|
Dissertações |
|
1
|
-
ANA CAROLINA RIBEIRO RAMOS
-
SketchUp - Uma ferramenta útil para o ensino de matemática aplicada em projetos
-
Orientador : JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
-
ANDRE LUIS GODINHO MANDOLESI
-
VINICIUS MOREIRA MELLO
-
CLAUDIA RIBEIRO SANTANA
-
Data: 01/03/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A matemática é uma importante área do conhecimento humano, e embora os estudantes reconheçam seu valor e a necessidade de aprender seus conceitos e propriedades, muitos consideram esse aprendizado uma tarefa entediante, difícil de desempenhar e muitas vezes sem sentido. Um dos motivos que embasam essas convicções está relacionado ao fato de que a matemática tratada nas escolas tem foco essencialmente abstrato e desconectado do cotidiano. Com o objetivo de contribuir para que os estudantes vençam essas dificuldades, encontrem conexão entre o que aprendem e o que é útil para o seu dia a dia, desconstruam concepções negativas e desenvolvam prazer pelo aprendizado, o presente trabalho traz uma proposta de ensino e aprendizagem de conteúdos da matemática pautada num contexto em que as tecnologias da informação e comunicação naturalmente fazem parte da vida desses estudantes. A proposta utiliza o software SketchUp e dispõe de cinco atividades produzidas no aplicativo de gerenciamento de pesquisas Google Forms. Cada atividade possui um tema e um número específico de tarefas que devem ser desenvolvidas pelos estudantes em um laboratório de informática. Os temas estão relacionados ao uso básico do programa SketchUp, às projeções ortográficas e à elaboração de projetos de construção e reforma de espaços a partir de modelos produzidos no aplicativo de desenho. As tarefas oferecem atividades de pesquisa, produção de textos, criação de animações e de modelos em 3D, além disso, apresentam situações-problema cujos contextos estão alinhados ao tema da atividade. No campo do conhecimento matemático, espera-se que esta experiência conceda aos estudantes uma oportunidade de ampliar suas habilidades visuoespaciais e melhorar sua capacidade de pensamentos lógico, matemático e geométrico.
-
Mostrar Abstract
-
Mathematics is an important area of human knowledge, and although students recognize its value and the need to learn its concepts and properties, many students think of learning mathematics as tedious, difficult and often menaingless. One of the reasons that support these beliefs is related to the fact that the mathematics normally taught in the classroom is very abstract and has no relationship with everyday life. In order to help students overcome these difficulties, see the relationship between what they learn in class and its applications, eliminate negative conceptions and develop pleasure in learning mathematics, the present work presents a teaching and learning proposal of mathematical content based on a context in which information and communication technologies are naturally part of the lives of these students. The proposal uses the SketchUp software and has five activities produced in the Google Forms search App. Each activity has a theme and a specific number of exercises that has to de done students in a computer lab. The themes are related to the basic use of the SketchUp program, orthographic projections, elaborations of construction projects and reformations of spaces based on models produced in the drawing app. The exercises include research activities, text production, creation of animations and 3D models, in addition, they present problem situations whose contexts are aligned with the activity’s theme. In the field of mathematical knowledge, it is hoped that this experience will provide students with an opportunity to expand their visuospatial skills and improve their capacity for logical, mathematical and geometric thinking.
|
|
2
|
-
VALTER COSME BASTOS DOS SANTOS
-
EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO VETOR PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
-
Orientador : RITA DE CASSIA DE JESUS SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE TEIXEIRA NETO
-
JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
-
RITA DE CASSIA DE JESUS SILVA
-
Data: 30/06/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação se insere no campo de pesquisa do ensino da matemática problematizando a questão do ensino da matemática significativa no contexto da atual fase de desenvolvimento do capitalismo financeiro. Este estudo justifica-se a partir da constatação de maior frequência de aprendizagens do conteúdo da matemática financeira de forma mecânica e descontextualizada, bloqueando o desenvolvimento de cognição ativa e de competências mais complexas que possibilitem autonomia e decisões conscientes na aplicação de conhecimentos matemáticos na vida cotidiana. Considero fundamental para transformar tal realidade a escuta sensível aos alunos, o que me direcionou para a produção da seguinte questão de investigação: Qual a função do ensino de matemática financeira na escola básica como instrumento de construção de perspectiva crítica/cidadã para atuação na realidade concreta? A análise da percepção dos estudantes requer um aporte teórico focado na produção da subjetividade e nos processos de subjetivação na contemporaneidade, que foi um dos eixos de aprofundamento desta dissertação. Para o desenvolvimento do fenômeno de estudo aqui desenhado, foi elaborado como objetivo geral compreender a concepção dos estudantes sobre a importância da aprendizagem significativa da matemática financeira que se explicita em momentos de tomada de decisão em suas relações comerciais, apreendendo seus sentidos experienciais. Por sua vez, os objetivos específicos são os que seguem: identificar as concepções de aprendizagem significativa dos estudantes, deixar emergir as principais dificuldades, dilemas apontados e vivenciados pelos estudantes no estudo do conteúdo de matemática financeira, identificar as formas de associação e de aplicação na vida que os estudantes elaboram para os conteúdos estudados. No que diz respeito ao método de investigação, o estudo propôs análise qualitativa sobre a importância do ensino da matemática financeira significativo na perspectiva de ex-alunos da rede privada. Os sujeitos colaboradores do estudo foram estudantes que manifestaram interesse em participar da investigação, e os dados foram coletados a partir da entrevista semiestruturada. Para análise dos dados, utilizei a técnica de análise do conteúdo de Bardin.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation is inserted in the field of research in the teaching of mathematics, problematizing the question of the teaching of meaningful mathematics in the context of the current phase of development of financial capitalism. This study is justified by the finding of a higher frequency of learning the content of financial mathematics in a mechanical and decontextualized way, blocking the development of active cognition and more complex skills that enable autonomy and conscious decisions in the application of mathematical knowledge in everyday life. To transform this reality, I consider the sensitive listening to the students fundamental, which led me towards the production of the following research question: What is the role of the financial mathematics’ teaching in basic school as a tool of construction of critical/citizen perspective for acting in concrete reality? The analysis of the students’ perception requires a theoretical contribution focused on the production of subjectivity and on the processes of subjectivity in contemporary times, which was one of the axes of deepening of this dissertation. For the development of the study phenomenon drawn here, the general objective was to understand the students’ conception of the importance of meaningful learning of financial mathematics, which is made explicit in moments of decision-making in their commercial relations, apprehending their experiential senses. In turn, the specific objectives are as follows: to identify the students’ conceptions of meaningful learning, to reveal the main difficulties, dilemmas pointed out and experienced by students in the study of the content of financial mathematics, to identify the ways of association and application in life that the students elaborate for the studied contents. With regard to the investigation method, the study proposed a qualitative analysis of the importance of meaningful teaching of financial mathematics from the perspective of former students from private schools. The collaborating subjects of the study were students who expressed interest in participating in the investigation and the data were collected from the semi-structured interview. For data analysis I used Bardin’s content analysis technique.
|
|
3
|
-
ANASTÁCIO BRITO ALVES
-
ANÁLISE E SIMULAÇÃO DA CONTA DE ÁGUA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FUNÇÕES POLIGONAIS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
-
Orientador : GRACA LUZIA DOMINGUEZ SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GRACA LUZIA DOMINGUEZ SANTOS
-
IVES LIMA DE JESUS
-
MARIANA CASSOL
-
Data: 16/07/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação visa apresentar um produto educacional como proposta de ensino de funções poligonais utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas como abordagem pedagógica. O referido produto, o qual pode ser aplicado em turmas do Ensino Médio, consiste em desenvolver um simulador de fatura de água num programa de planilhas eletrônicas. Este trabalho é composto por Introdução, dois capítulos e Considerações Finais. Na Introdução apresento minha trajetória acadêmica, minhas motivações para a escolha do tema e de que forma elas se articulam até culminarem nesta dissertação, bem como um resumo de sua estrutura. No primeiro capítulo é feita uma revisão de literatura acerca de concepções de problema e de Resolução de Problemas, seguida de uma breve discussão sobre as novas tecnologias – em particular as simulações e o uso de planilhas eletrônicas – e sua importância no contexto educacional. Finalizando esse capítulo abordamos funções poligonais, juntamente com exemplos, proposições e teoremas, os quais podem ser utilizados para a simulação de fatura de água. No segundo capítulo é feita uma caracterização do produto educacional, no qual são exibidas informações técnicas e legais acerca do sistema de cobrança e da estrutura tarifária de contas de água no Estado da Bahia, para em seguida apresentarmos a atividade proposta. O produto educacional está estruturado em três etapas. A primeira etapa da atividade consiste em compreender e discutir aspectos gerais e as características das contas de água trazidas pelos estudantes. A segunda parte da atividade pretende, baseada na metodologia de ensinoaprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas, suscitar nos alunos as relações funcionais associadas ao contexto da conta de água, ao procurar relacionar o volume de água consumido e o valor pago em cada faixa de consumo a funções escritas por várias sentenças. A terceira e última etapa da atividade consiste na construção de um simulador de fatura de água num programa de planilha eletrônica, retomando assim as análises feitas nas atividades anteriores. No último capítulo desta dissertação são feitas considerações finais, seguidas de umapêndice contendo um breve tutorial sobre como utilizar alguns recursos de um programa de planilha eletrônica.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation aims to present an educational product as a proposal for teaching polygonal functions via teaching-learning-assessment through Problem Solving methodology as pedagogical approach. The mentioned product, which can be applied in High School groups, consists of developing a water bill simulator in a spreadsheet software. This work is composed of an Introduction, two chapters and Final Considerations. In the Introduction, I present my academic trajectory, my motivations for choosing the theme and how they were articulated until they culminated in this dissertation, as well as a summary of its structure. In the first chapter, a literature review about problem conceptions and Problem Solving was done, followed by a brief discussion about new technologies – in particular simulations and the use of electronic spreadsheets – and their importance in the educational context. At the end of this chapter, polygonal functions, examples, propositions and theorems are presented, which can be used to help simulate water bills. The educational product is characterized in the second chapter, in which technical and legal information about the billing system and the tariff structure of water bills in the State of Bahia are displayed, so that we are able to present the proposed activity. The educational product is structured in three stages. The first step of the activity is to understand and discuss general aspects and characteristics of the water bills brought by students. The second part of the activity intends, based on the teaching-learning-assessment through Problem Solving methodology, to prompt students to think about functional relationships associated with the context of the water bills, by seeking to relate the volume of water consumed and the amount paid for each range of consumption to piecewise functions. The third, and last, stage of the activity consists of building a water bill simulator in an electronic spreadsheet program, thus resuming the analyzes carried out in previous activities. In the last chapter of this dissertation, final remarks were made, followed by an appendix containing a brief tutorial on how to use some features of a spreadsheet program.
|
|
4
|
-
CELSO HENRIQUE MOTTA RIBEIRO
-
O USO DE DOBRADURAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SOBRE QUADRILÁTEROS NOTÁVEIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
Orientador : MARIANA CASSOL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
VÂNIA CRISTINA MACHADO
-
MARIANA CASSOL
-
RITA DE CASSIA DE JESUS SILVA
-
Data: 12/08/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O atual cenário de aprendizagem em Matemática na Educação Básica evidenciado pelos indicadores de educação como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) traz, cada vez mais, a necessidade de uma transformação na abordagem dos conteúdos de Matemática na sala de aula. É relevante destacar a importância do papel do professor nesse processo de transformação, adotando práticas pedagógicas que contribuam com a melhoria do ensino. Nesse contexto, os materiais manipuláveis podem auxiliar no processo de aprendizagem, pois além de facilitarem a visualização de objetos, contribuem para aulas mais dinâmicas, divertidas e interativas, auxiliando os estudantes no desenvolvimento do raciocínio e associação com objetos do dia a dia. O presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática sobre quadriláteros notáveis pautada no uso das técnicas de dobraduras como ferramenta de aprendizagem sobre Matemática. A atividade inicia com uma proposta de avaliação diagnóstica de modo a auxiliar na detecção de dificuldades relacionadas ao conteúdo, passando pela organização dos recursos, o passo a passo do material manipulável com os estudantes e finalizando com uma sugestão de avaliação de aprendizagem.
-
Mostrar Abstract
-
The current learning scenario in Mathematics in Basic Education evidenced by education indicators such as the National Secondary Education Examination and the Basic Education Assessment System increasingly brings the necessity of a transformation in the way of approach the Math in the classroom. It is important to point out the importance of the teacher's role in this transformation process, adopting pedagogical practices that contribute to the improvement of Mathematics teaching. In this context, manipulable materials can help in the learning process, because they can facilitate the visualization of objects, and contribute to more dynamic, fun and interactive classes, helping students to develop their reasoning and association with everyday objects. This work presents a proposal for a didactic sequence on remarkable quadrilaterals based on the use of folding techniques as a learning tool on Mathematics. The activity starts with a proposal for diagnostic assessment in order to help in the detection of difficulties related to the content, going through the organization of resources, the step-by-step material that can be manipulated with students and ending with a suggestion for learning assessment.
|
|
5
|
-
CELSO HENRIQUE MOTTA RIBEIRO
-
O USO DE DOBRADURAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SOBRE QUADRILÁTEROS NOTÁVEIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
Orientador : MARIANA CASSOL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SUSAN WOUTERS
-
MARIANA CASSOL
-
RITA DE CASSIA DE JESUS SILVA
-
Data: 12/08/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O atual cenário de aprendizagem em Matemática na Educação Básica evidenciado pelos indicadores de educação como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) traz, cada vez mais, a necessidade de uma transformação na abordagem dos conteúdos de Matemática na sala de aula. É relevante destacar a importância do papel do professor nesse processo de transformação, adotando práticas pedagógicas que contribuam com a melhoria do ensino. Nesse contexto, os materiais manipuláveis podem auxiliar no processo de aprendizagem, pois além de facilitarem a visualização de objetos, contribuem para aulas mais dinâmicas, divertidas e interativas, auxiliando os estudantes no desenvolvimento do raciocínio e associação com objetos do dia a dia. O presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática sobre quadriláteros notáveis pautada no uso das técnicas de dobraduras como ferramenta de aprendizagem sobre Matemática. A atividade inicia com uma proposta de avaliação diagnóstica de modo a auxiliar na detecção de dificuldades relacionadas ao conteúdo, passando pela organização dos recursos, o passo a passo do material manipulável com os estudantes e finalizando com uma sugestão de avaliação de aprendizagem.
-
Mostrar Abstract
-
The current learning scenario in Mathematics in Basic Education evidenced by education indicators such as the National Secondary Education Examination and the Basic Education Assessment System increasingly brings the necessity of a transformation in the way of approach the Math in the classroom. It is important to point out the importance of the teacher's role in this transformation process, adopting pedagogical practices that contribute to the improvement of Mathematics teaching. In this context, manipulable materials can help in the learning process, because they can facilitate the visualization of objects, and contribute to more dynamic, fun and interactive classes, helping students to develop their reasoning and association with everyday objects. This work presents a proposal for a didactic sequence on remarkable quadrilaterals based on the use of folding techniques as a learning tool on Mathematics. The activity starts with a proposal for diagnostic assessment in order to help in the detection of difficulties related to the content, going through the organization of resources, the step-by-step material that can be manipulated with students and ending with a suggestion for learning assessment.
|
|