Banca de DEFESA: TAMYRES ARAUJO ANDRADE DONATO

DISCENTE : TAMYRES ARAUJO ANDRADE DONATO
DATA : 19/06/2019
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anisio Teixeira, auditório de aulas

Hipertensão Arterial e estilo de vida em uma população de trabalhadores de Vitória da Conquista – BA

hipertensão arterial, consciência, estilo de vida, trabalhador, sexo masculino.

Introdução: As exigências sobre o corpo e sobre as capacidades cognitivas e psíquicas no cenário ocupacional podem se expressar como doenças relacionadas ao trabalho, dentre elas, as Doenças Crônicas não Transmissíveis. A incapacidade para o trabalho gera um ônus econômico considerável para a sociedade. Cerca de 40% da população mundial é afetada pela hipertensão arterial (HA), representando importante fator de risco para doenças cardiovasculares e mortalidade de pessoas em plena capacidade produtiva. Objetivo: Avaliar o estilo de vida e a prevalência do desconhecimento da HA entre trabalhadores e avaliar a prevalência da HA em trabalhadores homens do município de Vitória da Conquista - BA. Método: Estudo transversal, iniciado em agosto de 2017 e término em julho de 2018, que visou conhecer o perfil de saúde e seus condicionantes em população de trabalhadores. A pressão arterial foi aferida por meio do método oscilométrico, utilizando o esfigmomanômetro digital da marca Omron modelo HEM-7113. Foram realizadas três medidas de pressão arterial (com intervalo de um minuto entre cada aferição). A média das duas últimas aferições foi utilizada nas análises. Classificado como desconhecimento da HA aqueles que apresentaram PAS ≥ 140 mmHg e/ou PAD ≥ 90 mmHg e/ou relataram uso de medicamentos anti-hipertensivos e que responderam negativamente à pergunta: “Algum médico já lhe deu o diagnóstico de hipertensão arterial (pressão alta)?”. Já a HA em homens foi classificada a partir da afirmação positiva à pergunta "Algum médico já lhe deu o diagnóstico de hipertensão arterial (pressão alta)?" e/ou tiveram valores de pressão arterial sistólica ≥ 140 mmHg e/ou pressão arterial diastólica ≥ 90 mmHg e/ou faziam uso de medicamentos anti-hipertensivos. Foram feitas análises bivariada e multivariada com estimativas de Razões de Prevalência (RP) e cálculo dos respectivos p-valor e intervalo de confiança por meio de regressão de Poisson com variância robusta. Todas as análises foram realizadas no Stata 12.0 sendo adotado 5% como nível de significância. Resultado: A prevalência do desconhecimento da HA foi de 63,4% (IC95%: 58,1-68,4). Mostraram-se associados positivamente ao desfecho os trabalhadores que relataram ter três ou mais hábitos alimentares não saudáveis e que foram classificados como ativos fisicamente. Indivíduos com sobrepeso e obesidade foram associados negativamente ao desconhecimento da HA. Considerando os trabalhadores homens, 28,6% (IC95%: 25,9-31,5) foram classificados como hipertensos. Mantiveram-se associados ao desfecho: idade maior que 40 anos, raça autodeclarada preta, renda maior ou igual à três salários mínimos, consumo abusivo de álcool, consumo de tabaco, consumo de sal em quantidades elevadas, ser fisicamente inativo e sobrepeso e obesidade. Conclusão: Os resultados apresentados nesta dissertação revelam alta prevalência do desconhecimento da HA em trabalhadores, bem como elevada prevalência da HA em trabalhadores do sexo masculino. Sabe-se que os trabalhadores estão mais vulneráveis a situações de risco devido a um menor acesso aos serviços de saúde, elevada carga horária semanal de trabalho, estresse e adoção de estilo de vida não saudável. Esses achados revelam as consequências e as sérias complicações a que estão expostos grande parte da população economicamente ativa.

Presidente - 1634511 - VANESSA MORAES BEZERRA
Interno - 3224857 - CLAUDIO LIMA SOUZA