Banca de DEFESA: ANASTÁCIO BRITO ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANASTÁCIO BRITO ALVES
DATA : 16/07/2021
HORA: 09:30
LOCAL: IME - online
TÍTULO:

ANÁLISE E SIMULAÇÃO DA CONTA DE ÁGUA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FUNÇÕES POLIGONAIS ATRAVÉS DA
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS


PALAVRAS-CHAVES:

Funções. Conta de água. Resolução de Problemas. Planilha eletrônica. Sistema de cobrança.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

Esta dissertação visa apresentar um produto educacional como proposta de ensino de funções poligonais utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas como abordagem pedagógica. O referido produto, o qual pode ser aplicado em turmas do Ensino Médio, consiste em desenvolver um simulador de fatura de água num programa de planilhas eletrônicas. Este trabalho é composto por Introdução, dois capítulos e Considerações Finais. Na Introdução apresento minha trajetória acadêmica, minhas motivações para a escolha do tema e de que forma elas se articulam até culminarem nesta dissertação, bem como um resumo de sua estrutura. No primeiro capítulo é feita uma revisão de literatura acerca de concepções de problema e de Resolução de Problemas, seguida de uma breve discussão sobre as novas tecnologias – em particular as simulações e o uso de planilhas eletrônicas – e sua importância no contexto educacional. Finalizando esse capítulo abordamos funções poligonais, juntamente com exemplos, proposições e teoremas, os quais podem ser utilizados para a simulação de fatura de água. No segundo capítulo é feita uma caracterização do produto educacional, no qual são exibidas informações técnicas e legais acerca do sistema de cobrança e da estrutura tarifária de contas de água no Estado da Bahia, para em seguida apresentarmos a atividade proposta. O produto educacional está estruturado em três etapas. A primeira etapa da atividade consiste em compreender e discutir aspectos gerais e as características das contas de água trazidas
pelos estudantes. A segunda parte da atividade pretende, baseada na metodologia de ensinoaprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas, suscitar nos alunos as relações funcionais associadas ao contexto da conta de água, ao procurar relacionar o volume de água consumido e o valor pago em cada faixa de consumo a funções escritas por várias sentenças. A terceira e última etapa da atividade consiste na construção de um simulador de fatura de água num programa de planilha eletrônica, retomando assim as análises feitas nas atividades anteriores. No último capítulo desta dissertação são feitas considerações finais, seguidas de umapêndice contendo um breve tutorial sobre como utilizar alguns recursos de um programa de planilha eletrônica.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 287205 - GRACA LUZIA DOMINGUEZ SANTOS
Interna - 1792566 - MARIANA CASSOL
Externo à Instituição - IVES LIMA DE JESUS - IFBA
Notícia cadastrada em: 25/06/2021 14:08
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA