Banca de DEFESA: DANIELE ROCHA FROES VASCONCELLOS

DISCENTE : DANIELE ROCHA FROES VASCONCELLOS
DATA : 20/12/2023
LOCAL: IMS/UFBA

Sintomas Emocionais Negativos entre discentes e docentes das Instituições de Ensino superior no contexto da pandemia de COVID-19

Palavras-chave: Covid-19. Docentes. Estudantes. Universidade. Sintomas Emocionais Negativos

A COVID-19 é uma síndrome gripal causada pelo vírus SARS-CoV-2, considerada pela Organização Mundial de Saúde uma pandemia em março de 2020, em função do seu caráter de alta transmissibilidade, extensão geográfica, número de infectados e óbitos. A partir do decreto da OMS, medidas de mitigação da transmissão do vírus foram adotadas em todos os países, inclusive no Brasil, como o distanciamento social e o ensino remoto emergencial no ensino básico, médio e superior, onde os estudantes passaram a ter aulas no formato online em suas residências. O ensino remoto emergencial representou um desafio para estudantes e professores que tiveram que se adaptar de forma abrupta às tecnologias digitais, em meio a um cenário de crise sanitária sem precedentes que também provocou uma série de problemas de saúde mental na população. No caso dos docentes e discentes universitários, o surgimento ou agravamento de depressão, ansiedade e estresse durante a pandemia foi observado em diversos estudos internacionais. O objetivo deste trabalho foi analisar os fatores associados a sintomas emocionais negativos(depressão, ansiedade e estresse) durante a pandemia de covid-19 entre discentes e docentes de instituições de ensino superior públicas e particulares do Brasil.  Tratou-se de estudo transversal incluindo docentes e discentes de graduação de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e particulares dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A amostra calculada foi de 2996 discentes e 2097 docentes que responderam ao instrumento de coleta de dados através da plataforma Survey Monkey durante os meses de julho e agosto de 2020. O formulário de coleta de dados foi composto da escala DASS-21 (Depression Anxiety Stress Scale) e informações socioeconômicas, demográficas e do estilo de vida. Os dados foram submetidos a análise utilizando o software SPSS versão 21 e foram aplicados testes de média e desvio padrão para as variáveis quantitativas e categóricas, respectivamente. A comparação entre os vínculos IES das frequências das variáveis categóricas foi feito por teste de Qui-quadrado, e para as comparações de médias foi realizado o teste t de Student. Para a prevalência foram calculados os escores médios e cada participante foi agrupado de acordo com a sua severidade. Foi considerado o ponto de corte de 90% para a sintomatologia severa, o que corresponde a uma pontuação no DASS-21 total de 42 pontos. Após esse cálculo, foi realizada Regressão de Poisson para analisar a razão de prevalência, utilizando a média final do DASS-21 de cada participante que foi considerado severo. Como principais resultados obteve-se que discentes do feminino, faixa etária entre 18-39 anos de idade, de baixa renda e/ou a renda familiar reduzida, tiveram maior prevalência de sintomas emocionais negativos, o que corrobora com a literatura existente.  No caso do grupo dos docentes, a prevalência foi observada naqueles participantes que tinham a renda compreendida entre R$ 3.000,00 a R$ 10.000,00. Este estudo demonstrou a importância da ressignificação da dinâmica do ensino superior em vista as pressões e cobranças sobre os discentes e docentes e suas repercussões em sua saúde mental.

Presidente - 1585709 - POLIANA CARDOSO MARTINS
Interna - 1524763 - DANIELLE SOUTO DE MEDEIROS