PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: VANESSA RODRIGUES CAMPOS

DISCENTE : VANESSA RODRIGUES CAMPOS
DATA : 14/07/2023
LOCAL: Ambiente virtual

O CONCEITO DE MATERIAIS COM GRADAÇÃO FUNCIONAL APLICADO AO DESENVOLVIMENTO DE GESSO DE ALTO DESEMPENHO

Gesso de alto desempenho. Gradação funcional. Propriedades mecânicas. Resistência à ação da água.

O presente trabalho evidencia a viabilidade do uso do conceito de materiais com gradação funcional (MGF) no desenvolvimento de componentes de gesso de elevado desempenho mecânico e resistentes à ação da água. A variação da composição e/ou da estrutura do material, de forma controlada, podem contribuir para a melhoria das propriedades do gesso, e a obtenção de um material de elevado desempenho. Desta forma, este trabalho utiliza a técnica de molhamento mínimo e a compactação do pó de gesso umedecido como método de moldagem dos corpos de prova de gesso, aplicando o conceito de MGF, para melhorar o desempenho do gesso frente ao comportamento mecânico e à ação da água. A moldagem do gesso por pressão de prensagem exige um domínio das relações entre pressão de prensagem (P), massa da mistura (M) e relação água/gesso (a/g) para melhor controle das propriedades na aplicação da gradação funcional. A primeira etapa da investigação experimental envolveu o planejamento fatorial (2k) composto por três parâmetros de controle (P, M e a/g) na avaliação das propriedades do gesso compactado. As respostas a serem obtidas foram espessura (e), resistência à compressão (Rc); resistência à tração na flexão (Rt); dureza (D); módulo de elasticidade (MOE), porosidade (η) e resistência à ação da água. A segunda etapa envolveu a utilização do projeto estatístico de mistura (estratégia screening) na avaliação dos efeitos de diferentes adições (sílica ativa, talco industrial, fino de rocha granítica e impermeabilizante) nas propriedades mecânicas e resistência à ação da água do gesso. Os resultados parciais obtidos da primeira etapa apontaram uma correlação linear crescente entre pressão de prensagem e as respostas analisadas, com exceção da porosidade, que apresentou uma correlação linear decrescente. A melhor combinação obtida para o gesso, moldado sob pressão, considerando os parâmetros analisados (P, M e a/g) foram, respectivamente (15 MPa, 550 g e 0,18), que alcançaram os valores para Rc, Rt, MOE e η, respectivamente, de 53,5 MPa; 13,8 MPa e 20,0 Gpa e 20,1%. Estes resultados foram superiores aos alcançados pelo gesso moldado pelo método convencional com Rc, Rt, MOE e η, respectivamente, igual a 17,2 MPa; 4,57 MPa e 8,32 Gpa e 46,8%, que revelou um aumento de cerca de 64,38%. Na segunda etapa os resultados parciais mostraram que houve uma redução da resistência mecânica com o aumento do teor de silica ativa no gesso. A análise da superfície de resposta apontou o talco e o impermeabilizante como adições com potencial de serem utilizados nas análises da gradação funcional em gesso. Concluiu-se que o uso do planejamento fatorial completo e do projeto estatístico de mistura possibilitaram uma otimização na análise das respostas, redução do número de experimentos e de repetições, além de uma análise simultânea dos fatores e avaliação do erro experimental. Para a conclusão final deste trabalho será necessário a realização das análises referentes a resistência à ação da água e à gradação funcional.

Presidente - 2137887 - CLEBER MARCOS RIBEIRO DIAS
Interno - ***.925.915-** - PAULO ROBERTO LOPES LIMA - UEFS