARA PEDREIRA JUNIOR - UFBAExterna à Instituição - MARIANA ABRANTES GIANNOTTI - USP
Notícia cadastrada em: 05/02/2024 11:15