Banca de DEFESA: EDUARDA FERREIRA DOS ANJOS

DISCENTE : EDUARDA FERREIRA DOS ANJOS
DATA : 26/11/2020
LOCAL: Universidade Federal da Bahia (defesa remota)

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS AÇÕES DE CONTROLE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO EM UMA REGIÃO DE SAÚDE DO NORDESTE BRASILEIRO

Regionalização; Atenção Primária à Saúde; Neoplasias do Colo de Útero; Programas de Rastreamento; Teste de Papanicolaou; Avaliação de Programas e Projetos de Saúde; Política de Saúde; Atenção Integral à Saúde; Qualidade da Assistência à Saúde.

A presente dissertação teve como objetivo avaliar a qualidade das ações para controle do câncer do colo do útero na região de saúde de Vitória da Conquista, Bahia. Trata-se de estudo transversal realizado de janeiro a março de 2019, com 241 médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. A qualidade das ações e o monitoramento adequado foram mensurados considerando-se: a) realização de ações de controle do câncer do colo do útero (CCU) na Estratégia Saúde da Família; b) acesso aos exames diagnósticos; c) não ocorrência de lesão intraepitelial de alto grau. Realizou-se análises descritivas de frequências absolutas e relativas e as diferenças entre as proporções foram avaliadas pelo teste Qui-quadrado de Pearson. A análise dos fatores associados foi realizada por meio de regressão de Poisson com variância robusta, estimando-se as razões de prevalência (RP) bruta e ajustada, o p-valor e os respectivos intervalos de 95% de confiança (IC95%). Os resultados e a discussão estão apresentados em dois artigos. Para análise dos fatores associados aos desfechos, foi construído um modelo conceitual de determinação com três blocos hierarquizados: “Caracterização e capacitação profissional”, “Organização da unidade e acesso ao citopatológico” e “Coordenação do cuidado e integração assistencial”. Variáveis com nível de significância ≤0,20 foram incluídas no modelo de regressão e ajustadas ao nível superior ao seu, considerando significância de 5%. Foi utilizado o teste Akaike’s Information Criterion para avaliar o ajuste do modelo final. No primeiro artigo, estiveram associados ao monitoramento adequado: ser enfermeiro; atuar na atenção primária à saúde do município (APS) por dois anos ou mais; divulgação pela equipe da realização do citopatológico por cartazes e outros meios de comunicação; existência de casos de lesão intraepitelial de alto grau (HSIL); tempo de realização da biópsia (≤ 1 mês); e entendimento pelo profissional de que o laboratório é ágil “às vezes” ou “sempre” na liberação dos laudos. No segundo artigo, associaram-se aos desfechos eleitos “Realização de Ações Educativas, de Promoção, de Prevenção e Monitoramento” (desfecho 1 – D1); “Acesso aos Exames Diagnósticos” (desfecho 2 – D2); “Não Ocorrência de HSIL” (desfecho 3 – D3): D1 – possuir curso de educação permanente sobre a temática; profissional avaliar a coleta como adequada; e mulheres terem acesso ao transporte sanitário; D2 – enfermeiros realizarem tratamento de lesões de baixo grau; D3 – registrar o exame citopatológico em prontuário eletrônico; D1 e D2 – ingressar por concurso público; D1 e D3 – atuar na APS no município (≥ 2 anos); D2 e D3 – registrar o exame citopatológico em prontuário físico; e realização de Papanicolau por estudantes. Os achados indicam que os municípios têm integração dos serviços bastante frágil, acrescida de incipiência nos mecanismos de comunicação entre níveis de atenção com sérios problemas para coordenação clínica. Logo, os municípios da região estudada acumulam características sinérgicas – pequenos, pobres e rurais – que podem favorecer a incidência de HSIL e, consequentemente, maior dificuldade de controle do CCU, mesmo com alta cobertura da Estratégia Saúde da Família. Outrossim, o monitoramento das ações de controle do CCU depende de uma atenção primária à saúde organizada e integrada, portanto, avaliar a qualidade da assistência neste nível revelou os desafios a serem superados em rede regionalizada.

Presidente - 1553664 - ADRIANO MAIA DOS SANTOS
Interno - 1585709 - POLIANA CARDOSO MARTINS