Banca de DEFESA: INGRID OLIVEIRA CHAVES

DISCENTE : INGRID OLIVEIRA CHAVES
DATA : 25/08/2023
LOCAL: Ambiente virtual - sala rnp do mestrado em Saúde Coletiva

ENSINO DO PENSAMENTO CRÍTICO SOBRE SAÚDE MEDIADO PORTECNOLOGIAS DIGITAIS : ANÁLISE QUALITATIVA DO CONTEXTOBRASILEIRO

Pensamento, Tecnologia da Informação, Atenção Primária à Saúde, Ensino, Aprendizagem

Introdução: Pessoas mais engajadas em sua saúde, são mais inclinadas a buscar e usar informações para subsidiar suas decisões de saúde, e o Pensamento Crítico (PC), desponta como elemento capaz de auxiliar na análise das informações em saúde e tomada de decisões em perspectiva individual e coletiva. O ensino do pensamento crítico favorece uma educação emancipatória e contextualiza o indivíduo com o ambiente e a sociedade em seu entorno, confere protagonismo ao educando, e espera formar cidadãos aptos à compreensão e intervenção nos contextos sociais. Objetivo: Analisar o contexto de ensino do pensamento crítico sobre saúde, mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto escolar e de saúde no Brasil. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, cujos dados foram coletados entre fevereiro e julho de 2020, em Vitória da Conquista e Foz do Iguaçu, a partir de entrevistas semi-estruturadas e revisão documental. Foram selecionados intencionalmente documentos nacionais a partir de sites governamentais específicos para as áreas de saúde e de educação. As entrevistas seguiram um roteiro desenvolvido pela equipe de pesquisa, sendo este específico para cada categoria profissional. Ao total foram realizadas 17 entrevistas, 12 em Vitória da Conquista e 5 em Foz do Iguaçu.   Os dados coletados foram compilados e combinados, a partir de uma abordagem de pesquisa aplicada às políticas públicas. Resultados: A inserção do pensamento crítico nos currículos e documentos oficiais é presente, porém há dificuldades na sua aplicação prática. Os recursos de aprendizagem para ensinar o pensamento crítico sobre saúde são escassos, e se concentram na promoção de comportamentos saudáveis. Há grande variabilidade no acesso e uso de equipamentos digitais para ensino e aprendizagem nas escolas nacionais, e os principais fatores intervenientes são a estabilidade das conexões, as habilidades e atitudes tecnológicas dos professionais em relação ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para o ensino. Embora melhorias em diferentes elementos contextuais nas escolas brasileiras estejam sendo planejadas pelos governos locais, estas ainda são incipientes. Conclusão: O ensino do pensamento crítico sobre saúde mediado pelo uso de TDCI não é deliberado no contexto brasileiro, porém há possibilidades para a sua inserção visto sua potencialidade expressa.

Presidente - 1653186 - DANIELA ARRUDA SOARES ALVES
Externa à Instituição - JOANA BISOL BALARDIN - IIEPAE