PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MICHELLE DIAS SANTOS

DISCENTE : MICHELLE DIAS SANTOS
DATA : 18/11/2022
LOCAL: Sala virtual do Google Meet (meet.google.com/dfb-vwpf-vfp)

USO DOS ELEMENTOS FINITOS E DISCRETOS NA MODELAGEM DO COMPORTAMENTO DRENADO DE UMA AREIA ALUVIONAR: UM ESTUDO COMPARATIVO

Simulação numérica; Método dos Elementos Discretos (DEM); Ensaio triaxial; Areia aluvionar.

Para análise de tensão-deformação de problemas geotécnicos, geralmente são utilizados variados softwares, com seus diversos modelos constitutivos, sendo a  maior parte deles baseados no método dos elementos finitos (FEM), considerando o solo como um meio contínuo. Porém, sabe-se que os solos são formados por partículas e quando uma tensão é aplicada, esta é transmitida partícula a partícula e consequentemente, quando submetidos a carregamentos externos, estes apresentam um comportamento complexo, o qual pode ser melhor visualizado na micro escala. Dessa forma, a utilização do método dos elementos discretos (DEM) pode ser uma alternativa para prever o comportamento do solo de uma forma mais ampla e realista. Todavia, por se tratar de um método relativamente novo, a sua implementação e avaliação de desempenho devem ser comparadas aos métodos clássicos, os quais já estão bem estabelecidos e apresentam resultados adequados. Sabendo disso, o presente trabalho tem o objetivo de determinar o comportamento drenado de uma areia aluvionar, mediante a realização de estudo experimental e simulação numérica de ensaios triaxiais. As modelagens numéricas foram realizadas empregando o método dos elementos finitos, utilizando os softwares Sigma/W e OPTUM G2 e através dos elementos discretos, na linguagem de programação C. Através dos resultados obtidos, foi realizada uma análise comparativa e uma discussão das vantagens e limitações de cada método na representação do comportamento dos solos quando submetidos a ensaios triaxiais. De uma forma geral, constatou-se que as amostras ensaiadas através dos métodos numéricos apresentaram resultados similares aos observados no laboratório, dentro de suas limitações. No caso do DEM, têm-se o custo computacional elevado e para o FEM, os modelos constitutivos disponíveis nos programas comerciais utilizados.

Presidente - 1675606 - ALEX ALVES BANDEIRA
Interno - 1219972 - SANDRO LEMOS MACHADO
Externo ao Programa - 1296853 - PAULO GUSTAVO CAVALCANTE LINS - UFBAExterno à Instituição - MANOEL PORFIRIO CORDÃO NETO
Notícia cadastrada em: 17/11/2022 08:30