PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: WENDELL SANTANA FAGUNDES

DISCENTE : WENDELL SANTANA FAGUNDES
DATA : 10/07/2023
LOCAL: https://meet.google.com/vwy-ytkz-ezr

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE DADOS ALTIMÉTRICOS (ALOS WORLD 3D – 30 m)

Modelos digitais de elevação globais; MDE; MDT; AW3D30; Alos; acurácia de MDE; correções de MDE; PE3D; GeoSampa; MapBiomas; SRTM; ASTER GDEM; TOPODATA.

Modelos Digitais de Elevação (MDE) a nível global são fontes de dados para diversas disciplinas do conhecimento tais como hidrologia, recursos hídricos, geologia, geomorfologia, projetos de engenharia civil, levantamento de vegetação, glaciologia, vulcanologia, modelagem de riscos naturais, ortorretificação de imagens orbitais, projetos de irrigação, entre outros. Este uso multifacetado implica na busca pelos melhores modelos globais em termos de precisão. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo central avaliar a qualidade altimétrica e propor correções a nível nacional para o modelo digital de elevação global Alos World 3D – 30m (AW3D30), disponibilizado gratuitamente à comunidade internacional pela JAXA (Japan Aerospace Exploration Agency). De modo mais específico, este trabalho avaliou correlações dos erros verticais do AW3D30 com classes de uso e cobertura do solo, oriundas do projeto MapBiomas; aplicou correções nos dados AW3D30, baseado nestas correlações; e, por fim, validou a metodologia de correção com enquadramento do PEC-PCD (Padrão de exatidão Cartográfica de Produtos da Cartografia Digital) nos MDE original e corrigido. Diante disso, o presente trabalho mostra relevância ao investigar a relação entre o uso e cobertura do solo e os erros inerentes ao MDE AW3D30, além de propor uma modelagem corretiva simples e objetiva aplicada à MDE globais. Os materiais deste estudo consistiram em dados e recursos digitais, a saber: dados altimétricos que representem a verdade de campo, advindos de quatro fontes, sendo elas o GeoSampa (dados Lidar), Pernambuco Tridimensional (dados Lidar), pontos da Rede Altimétrica de Alta Precisão (RAAP) do Sistema Geodésico Brasileiro e dados obtidos por métodos de medição in loco (Posicionamento por GNSS); o MDE AW3D30; Raster classificado de uso e cobertura do solo proveniente da Plataforma MapBiomas. A metodologia foi estruturada iniciando na aquisição, tratamento e normalização dos dados supramencionados, em seguida foram estimados erros no MDE AW3D30 frente aos dados de referência Lidar e GNSS, foram executados estudos estatísticos para avaliar a consistência dos dados e averiguar a qualidade altimétrica do AW3D30 por classe do MapBiomas. Na sequência o trabalho estabeleceu parâmetros de correção altimétrica utilizando uma modelagem empírica, esse modelo foi aplicado e validado em diferentes regiões. Diante da metodologia exposta, este estudo conseguiu construir modelos AW3D30 corrigidos para três áreas de validação, nos estados de Pernambuco, São Paulo e Bahia. Os resultados apontaram significativa melhora da acurácia altimétrica, medida pelo RMSE, cujos valores saíram de 8,22m, 4,06m e 1,87m antes da correção para 4,55m, 2,48m e 1,26m após a correção, respectivamente, para as áreas em Pernambuco, São Paulo e Bahia. Os resultados encorajam a aplicação da metodologia corretiva proposta neste estudo em todo território nacional, visto que reduziu o RMSE do AW3D30 em 38,70%, na média, para as áreas de validação.

Presidente - 2466669 - MAURO JOSE ALIXANDRINI JUNIOR
Interno - 2097530 - JULIO CESAR PEDRASSOLI