PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: SAMILE RAIZA CARVALHO MATOS

DISCENTE : SAMILE RAIZA CARVALHO MATOS
DATA : 17/03/2023
LOCAL: Sala virtual de defesa do PPEC

Coprocessamento de resíduo catalítico (SFCC) na produção de clínqueres para cimentos especiais:  imento G e cimentos contendo Ye´elimita

Clínquer; catalisador cgasto. cimentos especiais.

O processo de craqueamento catalítico de leito fluidizado é um dos mais utilizados no mundo para o refino do petróleo, tendo como principais resíduos desse processo o catalisador gasto (SFCC). Esse resíduo é potencialmente perigoso, pois contém elementos tóxicos em sua composição, como vanádio e lantânio. Estima-se que sua geração global seja em torno de centenas de toneladas por ano e grande parte é destinada a aterros industriais. Dada a projeção de crescimento desse setor, faz-se necessária a busca por uma solução ambiental eficiente para destino desse resíduo. Uma alternativa é o coprocessamento na indústria do cimento devido sua elevada demanda por matéria-prima e altas temperaturas utilizadas no processo de clinquerização que podem contribuir para a fixação e imobilização dos elementos contaminantes nas fases sinterizadas. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo avaliar o coprocessamento do SFCC na produção de clínquer Portland Classe G, por ser utilizado pela própria indústria do petróleo, focando assim nos preceitos da economia circular. Como alternativa para o incremento da incorporação do SFCC e para reduzir a demanda energética do processo, foi produzido também o cimento contendo ye’elimita(YCC). Foi realizada a dosagem e produção destes cimentos em laboratório, e os clínqueres foram avaliados por análises física, química e mineralógica. Além disso, foi realizado o estudo reológico e de hidratação das pastas utilizando as técnicas de calorimetria isotérmica, DRX in situ, DRX e TG com 3 e 28 dias. Foi possível incorporar até 7,3% de SFCC no clínquer G e 21,8% no YCC. A partir dos resultados percebeu-se que a presença do SFCC tem influência nas fases formadas e nas reações de hidratação tanto do cimento Classe G quanto do cimento YCC.

Presidente - 2652701 - JARDEL PEREIRA GONCALVES
Interna - ***.974.825-** - HELOYSA MARTINS CARVALHO ANDRADE - UFBA