Banca de DEFESA: CINARA DOURADO PEREIRA CORREIA SANTOS

DISCENTE : CINARA DOURADO PEREIRA CORREIA SANTOS
DATA : 27/07/2021
LOCAL: videoconferência RNP

PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS À OCORRÊNCIA DE LESÕES ANAIS POR HPV NA POPULAÇÃO SOROPOSITIVA PARA HIV ATENDIDA EM UM SERVIÇO PÚBLICO DO SUDOESTE BAIANO

Vírus da Imunodeficiência Humana. Papiloma Vírus Humano Anal. Fatores de risco. Canal anal.

Introdução: O Papiloma Vírus Humano (HPV) é um dos principais agentes etiológicos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e possui íntima relação com o câncer anal e suas lesões precursoras. Existem mais de 200 tipos de HPV, sendo os tipos 16 e 18 considerados de alto poder oncogênico. A oncogênese mediada pelo HPV tem relação direta com a presença de condições facilitadoras tais como o déficit de imunidade, tendo muita relevância em indivíduos soropositivos para HIV. Nesses indivíduos, o principal determinante para o desenvolvimento do câncer anal é o tempo de infecção pelo HIV, mas também pode haver outros fatores quando associados, tais como: tabagismo, prática de sexo anorreceptivo e número de parceiros sexuais podem elevar o risco de ocorrência de lesões e câncer anal. A prevalência de câncer anal é considerada baixa na população em geral, mas ao considerar grupos de risco, como os indivíduos HIV positivos, e analisar o aumento da incidência ao longo dos anos, percebe-se a importância do tema. Objetivo: Verificar a prevalência e os fatores associados à presença de lesão anal associada ao HPV em indivíduos soropositivos para HIV atendidos em um serviço público de saúde de referência para IST no sudoeste baiano. Método: Trata-se de um estudo transversal com a participação de 46 pacientes HIV positivos, que foram entrevistados para obtenção de características sociodemográficas nos períodos de janeiro a março e setembro a novembro de 2020. Esses indivíduos também foram submetidos ao exame proctológico com coleta de material para citologia e biologia molecular após realização de anuscopia de magnificação. Neste estudo, realizou-se a análise descritiva e análise univariada por meio do pacote estatístico EPI INFO (versão 7.0.9.7). Resultados: Após análise dos dados, verificou-se que 82,61% dos indivíduos com lesão anal sugestiva de HPV. Prática de sexo anal receptivo, ser HSH, viver com pessoa com HIV/AIDS, ser profissional do sexo, portador de IST, usar drogas injetáveis e ter baixa renda foram algumas das variáveis que apresentaram uma maior chance para a ocorrência de lesão anal entre os indivíduos estudados. Esses achados foram concordantes com a maioria dos estudos de mesma natureza que encontra-se publicados, assim como as dificuldades e limitações aqui encontradas foram similares às indicadas por vários autores.  As limitações existentes, a começar pelo número amostral são vistos em outros estudos, este estudo aponta importantes reflexões que podem fomenrtar novos estudos ou até mesmo de forma mais imediata ações que visem a introdução do acompanhamento proctológico com adoção de medidas adequadas para grupos como o que aqui foi estudado, algo que pode contribuir não somente para a diminuição da transmissibilidade do HPV mas para diminuição do câncer anal, o que também implica na diminuição de custos com a saúde.

Presidente - 1739574 - MARCIO VASCONCELOS OLIVEIRA
Interno - 3224857 - CLAUDIO LIMA SOUZA