Dissertações/Teses

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2024
Dissertações
1
  • LOURIVALDO LACERDA DA CUNHA FILHO
  • Lugares Geométricos na Educação Básica: uma Proposta de Ensino com o Aporte do GeoGebraBook

  • Orientador : ANDRE LUIS GODINHO MANDOLESI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIS GODINHO MANDOLESI
  • VINICIUS MOREIRA MELLO
  • ADRIANO PEDREIRA CATTAI
  • Data: 23/01/2024

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  • O presente trabalho trata-se de uma proposta de ensino sobre o tema Lugares Geométricos, voltada para professores da Educação Básica, e elaborada com o auxílio do software GeoGebra e da plataforma online GeoGebraBook. Contextualizada e interativa, tal proposta busca, através da Investigação Matemática e dos recursos da Geometria Dinâmica, explorar o tema em questão, de maneira gradual e amena, sem perder de vista o rigor matemático, e colocando o leitor (professor/aluno) como agente ativo no processo de aprendizagem. Procurou-se dividi-la em duas partes: uma que atendesse ao Ensino Fundamental, composta dos lugares geométricos básicos (circunferência, mediatriz, bissetriz, par de paralelas e arco capaz), além do método dos lugares geométricos e dos pontos notáveis de um triângulo (circuncentro, incentro, baricentro e ortocentro); e a outra, que atendesse ao Ensino Médio, referente ao estudo das cônicas (elipse, hipérbole e parábola), explorando de maneira didática suas respectivas definições, elementos, excentricidades, bem como as formas de construção e, também, o método dos lugares geométricos. 


  • Mostrar Abstract
  • The present work is a teaching proposal about the theme of Geometric Loci, aimed at Basic Education teachers and developed with the assistance of the software GeoGebra and the online platform GeoGebraBook. Contextualized and interactive, this proposal seeks, through Mathematical Investigation and Dynamic Geometry resources, to explore the theme in question gradually and softly, without losing sight of mathematical rigor, and placing the reader (teacher/student) as an active agent in the learning process. It was divided into two parts: one addressing Elementary Education, composed of basic
    geometric loci (circle, perpendicular bisector, angle bisector, pair of parallel lines, and arc capable), as well as the method of geometric loci and the notable points of a triangle (circumcenter, incenter, barycenter, and orthocenter); and the other addressing High School, related to the study of conics (ellipse, hyperbola, and parabola), exploring their respective definitions, elements, eccentricities, as well as construction methods, and also the method of geometric loci. It is worth noting that the work was substantially developed in the field of Synthetic Geometry, where, through the properties of geometric figures and the relationships between their elements, the beauty of Geometry is highlighted.

2
  • GILBSON JOSE VELASCO SOUZA FILHO
  • CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASEADAS NO DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CONJUNTOS E ANÁLISE COMBINATÓRIA

  • Orientador : MARIANA CASSOL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELAINE FERREIRA ROCHA
  • GRACA LUZIA DOMINGUEZ SANTOS
  • MARIANA CASSOL
  • Data: 14/03/2024

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  • A dissertação tem como objetivo principal descrever e propor práticas inclusivas para o ensino de Conjuntos e Análise Combinatória, fundamentadas nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). O enfoque da proposta é construir e desenvolver práticas pedagógicas inclusivas para o ensino de Matemática, considerando a diversidade presente em sala de aula. O trabalho inicia com uma introdução sobre o tema da inclusão escolar, abordando as definições de adaptação, legislações pertinentes e a importância do DUA, juntamente com os princípios e diretrizes que orientam sua aplicação em sala de aula. Destaca-se também o papel crucial do professor de Matemática no processo de inclusão.

    Após a contextualização do DUA, o trabalho concentra-se nas propostas pedagógicas para o ensino de Conjuntos e Análise Combinatória no Ensino Médio. Isso inclui a elaboração de materiais didáticos e o planejamento de práticas variadas para aplicação em sala de aula. O texto destaca a importância da observação constante da dinâmica entre o ensino e a aprendizagem por parte do professor, avaliando a compreensão dos estudantes, a pertinência dos exemplos e os problemas apresentados. Conforme preconizado pelo DUA, a participação, a motivação e o engajamento dos estudantes são cruciais para garantir a efetividade do processo de aprendizagem.

    O desenvolvimento do trabalho explora como as propostas pedagógicas podem facilitar o ensino e aprendizagem de Matemática para todos os estudantes, possibilitando a compreensão de conceitos, resolução de problemas e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no cotidiano. Conclui-se que as propostas apresentadas podem servir de inspiração para outros professores, contribuindo para a promoção da aprendizagem inclusiva de todos os estudantes, independentemente de serem Público Alvo da Educação Especial (PAEE) ou não.


  • Mostrar Abstract
  • The main objective of the work is to describe and propose inclusive practices for teaching Sets and Combinatorial Analysis, based on the principles of Universal Design for Learning (UDL). The focus of the proposal is to build and develop inclusive pedagogical practices for teaching mathematics, considering the diversity present in the classroom. The work begins with an introduction to the topic of school inclusion, addressing the definitions of adaptation, relevant legislation and the importance of UDL, together with the principles and guidelines that guide its application in the classroom. The crucial role of the mathematics teacher in the inclusion process is also highlighted.

    After contextualizing the DUA, the work focuses on pedagogical proposals for teaching Sets and Combinatorial Analysis in High School. This includes the development of teaching materials and the planning of varied practices for application in the classroom. The text highlights the importance for the teacher to constantly observe the dynamics between teaching and learning, evaluating students' understanding, the relevance of examples and the problems presented. As recommended by the DUA, student participation, motivation and engagement are crucial to ensuring the effectiveness of the learning process.

    The development of the work explores how pedagogical proposals can facilitate the teaching and learning of mathematics for all students, enabling the understanding of concepts, problem solving and the practical application of knowledge acquired in everyday life. It is concluded that the proposals presented can serve as inspiration for other teachers, contributing to the promotion of inclusive learning for all students, regardless of whether they are People with Disabilities or not.

3
  • MARIA HORTÊNCIA MACHADO CARNEIRO
  • MÉTODO DE NEWTON-RAPHSON E RAÍZES DE FUNÇÕES POLINOMIAIS UTILIZANDO TECNOLOGIAS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO.

  • Orientador : JUAN ANDRES GONZALEZ MARIN
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JUAN ANDRES GONZALEZ MARIN
  • MARIANA CASSOL
  • ADRIANO PEDREIRA CATTAI
  • Data: 27/03/2024

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  • O presente trabalho apresenta uma sequência didática elaborada e aplicada em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, e utiliza o Método de Newton-Raphson para obtenção da aproximação de raízes de funções polinomiais de diferentes graus. Como ferramentas de auxílio a esta empreitada, foram utilizadas algumas Tecnologias Digitais na Educação, por meio do software do Geogebra e de planilhas eletrônicas do Microsoft Excel, bem como seus respectivos aplicativos para construção de gráficos e planilhas (GEOGebra e Excel). Desta forma, pode-se perceber que o uso de Sequências Didáticas nas aulas de matemática, neste trabalho especificamente no estudo das raízes de funções polinomiais e do Método de Newton, é uma possibilidade de ensino enriquecedora e satisfatória. Percebe-se também que uso das tecnologias educacionais se faz um forte aliado na resolução de diversos problemas matemáticos, possibilitando estudos de conteúdos um pouco mais avançados do que os regularmente apresentados no Ensino Médio, como no presente trabalho.


  • Mostrar Abstract
  • The present work presents a didactic sequence elaborated and applied in a second year of high school and uses the Newton-Raphson Method to obtain the approximation of roots of polynomial functions of different degrees. As tools to assist in this endeavor, some Digital Technologies in Education were used, through the Geogebra software and Microsoft Excel spreadsheets, as well as their respective applications for the construction of graphs and spreadsheets (GEOGebra and Excel). Thus, it can be seen that the use of Didactic Sequences in mathematics classes, in this work specifically in the study of the roots of polynomial functions and Newton's Method, is an enriching and satisfying teaching possibility. It is also noticed that the use of educational technologies is a strong ally in the resolution of several mathematical problems, enabling studies of contents a little more advanced than those regularly presented in High School, as in the present work.

4
  • MARCELO NASSER SALGUEIRO
  • Educação para Investimentos no Ensino Médio

  • Orientador : VINICIUS MOREIRA MELLO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOILSON OLIVEIRA RIBEIRO
  • MARIA RACHEL PINHEIRO PESSOA PINTO DE QUEIROZ
  • ROBERTO SANT ANNA SACRAMENTO
  • VINICIUS MOREIRA MELLO
  • Data: 18/04/2024

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  • O assunto Investimentos é muito vivo nas mídias sociais, porém no Ensino Médio é algo praticamente inexistente. Ao mesmo tempo que esse assunto é abordado por ``influenciadores'', os alunos em sala de aula estão cegos com relação a esse conteúdo. Não adianta ``estudar para ter uma vida melhor'' se o que fazer com esse dinheiro suado é totalmente negligenciado pela própria pessoa. Desta forma, a importância do ensino de investimentos no ensino médio se torna cada dia mais importante, para que alunos não fiquem apenas com o conteúdo dos ``influenciadores '' e para que possam saber o que fazer com seu dinheiro. Para estimular o aluno, foi criada uma ferramenta no GeoGebra para que o aluno possa, graficamente, observar a evolução do dinheiro no tempo e aprender a tomar decisões financeiras mais corretas.


  • Mostrar Abstract
  • The subject of Investments is very lively on social media, but in high school it is practically non-existent. At the same time that this subject is addressed by ``influencers'', students in the classroom are blind to this content. There is no point ``studying to have a better life'' if what to do with that hard-earned money is totally neglected by the person themselves. In this way, the importance of teaching investments in high school becomes more important every day, so that students are not just left with the content of ``influencers'' and so that they can know what to do with their money. To encourage the student, a tool was created in GeoGebra so that the student can graphically observe the evolution of money over time and learn how to make more correct financial decisions.

5
  • NARA CRISTINA MOREIRA TORRES
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: o uso da Geometria na construção de um espaço de lazer na comunidade escolar

  • Orientador : ANDRE LUIS GODINHO MANDOLESI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIS GODINHO MANDOLESI
  • GRACA LUZIA DOMINGUEZ SANTOS
  • ROSEMEIRE DE FÁTIMA BATISTELA
  • Data: 26/04/2024

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  • Esta dissertação apresenta uma possibilidade para o ensino e a aprendizagem da geometria por meio da abordagem Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). O estudo é caracterizado por uma pesquisa de natureza aplicada, permeada por uma abordagem descritiva e análise de conteúdo, com a adoção de métodos qualitativos. Estes foram empregados para investigar a implementação de uma atividade conduzida com alunos do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola pública, durante a qual desenvolveram um projeto para a criação de um parque infantil na área de lazer da escola, visando beneficiar toda a comunidade local. Ao embarcarem nessa missão, os alunos aplicaram seus conhecimentos matemáticos, particularmente geométricos, tanto os já adquiridos quanto aqueles desenvolvidos durante o processo de elaboração do projeto. Além da meticulosa observação de todo o processo de estudo, discussão e produção, foram administrados questionários avaliativos para permitir que os alunos expressassem suas percepções e experiências ao longo do projeto. Esses questionários foram fundamentais para a análise dos dados, revelando que a ABP é uma metodologia que pode enriquecer o ensino e a aprendizagem da geometria, promovendo o engajamento dos alunos, o trabalho colaborativo e a aquisição de conhecimentos para
    lidar com questões do cotidiano para além do ambiente escolar.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation presents a possibility for teaching and learning geometry through the Project-Based Learning (PBL) approach. The study is characterized by research of an applied nature, permeated by a descriptive approach and content analysis, with the adoption of qualitative methods. These methods were employed to investigate the implementation of an activity conducted with 9th-grade students in elementary school, in a public school, during which they developed a project for the creation of a playground in the school’s leisure area, aiming to benefit the entire local community. As they embarked on this mission, students applied their mathematical knowledge, particularly geometric, both those already acquired and those developed during the project’s elaboration process. In addition to the meticulous observation of the entire study, discussion, and production process, evaluative questionnaires were administered to allow students to express their perceptions and experiences throughout the project. These questionnaires were fundamental for data analysis, revealing that PBL is a methodology that can enrich the teaching and learning of geometry, promoting student engagement, collaborative work, and the acquisition of knowledge to deal with everyday issues beyond the school environment.

6
  • JOÃO CARLOS DOS ANJOS CARDOSO
  • Aspectos Semióticos na Produção de Animações Matemáticas

  • Orientador : VINICIUS MOREIRA MELLO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • KLEYBER MOTA DA CUNHA
  • MARIDETE BRITO CUNHA FERREIRA
  • VINICIUS MOREIRA MELLO
  • Data: 15/05/2024

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  • Este trabalho integra à temática ensino de matemática três temas que mantêm, entre si, um diálogo mais atual do que nunca: filosofia da matemática, semiótica e recursos computacionais no ensino. Isso se justifica pelo fato de, em todos os níveis de ensino, a matemática ser uma área na qual os estudantes ainda apresentam uma considerável dificuldade de aprendizagem e pelo fato de existirem muitos trabalhos em educação matemática apontando o uso de recursos computacionais como um auxiliar na resolução dessas dificuldade, embora isso, por si só, não seja suficiente para resolver o problema. O fato de as crianças, adolescentes e  jovens já serem nativos digitais pode explicar essa importância. Mas compreender as dificuldades no aprendizado do conhecimento matemático implica, sem duvida, compreender o que é esse conhecimento matemático, isto é, sua natureza, que é abstrata. A Teoria dos Registros de Representação Semiótica discorre muito bem sobre isso e enfatiza sua  relação com a aprendizagem em matemática. Então esses temas são, de modo lógico e coeso, abordados e integrados no trabalho, até serem aplicados à analise do produto educacional associado ao mesmo, que corresponde a animações envolvendo representações de alguns conceitos aritméticos e algébricos, desenvolvidas a partir de algoritmos computacionais em linguagem Python, com uso da biblioteca Manim. Neste trabalho, o novo recurso que possibilita usar códigos Python para fazer construções no GeoGebra também é usado para fazer animações da mesma natureza, de um modo de melhor usabilidade em sala de aula pelo professor leitor, encerrando o trabalho.


  • Mostrar Abstract
  • This work integrates three themes into the teaching of mathematics that maintain a more current dialogue with each other than ever before: philosophy of mathematics, semiotics and computational resources in teaching. This is justified by the fact that, at all levels of education, mathematics is an area in which students still have considerable learning difficulties and by the fact that there are many works in mathematics education pointing to the use of computational resources as an aid in resolution of these difficulties, although this, in itself, is not enough to solve the problem. The fact that children, teenagers and young people are already digital natives may explain this importance. But understanding the difficulties in learning mathematical knowledge undoubtedly implies understanding what this mathematical knowledge is, that is, its nature, which is abstract. The theory of semiotic representation registers discusses this very well and emphasizes its relationship with learning in mathematics. Then these themes are, in a logical and cohesive way, addressed and integrated into the work, until they are applied to the analysis of the educational product associated with it, which corresponds to animations involving representations of some arithmetic and algebraic concepts, developed from computational algorithms in language Python, using the Manim library.The new feature that allows the use of Python codes to make constructions in GeoGebra is also used to make animations of the same nature, in a way of better usability in the classroom by the reading teacher, ending the work.

7
  • ROBERTO ROSA DA PAIXÃO
  • Aprendizagem Significativa no Ensino de Simetrias: Uma Aplicação para o 7º Ano do Ensino Fundamental

  • Orientador : JOSE NELSON BASTOS BARBOSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE NELSON BASTOS BARBOSA
  • JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
  • TELES ARAUJO FERNANDES
  • Data: 10/06/2024

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  • O ensino de simetria é uma temática muito importante, pois a mesma está presente em muitas situações da vida diária e, portanto, é de fundamental importância que os alunos aprendam a identificá-la, pois isso pode contribuir inclusive com a aprendizagem de outros conteúdos. O objetivo deste trabalho é propor um ensino de simetrias baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, onde os alunos aprendam relacionando o novo conhecimento com os conhecimentos preexistentes em sua estrutura cognitiva. Neste trabalho é apresentada uma sequência de atividades de simetria, proposta para ser desenvolvida em sala de aula de alunos do 7º ano do ensino fundamental com a utilização do software de geometria dinâmica GeoGebra. Esse ensino de simetrias baseado na aprendizagem significativa e aplicado a partir de construções no GeoGebra facilita a construção e transformação das figuras geométricas e o entendimento das coordenadas cartesianas.


  • Mostrar Abstract
  • The teaching of symmetry is a very important theme, because it is present in many situations in everyday life and, therefore, it is of fundamental importance that students learn to identify it, because it can contribute even with the learning of other content. The objective of this paper is to propose a teaching of symmetries based on David Ausubel’s theory of meaningful learning, where students learn by relating new knowledge to pre existing knowledge in their cognitive structure. In this paper a sequence of symmetry activities is presented, proposed to be developed in the classroom of 7th grade students using the dynamic geometry software Geogebra. This teaching of symmetry based on meaningful learning and applied from constructions in Geogebra facilitates the construction and transformation of geometric figures and the understanding of Cartesian coordinates.

8
  • LEANDRO DA SILVA DE MATTOS
  • ARITMÉTICA DA SOMA DOS DÍGITOS E UMA PROPOSTA PARA ENSINO USANDO PADRÕES

  • Orientador : JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLAUDIA RIBEIRO SANTANA
  • JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
  • VINICIUS MOREIRA MELLO
  • Data: 11/06/2024

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo o processo de ensino-aprendizagem da soma dos dígitos que equivale a aritmética modulo 9, criando Padrões (figuras geométricas ) com as somas de dígitos. Sendo que usamos e com o auxílio do GeoGebra para fazer as figuras.    Embora o ensino dos padrões seja um desafio para os docentes, este artigo visa compartilhar a metodologia adotada, a fim de contribuir para uma experiência prática em sala de aula.  


  • Mostrar Abstract
  • This work has as it´s main objective the processo of teaching and learning of the Digit Suma arithmetic , which is equivalent to arithmetic module 9 , creating patterns (geometric figures) with the sums of digits. We used and with the help of GeoGebra to make the figures. Although teaching the o patterns is a challenge for teachers, this article aims to share the methodology adopted in order to contribute to practical experience in the classroom.

9
  • HENRIQUE PLÍNIO SANTOS RIOS
  • TRANSFORMANDO QUESTÕES DO ENEM DE PROPORCIONALIDADE EM ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO: UM EXPERIMENTO COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

  • Orientador : GRACA LUZIA DOMINGUEZ SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELAIS CIDELY SOUZA MALHEIRO
  • GRACA LUZIA DOMINGUEZ SANTOS
  • JAMILLE VILAS BOAS DE SOUZA
  • Data: 11/07/2024

  • Mostrar Resumo
  • Essa dissertação visa  apresentar a elaboração e implementação de uma ferramenta pedagógica, um Produto Educacional, no qual questões do ENEM, que têm a proporcionalidade como base resolutiva, foram abertas em Atividades Investigativas. O referido produto pode ser aplicado não apenas  em  turmas do Ensino Médio, mas também nas séries finais do Ensino Fundamental, em razão de ser nessa etapa escolar que se aborda o tema proporcionalidade. O conteúdo e a abordagem de ensino inovadora escolhidos visam contribuir para aprimorar a compreensão dos alunos sobre questões do ENEM que podem ser resolvidas através da proporcionalidade, visto que a literatura  relata dificuldades na interpretação de tais questões. Durante a implementação do Produto Educacional verificou-se que apesar do estranhamento inicial dos alunos com tarefas de teor investigativo, gradativamente eles aceitaram o convite, perceptível pelo   aumento de interesse e engajamento para conclusão das atividades. Dessa forma,  estabeleceu-se um ambiente de aprendizagem cooperativo, com o envolvimento de todos os atores envolvidos (alunos/alunos e alunos/professor), no qual o professor atuou como mediador e os discentes como protagonistas do processo educativo. 


  • Mostrar Abstract
  • This paper intends to introduce the elaboration and execution of one standard pedagogical tool, an Educational Product, which concerns about questions from ENEM, it has the proportionality in mathematics teaching as the answer base, for this reason these questions were used at Researching Activities. This study experience can be used not only in High School groups, but also in ending grades of elementary schools, because proportionality in Mathematics is common to start at this final educational process.  The subject and the approach of this innovative teaching that were selected they goal to contribute and improve the student’s comprehension about ENEM’s question. And these questions were focused on proportionality, because the literature demonstrates the misunderstanding that happens among the students. Along the implementation of this Educational Tool was verified an initial weirdness because it was an investigative task, but progressively the students accepted this request, and it was perceptible because the students showed their contribution and they committed themselves to complete the tasks. In this way, a collaborative learning environment was formed with all actors that were participating of this pedagogical tool (students/students and students/teacher), whereupon the teacher acted as a mediator and the students as protagonist inside this educational process.  

2023
Dissertações
1
  • Diana da Cruz Souza
  • Desenvolvimento de Jogos no GeoGebra

  • Orientador : VINICIUS MOREIRA MELLO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADELAILSON PEIXOTO
  • MARIANA CASSOL
  • VINICIUS MOREIRA MELLO
  • Data: 31/03/2023

  • Mostrar Resumo
  • Uma das maneiras de atrair o interesse dos estudantes para a matemática é a utilização de jogos. Como os alunos estão cada vez mais imersos em um mundo tecnológico, faz sentido pensar também na utilização de jogos digitais matemáticos. O desenvolvimento de jogos digitais, entretanto, tende a ser um processo complexo e multidisciplinar, sendo aparentemente uma tarefa difícil de ser realizada por um único professor. Mas será mesmo que é tão difícil assim? O objetivo do presente trabalho é mostrar que, com algum esforço, qualquer professor de matemática pode criar, adaptar e compartilhar jogos digitais matemáticos usando uma ferramenta gratuita, de fácil utilização e amplamente disseminada: o aplicativo GeoGebra. A ideia principal é entender os princípios básicos do GeoGebra e identificar algumas poucas técnicas que aparecem frequentemente em jogos.


  • Mostrar Abstract
  • One of the ways to attract students' interest in mathematics is the use of games. As students are increasingly immersed in a technological world, it makes sense to also think about using digital mathematical games. The development of digital games, however, tends to be a complex and multidisciplinary process, apparently being a difficult task to be performed by a single teacher. But is it really that difficult? The objective of this work is to show that, with some effort, any mathematics teacher can create, adapt and share mathematical digital games using a free, easy-to-use and widely disseminated tool: the GeoGebra application. The main idea is to understand the basic principles of GeoGebra and identify a few techniques that appear frequently in games.

2
  • Rafael Marques de Oliveira
  • Construção de produtos educacionais na forma de jogos digitais no google forms no estilo escape room. 

  • Orientador : EVANDRO CARLOS FERREIRA DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EVANDRO CARLOS FERREIRA DOS SANTOS
  • PERFILINO EUGENIO FERREIRA JUNIOR
  • ADRIANO PEDREIRA CATTAI
  • Data: 14/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • A matemática é frequentemente temida e estigmatizada pelos estudantes, tornando crucial a busca por estratégias mais eficazes para abordá-la. Nesse contexto, o uso de jogos e gamificação surge como uma estratégia de ensino na educação, visando compreender sua eficácia e aplicação pedagógica. Acredita-se que os jogos possuem um potencial significativo para engajar e motivar os alunos, proporcionando um ambiente de aprendizagem mais atrativo e dinâmico. 


  • Mostrar Abstract
  • Mathematics is often feared and stigmatized by students, making the search for more effective strategies to approach it crucial. In this context, the use of games and gamification emerges as a teaching strategy in education, aiming to understand its effectiveness and pedagogical application. It is believed that games have a significant potential to engage and motivate students, providing a more attractive and dynamic learning environment.

3
  • Hugo Gabriel Rodrigues de Souza
  • Álgebra Vetorial no Ensino Médio para o Ensino da Física

  • Orientador : JOSE NELSON BASTOS BARBOSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
  • JOSE NELSON BASTOS BARBOSA
  • JORGE COSTA DO NASCIMENTO
  • Data: 20/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • O ensino de Física para o ensino médio sempre encontra diversos desafios no processo de ensino-aprendizagem. Pode-se elencar alguns fatores, desde intrínsecos aos agentes (como a falta de bagagem nas séries passadas por estudantes e a descontinuada formação docente) à fatores políticos (estrutura física da escola, diferença de currículo). Mas, o próprio caráter dos tópicos de física também contribuem como um grande desafio a ser superado nos livros didáticos, quer pela sua apresentação anacrônica dos conceitos quer pela apresentação compartimentada dos tópicos abordados. As grandezas vetoriais, frequentemente apresentadas no ano inicial mas trabalhadas durante todo o médio, são comumente apresentadas de formas diferentes que acabam por confundir os estudantes quanto a sua real natureza a depender da condução do decente no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, apresentar os conceitos primários da Álgebra Linear no ensino médio pode ser um meio de não somente adicionar uma nova bagagem de matemática como também facilitar a compreensão dos tópicos de física pelos estudantes, ainda mantendo o rigor teórico. Deste modo, este trabalho se debruça sobre este último ponto apresentado, que se objetiva demonstrar como o ensino de álgebra linear no ensino médio pode facilitar a condução do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Física. Ainda, busca também apresentar uma técnica didática para tal condução, que se sustenta no uso de tecnologias no ensino, na apresentação da calculadora gráfica Geogebra e suas funções para demonstração visual dos conceitos.


  • Mostrar Abstract
  • Physics teaching for high school always faces several challenges in the teaching-learning process. Some factors can be listed, from intrinsic to the agents (such as the lack of baggage in the series passed by students and discontinued teacher training) to political factors (physical structure of the school, difference in curriculum). But, the very nature of physics topics also contribute as a great challenge to be overcome in textbooks, whether for their anachronistic presentation of concepts or for the compartmentalized presentation of the topics covered. The vector quantities, often presented in the initial year but worked on throughout the entire high school, are commonly presented in different ways that end up confusing students as to their real nature depending on the conduct of decent in the teaching-learning process. For this, presenting the primary concepts of Linear Algebra in high school can be a means of not only adding new mathematics baggage but also facilitating the understanding of physics topics by students, while still maintaining theoretical rigor. Thus, this work focuses on this last point presented, which aims to demonstrate how the teaching of linear algebra in high school can facilitate the conduction of the teaching-learning process in the discipline of Physics. Still, it also seeks to present a didactic technique for such conduction, which is based on the use of technologies in teaching, in the presentation of the Geogebra graphing calculator and its functions for visual demonstration of the concepts.

4
  • DAIANE SOUZA MACHADO
  • REPRESENTAÇÃO DECIMAIS DOS NÚMEROS RACIONAIS E  A TEORIA DOS GRUPOS - UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO

  • Orientador : JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
  • RITA DE CASSIA DE JESUS SILVA
  • CLAUDIA RIBEIRO SANTANA
  • Data: 28/11/2023

  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho vamos apresentar  a relação entre a representação decimal de um número racional com o teoria dos grupos principalmente grupos, subgrupos, classes laterais, ordem de um grupo  e teoria de Lagrange. Vamos apresentar uma proposta de ensino com a relação dos assuntos abstrato com a transformação de números racionais em decimais.


  • Mostrar Abstract
  • In this work we will present the relationship between the decimal representation of a rational number with group 
    theory, mainly groups, subgroups, side classes, order of a group and Lagrange theory. 
    We will present a teaching proposal relating abstract subjects to the transformation of rational numbers into decimals.
5
  • JOSÉ JORGE FERREIRA DOS SANTOS
  • Problemas de Apolônio: uma Abordagem Algébrica com Auxílio do Computador

  • Orientador : VINICIUS MOREIRA MELLO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • VINICIUS MOREIRA MELLO
  • SIMONE MARIA DE MORAES
  • MOACYR ALVIM HORTA BARBOSA DA SILVA
  • Data: 01/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • Problemas de tangência envolvendo pontos, retas e circunferências no plano, tais como o célebre Problema de Apolônio, podem ser formulados e resolvidos, de forma conceitualmente simples, usando-se nada mais do que álgebra do ensino médio. Entretanto, os cálculos necessários podem ser trabalhosos e sujeitos a erro, tornando a abordagem algébrica menos atraente. Neste trabalho, vamos investigar como a álgebra dos ciclos e um sistema de álgebra computacional (a Janela CAS do GeoGebra) podem ser usados para nos auxiliar na resolução desses problemas. Também veremos como as possibilidade de visualização do GeoGebra podem ser usadas para se entender melhor a relação entre álgebra e geometria.


  • Mostrar Abstract
  • Tangency problems involving points, lines and circles in the plane, such as the famous Problem of Apollonius, can be formulated and solved, in a conceptually simple way, using nothing more than high school algebra. However, the necessary calculations can be laborious and prone to error, making the algebraic approach less attractive. In this work, we will investigate how the algebra of cycles and a computational algebra system (the GeoGebra CAS Window) can be used to help us solve these problems. We will also see how GeoGebra's visualization capabilities can be used to better understand the relationship between algebra and geometry.


6
  • Alene Alcântara Reis Silva
  • Triângulos com Lados Inteiros e Racionais: Uma
    Maneira de Trabalhar no Ensino Fundamental e
    Médio

  • Orientador : KLEYBER MOTA DA CUNHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • KLEYBER MOTA DA CUNHA
  • RITA DE CASSIA DE JESUS SILVA
  • ADRIANO PEDREIRA CATTAI
  • Data: 05/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • Nesse trabalho começamos estudando triângulos com lados inteiros cuja a área e o perímetro
    são relacionados. Depois mostramos que partindo de qualquer triângulo retângulo de lados
    racionais, por exemplo o triângulo (3, 4, 5) com área 6, usamos a geometria euclidiana para
    mostrar que existem infinitos outros triângulos retângulos de lados racionais da mesma
    área. Mostramos ainda que o conjunto de todos esses triângulos de uma determinada área
    é gerado finitamente sob a nossa construção geométrica. Essas áreas são conhecidas como
    “números congruentes” e têm uma história rica.


  • Mostrar Abstract
  • In this work we begin by studying triangles with integer sides whose area and perimeter
    are related. We also show that starting from any given rational-sided, right triangle, for
    example the (3,4,5)-triangle with area 6, we use Euclidean geometry to show that there
    are infinitely many other rational-sided, right triangles of the same area. We show further
    that the set of all such triangles of a given area is finitely generated under our geometric
    construction. Such areas are known as “congruent numbers” and have a rich history

2022
Dissertações
1
  • CARLOS ALBERTO MOTA SANTOS FILHO
  • Uma proposta para encontrar raízes de funções utilizando os métodos numéricos da bisseção e de Newton-Raphson no ensino médio.

  • Orientador : JOSE NELSON BASTOS BARBOSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE NELSON BASTOS BARBOSA
  • JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
  • JORGE COSTA DO NASCIMENTO
  • Data: 18/02/2022

  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho, apresentaremos uma proposta de ensino dos métodos numéricos da bisseção e de Newton-Raphson para os alunos do ensino médio. Inicialmente, estudaremos algumas formas de encontrar raízes reais de funções polinomiais. Posteriormente, abordaremos superficialmente o conceito de funções contínuas e descreveremos de forma intuitiva o Teorema do Valor Intermediário. Finalmente, apresentaremos os métodos numéricos sem utilizar o conceito formal de derivadas como se aprende no ensino superior. Nas aplicações de cada métodos, utilizaremos o processo iterativo para encontrar soluções aproximadas e compararemos estes resultados com os encontrados no software Geogebra.


  • Mostrar Abstract
  • In this work, we will present a proposal for teaching the numerical methods of bisection and Newton-Raphson for high school students. Initially, we will study some ways to find real roots of polynomial functions. Later, we will superficially approach the concept of continuous functions and intuitively describe the Intermediate Value Theorem. Finally, we will present numerical methods without using the formal concept of derivative as learned in higher education. In the applications of each method, we will use the corresponding iterative process to find approximate solutions and compare these results with those found in the Geogebra software.

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  • LÁZARO SILVA FRANÇA
  • A Matemática Forense na Educacao para o Trânsito

  • Orientador : VINICIUS MOREIRA MELLO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLAUDIA RIBEIRO SANTANA
  • MARIANA CASSOL
  • VINICIUS MOREIRA MELLO
  • Data: 11/03/2022

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  • Este trabalho trata do estudo da matemática aplicada na pericia em local de acidente de trânsito, visando a inclusão da Educação para o Trânsito nas componentes curriculares da educação básica, em prol de uma trânsito seguro para todos. O trabalho está assim dividido: o primeiro capítulo trata da importância de um trânsito seguro nas nossas estradas e o papel social de cada individuo neste contexto, do papel da perícia de acidente de trânsito, que realiza analises investigativas dos elementos técnicos encontrados e utiliza cálculos matemáticos envolvendo parâmetros cinemáticos visando a materialização das provas, e das estatísticas de trânsito, que apontam para o homem como agente causador na maioria dos acidentes nas estradas brasileiras, o que justifica a necessidade de ações de Educação para o Trânsito. No segundo capítulo, trabalha-se a modelagem matemática de alguns tipos de acidentes, especificamente aqueles que podem ser tratados com a física e a matemática do ensino médio. O terceiro capítulo propõe atividades a serem desenvolvidas com aplicativos do GeoGebra, em que se espera que ocorra o desenvolvimento cognitivo que estabeleça relações entre os conteúdos físico-matemáticos abordados, de forma que os estudantes tornem-se protagonistas da própria aprendizagem, ao se colocarem no papel de peritos de acidentes de trânsito.


  • Mostrar Abstract
  • This work deals with the study of mathematics applied in the investigation at the scene of a traffic accident, aiming at the inclusion of Traffic Education in the curricular components of basic education, in favor of traffic safety for all. The work is divided as follows: the first chapter deals with the importance of safe traffic on our roads and the social role of each individual in this context, the role of traffic forensics, which carries out investigative analyzes of the technical elements found and uses mathematical calculations involving kinematic parameters aiming at the materialization of the proofs, and traffic statistics, which point to the man as the causative agent in most accidents on brazilian roads, which justifies the need for Traffic Education actions. In the second chapter, we work on the mathematical modeling of some types of accidents, specifically those that can be treated with high school physics and mathematics. The third chapter proposes activities to be developed with GeoGebra applications, where it is expected that cognitive development will occur that establishes relationships between the physical-mathematical contents covered, so that students become protagonists of their own learning, by placing themselves in the role of traffic accident experts.

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  • ANA RITA DOS SANTOS BARBOSA
  • Sequência Didática - Estatística sob os princípios da Aprendizagem Criativa

  • Orientador : VINICIUS MOREIRA MELLO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • VINICIUS MOREIRA MELLO
  • PERFILINO EUGENIO FERREIRA JUNIOR
  • ELMARA PEREIRA DE SOUZA
  • Data: 05/08/2022

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  • Esta dissertação é o desdobramento do trabalho desenvolvido nas Residências de Aprendizagem Criativa promovida pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT) da Secretaria Estadual da Educação (SEC-BA). Aqui é apresentada uma proposta de sequência de aulas de Estatística que podem ser aplicadas em cursos dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio (disciplinas eletivas) ou nas aulas de Matemática (disciplina do ciclo básico). O roteiro foi embasado nos pilares "projetos, paixão, pessoas e brincar" preconizados pela Aprendizagem Criativa para envolver os estudantes em uma proposta pedagógica que utilize o conhecimento para refletir sobre a realidade da comunidade em que moram, descobrir as suas potencialidades e sonhar com melhorias.


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  • This dissertation is the unfolding of the work developed in the Creative Learning Residencies promoted by the Anísio Teixeira Institute (IAT) of the State Department of Education (SEC-BA). Here we present a proposal for a sequence of Statistics classes that can be applied in courses of the New High School Formative Itineraries (elective courses) or in Mathematics classes (basic cycle course). The script was based on the pillars "projects, passion, people and play" recommended by Creative Learning to involve students in a pedagogical proposal that uses knowledge to reflect on the reality of the community in which they live, discover their potential and dream of improvements.

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  • CARLOS BRUNO DE JESUS OLIVEIRA
  • UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSOCIADA À ETIMOLOGIA NA RE(CONSTRUÇÃO) E COMPREENSÃO DO CONCEITO DE ÃNGULO:  UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Orientador : GRACA LUZIA DOMINGUEZ SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANETE OTILIA CARDOSO DE SANTANA CRUZ
  • GRACA LUZIA DOMINGUEZ SANTOS
  • JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
  • Data: 23/11/2022

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  • Essa dissertação visa apresentar e analisar como um produto educacional que se compõe de uma Atividade Investigativa para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, associada ao uso da Etimologia, pode proporcionar a (re)construção e a compreensão do conceito de ângulo e algumas de suas particularidades. Este trabalho é composto por Introdução, quatro capítulos, considerações finais e um apêndice. Na Introdução, são apresentadas as trajetórias pessoal, profissional e acadêmica e motivações para a escolha do tema e de que forma elas se articulam até culminarem nessa dissertação, bem como um resumo de sua estrutura. No primeiro capítulo, é apresentada a fundamentação teórica – pedagógica e matemática, que alicerça o produto educacional desenvolvido. Em seguida, inicia-se uma breve discussão acerca dos conceitos de Investigação Matemática e de Atividade Investigativa, suas principais etapas e particularidades, além das contribuições trazidas pela Etimologia para a compreensão dos termos e conceitos matemáticos. Finalizando esse capítulo, é feita a exposição do conteúdo matemático abordado no produto educacional. O segundo capítulo é dedicado à caracterização do produto educacional. Em sua primeira parte, é explicitada a estrutura da Atividade Investigativa construída, com suas etapas e objetivos. Na segunda parte, são detalhados os perfis das turmas nas quais o produto educacional foi aplicado e o contexto da aplicação. Na terceira e última parte, é feita a descrição de como se deu a realização da atividade junto aos discentes. O terceiro capítulo é destinado aos aspectos metodológicos. São apresentados os elementos da Análise de Conteúdo, metodologia de análise de dados empregada na pesquisa, com adoção de etapas segundo propostas por Bardin (1977). O quarto capítulo é dedicado à análise dos dados, tratamento, inferência e interpretação dos resultados, conforme a fundamentação teórica e alinhado ao objetivo da pesquisa. No quinto e último capítulo são apresentadas as considerações finais. Após as referências, há um apêndice que traz, na íntegra, a estrutura da Atividade Investigativa desenvolvida e aplicada. Os dados obtidos e analisados possibilitaram inferir que as Atividades Investigativas, associadas á abordagem etimológica, proporcionaram aos discentes a re(construção) e a compreensão do conceito de ângulo e suas particularidades. Ao longo da aplicação das atividades, verificava-se o aumento progressivo do interesse e da compreensão dos estudantes acerca dos conceitos matemáticos abordados, na medida em que eram desafiados pelas tarefas propostas, coadunados pela mediação docente. Pelos seus objetivos, atividades propostas e resultados obtidos, essa pesquisa, além de poder contribuir para o Ensino da Matemática, também possui o potencial de incentivar o debruçar-se na busca por metodologias que visem aprimorar o ensino da Geometria.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation aim introduce and anslyze like a pedagogical product that consists of an investigative activity for sixth year studentes of elementary school, associated with the use of etymology, can provide the (re)construction and compremension of angle concept and some your particularities. This work is composed for introduction, four chapters, final considerations and an appendix. In the introduction , are apresented the personal, professional and academic trajectories and the motivations for the choice of theme and how do they connect untill culminsting in the dissertation, as well a sumary of the structure. In the first chapter ais introduce theoretical, pedagogical and mathematical foundation that support the educational product developmant. Then, start a soon discussion about of the concepts of math investigation and investigative activities, your stages and particulaties, allies there a contributions broughts by etymology for the comprehension of terms and concepts matematical. Finishing this chapter, it is made an exposure of matematical content addressed in the educational product. The second chapter is dedicated at educational product description. In the your first part, it is explaned te structure of the investigative activity built, with your stages and objectives. In the second part, are detailed the profiles of the classes in wich the educational product was applied and the context of the application. In the third and last part, it is made a description of how the activity was carried out with the students. The third chapter is dedicated to methodological aspects. The elements of Content Analysis, the data analysis methodology used in the research, are presented, with the adoption of steps according to those proposed by Bardin (1977). The fourth chapter is dedicated at data analysis, treatment, inference and interpretation of results, according to the theoretical foundation and aligned with the research objective. In the fifth and last chapter, the final considerations are presented. After the references, there is an appendix that brings, in full, the structure of the Investigative Activity developed and applied. The data obtained and analyzed made it possible to infer that the Investigative Activities, associated with the etymological approach, provided students with the re(construction) and understanding of the concept of angle and its particularities. Throughout the application of activities, there was a progressive increase in students’ interest and understanding of the mathematical concepts addressed, as they were challenged by the proposed tasks, supported by the teacher’s mediation. Due to its objectives, proposed activities and results obtained, this research, in addition to being able to contribute to the Teaching of Mathematics, also has the potential to

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  • Henrique de Almeida Santiago
  • Ensino de Matemática em uma Perspectiva Afrocêntrica através da Geometria Sona.

  • Orientador : SIMONE MARIA DE MORAES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SIMONE MARIA DE MORAES
  • CARLOS EDUARDO NOGUEIRA BAHIANO
  • ANA CELIA DA SILVA
  • ELIANE COSTA SANTOS
  • Data: 22/12/2022
    Ata de defesa assinada:

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  • Nesta dissertação abordamos temas relacionadas ao ensino de matemática que dialogam com a Lei 10.639/03 que é um importante instrumento educacional na luta contra o racismo no Brasil, com o objetivo de apresentar uma forma de ensino de matemática em uma perspectiva afrocêntrica através da Geometria Sona. Utilizamos como base teórica a Afrocentricidade, que procura colocar os africanos como elementos centrais de sua história. Antes da construção das atividades trouxemos uma discussão bastante importante sobre a presença africana na história da matemática, e como essas matemáticas podem ser utilizadas como forma de ensino, apresentamos também uma discussão sobre a Lei 10.639/03, trazendo as contribuições do movimento negro brasileiro para sua criação e implementação. Finalizamos a dissertação apresentando as atividades de ensino de matemática que foram desenvolvidas utilizando a Geometria Sona.


  • Mostrar Abstract
  • In this dissertation we address issues related to the teaching of mathematics that dialogue with the Law 10.639/03 which is an important educational tool in the fight against racism in Brazil, aiming to present a way to teach mathematics in an Afrocentric perspective through Sona Geometry. We used Afrocentricity as a theoretical basis, which seeks to place Africans as central elements of their history. Before the construction of the activities we brought a very important discussion about the African presence in the history of mathematics, and how these mathematics can be used as a form of teaching, we also presented a discussion about the Law 10.639/03, bringing the contributions of the black Brazilian movement for its creation and implementation. We concluded the dissertation by presenting the math teaching activities that were developed using Sona Geometry.

2021
Dissertações
1
  • ANA CAROLINA RIBEIRO RAMOS
  • SketchUp - Uma ferramenta útil para o ensino de matemática aplicada em projetos

  • Orientador : JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
  • ANDRE LUIS GODINHO MANDOLESI
  • VINICIUS MOREIRA MELLO
  • CLAUDIA RIBEIRO SANTANA
  • Data: 01/03/2021

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  • A matemática é uma importante área do conhecimento humano, e embora os estudantes reconheçam seu valor e a necessidade de aprender seus conceitos e propriedades, muitos consideram esse aprendizado uma tarefa entediante, difícil de desempenhar e muitas vezes sem sentido. Um dos motivos que embasam essas convicções está relacionado ao fato de que a matemática tratada nas escolas tem foco essencialmente abstrato e desconectado do cotidiano. Com o objetivo de contribuir para que os estudantes vençam essas dificuldades, encontrem conexão entre o que aprendem e o que é útil para o seu dia a dia, desconstruam concepções negativas e desenvolvam prazer pelo aprendizado, o presente trabalho traz uma proposta de ensino e aprendizagem de conteúdos da matemática pautada num contexto em que as tecnologias da informação e comunicação naturalmente fazem parte da vida desses estudantes. A proposta utiliza o software SketchUp e dispõe de cinco atividades produzidas no aplicativo de gerenciamento de pesquisas Google Forms. Cada atividade possui um tema e um número específico de tarefas que devem ser desenvolvidas pelos estudantes em um laboratório de informática. Os temas estão relacionados ao uso básico do programa SketchUp, às projeções ortográficas e à elaboração de projetos de construção e reforma de espaços a partir de modelos produzidos no aplicativo de desenho. As tarefas oferecem atividades de pesquisa, produção de textos, criação de animações e de modelos em 3D, além disso, apresentam situações-problema cujos contextos estão alinhados ao tema da atividade. No campo do conhecimento matemático, espera-se que esta experiência conceda aos estudantes uma oportunidade de ampliar suas habilidades visuoespaciais e melhorar sua capacidade de pensamentos lógico, matemático e geométrico.    


  • Mostrar Abstract
  • Mathematics is an important area of human knowledge, and although students recognize
    its value and the need to learn its concepts and properties, many students think of learning
    mathematics as tedious, difficult and often menaingless. One of the reasons that support
    these beliefs is related to the fact that the mathematics normally taught in the classroom
    is very abstract and has no relationship with everyday life. In order to help students
    overcome these difficulties, see the relationship between what they learn in class and its
    applications, eliminate negative conceptions and develop pleasure in learning mathematics,
    the present work presents a teaching and learning proposal of mathematical content based
    on a context in which information and communication technologies are naturally part of
    the lives of these students. The proposal uses the SketchUp software and has five activities
    produced in the Google Forms search App. Each activity has a theme and a specific
    number of exercises that has to de done students in a computer lab. The themes are
    related to the basic use of the SketchUp program, orthographic projections, elaborations of
    construction projects and reformations of spaces based on models produced in the drawing
    app. The exercises include research activities, text production, creation of animations
    and 3D models, in addition, they present problem situations whose contexts are aligned
    with the activity’s theme. In the field of mathematical knowledge, it is hoped that this
    experience will provide students with an opportunity to expand their visuospatial skills
    and improve their capacity for logical, mathematical and geometric thinking.

2
  • VALTER COSME BASTOS DOS SANTOS
  • EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO VETOR PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

  • Orientador : RITA DE CASSIA DE JESUS SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE TEIXEIRA NETO
  • JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
  • RITA DE CASSIA DE JESUS SILVA
  • Data: 30/06/2021

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  •          Esta dissertação se insere no campo de pesquisa do ensino da matemática problematizando a questão do ensino da matemática significativa no contexto da atual fase de desenvolvimento do capitalismo financeiro. Este estudo justifica-se a partir da constatação de maior frequência de aprendizagens do conteúdo da matemática financeira de forma mecânica e descontextualizada, bloqueando o desenvolvimento de cognição ativa e de competências mais complexas que possibilitem autonomia e decisões conscientes na aplicação de conhecimentos matemáticos na vida cotidiana. Considero fundamental para transformar tal realidade a escuta sensível aos alunos, o que me direcionou para a produção da seguinte questão de investigação: Qual a função do ensino de matemática financeira na escola básica como instrumento de construção de perspectiva crítica/cidadã para atuação na realidade concreta? A análise da percepção dos estudantes requer um aporte teórico focado na produção da subjetividade e nos processos de subjetivação na contemporaneidade, que foi um dos eixos de aprofundamento desta dissertação. Para o desenvolvimento do fenômeno de estudo aqui desenhado, foi elaborado como objetivo geral compreender a concepção dos estudantes sobre a importância da aprendizagem significativa da matemática financeira que se explicita em momentos de tomada de decisão em suas relações comerciais, apreendendo seus sentidos experienciais. Por sua vez, os objetivos específicos são os que seguem: identificar as concepções de aprendizagem significativa dos estudantes, deixar emergir as principais dificuldades, dilemas apontados e vivenciados pelos estudantes no estudo do conteúdo de matemática financeira, identificar as formas de associação e de aplicação na vida que os estudantes elaboram para os conteúdos estudados. No que diz respeito ao método de investigação, o estudo propôs análise qualitativa sobre a importância do ensino da matemática financeira significativo na perspectiva de ex-alunos da rede privada. Os sujeitos colaboradores do estudo foram estudantes que manifestaram interesse em participar da investigação, e os dados foram coletados a partir da entrevista semiestruturada. Para análise dos dados, utilizei a técnica de análise do conteúdo de Bardin.


  • Mostrar Abstract
  •           This dissertation is inserted in the field of research in the teaching of mathematics, problematizing the question of the teaching of meaningful mathematics in the context of the current phase of development of financial capitalism. This study is justified by the finding of a higher frequency of learning the content of financial mathematics in a mechanical and decontextualized way, blocking the development of active cognition and more complex skills that enable autonomy and conscious decisions in the application of mathematical knowledge in everyday life. To transform this reality, I consider the sensitive listening to the students fundamental, which led me towards the production of the following research question: What is the role of the financial mathematics’ teaching in basic school as a tool of construction of critical/citizen perspective for acting in concrete reality? The analysis of the students’ perception requires a theoretical contribution focused on the production of subjectivity and on the processes of subjectivity in contemporary times, which was one of the axes of deepening of this dissertation. For the development of the study phenomenon drawn here, the general objective was to understand the students’ conception of the importance of meaningful learning of financial mathematics, which is made explicit in moments of decision-making in their commercial relations, apprehending their experiential senses. In turn, the specific objectives are as follows: to identify the students’ conceptions of meaningful learning, to reveal the main difficulties, dilemmas pointed out and experienced by students in the study of the content of financial mathematics, to identify the ways of association and application in life that the students elaborate for the studied contents. With regard to the investigation method, the study proposed a qualitative analysis of the importance of meaningful teaching of financial mathematics from the perspective of former students from private schools. The collaborating subjects of the study were students who expressed interest in participating in the investigation and the data were collected from the semi-structured interview. For data analysis I used Bardin’s content analysis technique.

3
  • ANASTÁCIO BRITO ALVES
  • ANÁLISE E SIMULAÇÃO DA CONTA DE ÁGUA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FUNÇÕES POLIGONAIS ATRAVÉS DA
    RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

  • Orientador : GRACA LUZIA DOMINGUEZ SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GRACA LUZIA DOMINGUEZ SANTOS
  • IVES LIMA DE JESUS
  • MARIANA CASSOL
  • Data: 16/07/2021

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação visa apresentar um produto educacional como proposta de ensino de funções poligonais utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas como abordagem pedagógica. O referido produto, o qual pode ser aplicado em turmas do Ensino Médio, consiste em desenvolver um simulador de fatura de água num programa de planilhas eletrônicas. Este trabalho é composto por Introdução, dois capítulos e Considerações Finais. Na Introdução apresento minha trajetória acadêmica, minhas motivações para a escolha do tema e de que forma elas se articulam até culminarem nesta dissertação, bem como um resumo de sua estrutura. No primeiro capítulo é feita uma revisão de literatura acerca de concepções de problema e de Resolução de Problemas, seguida de uma breve discussão sobre as novas tecnologias – em particular as simulações e o uso de planilhas eletrônicas – e sua importância no contexto educacional. Finalizando esse capítulo abordamos funções poligonais, juntamente com exemplos, proposições e teoremas, os quais podem ser utilizados para a simulação de fatura de água. No segundo capítulo é feita uma caracterização do produto educacional, no qual são exibidas informações técnicas e legais acerca do sistema de cobrança e da estrutura tarifária de contas de água no Estado da Bahia, para em seguida apresentarmos a atividade proposta. O produto educacional está estruturado em três etapas. A primeira etapa da atividade consiste em compreender e discutir aspectos gerais e as características das contas de água trazidas
    pelos estudantes. A segunda parte da atividade pretende, baseada na metodologia de ensinoaprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas, suscitar nos alunos as relações funcionais associadas ao contexto da conta de água, ao procurar relacionar o volume de água consumido e o valor pago em cada faixa de consumo a funções escritas por várias sentenças. A terceira e última etapa da atividade consiste na construção de um simulador de fatura de água num programa de planilha eletrônica, retomando assim as análises feitas nas atividades anteriores. No último capítulo desta dissertação são feitas considerações finais, seguidas de umapêndice contendo um breve tutorial sobre como utilizar alguns recursos de um programa de planilha eletrônica.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation aims to present an educational product as a proposal for teaching polygonal functions via teaching-learning-assessment through Problem Solving methodology as pedagogical approach. The mentioned product, which can be applied in High School groups, consists of developing a water bill simulator in a spreadsheet software. This work is composed of an Introduction, two chapters and Final Considerations. In the Introduction, I present my academic trajectory, my motivations for choosing the theme and how they were articulated until they culminated in this dissertation, as well as a summary of its structure. In the first chapter, a literature review about problem conceptions and Problem Solving was done, followed by a brief discussion about new technologies – in particular simulations and the use of electronic spreadsheets – and their importance in the educational context. At the end of this chapter, polygonal functions, examples, propositions and theorems are presented, which can be used to help simulate water bills. The educational product is characterized in the second chapter, in which technical and legal information about the billing system and the tariff structure of water bills in the State of Bahia are displayed, so that we are able to present the proposed activity. The educational product is structured in three stages. The first step of the activity is to understand and discuss general aspects and characteristics of the water bills brought by students. The second part of the activity intends, based on the teaching-learning-assessment through Problem Solving methodology, to prompt students to think about functional relationships associated with the context of the water bills, by seeking to relate the volume of water consumed and the amount paid for each range of consumption to piecewise functions. The third, and last, stage of the activity consists of building a water bill simulator in an electronic spreadsheet program, thus resuming the analyzes carried out in previous activities. In the last chapter of this dissertation, final remarks were made, followed by an appendix containing a brief tutorial on how to use some features of a spreadsheet program.

4
  • CELSO HENRIQUE MOTTA RIBEIRO
  • O USO DE DOBRADURAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SOBRE QUADRILÁTEROS NOTÁVEIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Orientador : MARIANA CASSOL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • VÂNIA CRISTINA MACHADO
  • MARIANA CASSOL
  • RITA DE CASSIA DE JESUS SILVA
  • Data: 12/08/2021

  • Mostrar Resumo
  • O atual cenário de aprendizagem em Matemática na Educação Básica evidenciado pelos indicadores de educação como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) traz, cada vez mais, a necessidade de uma transformação na abordagem dos conteúdos de Matemática na sala de aula. É relevante destacar a importância do papel do professor nesse processo de transformação, adotando práticas pedagógicas que contribuam com a melhoria do ensino. Nesse contexto, os materiais manipuláveis podem auxiliar no processo de aprendizagem, pois além de facilitarem a visualização de objetos, contribuem para aulas mais dinâmicas, divertidas e interativas, auxiliando os estudantes no desenvolvimento do raciocínio e associação com objetos do dia a dia. O presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática sobre quadriláteros notáveis pautada no uso das técnicas de dobraduras como ferramenta de aprendizagem sobre Matemática. A atividade inicia com uma proposta de avaliação diagnóstica de modo a auxiliar na detecção de dificuldades relacionadas ao conteúdo, passando pela organização dos recursos, o passo a passo do material manipulável com os estudantes e finalizando com uma sugestão de avaliação de aprendizagem. 


  • Mostrar Abstract
  • The current learning scenario in Mathematics in Basic Education evidenced by education indicators such as the National Secondary Education Examination and the Basic Education Assessment System increasingly brings the necessity of a transformation in the way of approach the Math in the classroom. It is important to point out the importance of the teacher's role in this transformation process, adopting pedagogical practices that contribute to the improvement of Mathematics teaching. In this context, manipulable materials can help in the learning process, because they can facilitate the visualization of objects, and contribute to more dynamic, fun and interactive classes, helping students to develop their reasoning and association with everyday objects. This work presents a proposal for a didactic sequence on remarkable quadrilaterals based on the use of folding techniques as a learning tool on Mathematics. The activity starts with a proposal for diagnostic assessment in order to help in the detection of difficulties related to the content, going through the organization of resources, the step-by-step material that can be manipulated with students and ending with a suggestion for learning assessment.  
     

5
  • CELSO HENRIQUE MOTTA RIBEIRO
  • O USO DE DOBRADURAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SOBRE QUADRILÁTEROS NOTÁVEIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Orientador : MARIANA CASSOL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SUSAN WOUTERS
  • MARIANA CASSOL
  • RITA DE CASSIA DE JESUS SILVA
  • Data: 12/08/2021

  • Mostrar Resumo
  • O atual cenário de aprendizagem em Matemática na Educação Básica evidenciado pelos indicadores de educação como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) traz, cada vez mais, a necessidade de uma transformação na abordagem dos conteúdos de Matemática na sala de aula. É relevante destacar a importância do papel do professor nesse processo de transformação, adotando práticas pedagógicas que contribuam com a melhoria do ensino. Nesse contexto, os materiais manipuláveis podem auxiliar no processo de aprendizagem, pois além de facilitarem a visualização de objetos, contribuem para aulas mais dinâmicas, divertidas e interativas, auxiliando os estudantes no desenvolvimento do raciocínio e associação com objetos do dia a dia. O presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática sobre quadriláteros notáveis pautada no uso das técnicas de dobraduras como ferramenta de aprendizagem sobre Matemática. A atividade inicia com uma proposta de avaliação diagnóstica de modo a auxiliar na detecção de dificuldades relacionadas ao conteúdo, passando pela organização dos recursos, o passo a passo do material manipulável com os estudantes e finalizando com uma sugestão de avaliação de aprendizagem. 


  • Mostrar Abstract
  • The current learning scenario in Mathematics in Basic Education evidenced by education indicators such as the National Secondary Education Examination and the Basic Education Assessment System increasingly brings the necessity of a transformation in the way of approach the Math in the classroom. It is important to point out the importance of the teacher's role in this transformation process, adopting pedagogical practices that contribute to the improvement of Mathematics teaching. In this context, manipulable materials can help in the learning process, because they can facilitate the visualization of objects, and contribute to more dynamic, fun and interactive classes, helping students to develop their reasoning and association with everyday objects. This work presents a proposal for a didactic sequence on remarkable quadrilaterals based on the use of folding techniques as a learning tool on Mathematics. The activity starts with a proposal for diagnostic assessment in order to help in the detection of difficulties related to the content, going through the organization of resources, the step-by-step material that can be manipulated with students and ending with a suggestion for learning assessment.  
     

2020
Dissertações
1
  • Gabriel Barbosa de Argôlo
  • Frações Contínuas e Aplicações

  • Orientador : JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
  • MEMBROS DA BANCA :
  • VINICIUS MOREIRA MELLO
  • JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
  • CLAUDIA RIBEIRO SANTANA
  • Data: 10/02/2020

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho demonstra, a partir de definições e exemplos, uma forma alternativa de representar os números reais através das frações contínuas. Uma fração contínua finita (simples) representa um número racional e a principal ferramenta para obtenção de um número racional, representado como fração contínua, é o algoritmo de Euclides. Com isso, podemos utilizar as frações contínuas para alunos do ensino médio. Os números racionais conseguimos representar de forma exata e  os números irracionais conseguimos excelentes aproximações por meio dos números racionais. As principais aplicações das frações continuas são: As equações diofantinas lineares e equação de Pell, mas existem outras aplicações interessantes, como boas aproximações de logaritmos, aplicações em probabilidade, até mesmo na teoria do caos.


  • Mostrar Abstract
  • This present work shows, from definition and examples, an alternative form of representing of real numbers by continued fractions. A finite continued fraction represents a racional number and the principal tool for representing a racional number as a continued faction is the Euclid`s algorithm. With this tool for representing continued fractions, we can introduce the study of continued fractions in college school.

    We can represent racional numbers in an exact form while for irracionais numbers we obtain excellent approximations. As principais applicatios of continued fractions are: Diophantine linear equation and equation of pell, but exist other interesting applications, like the best approximation of logarithms , applications in probability and in the choatic theory.

2
  • Thyago Roberto Oliveira Santos
  • Tecnicas para Animação de Equações

  • Orientador : VINICIUS MOREIRA MELLO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLAUDIA RIBEIRO SANTANA
  • JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
  • VINICIUS MOREIRA MELLO
  • Data: 10/02/2020

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação apresenta uma proposta para o uso de animações no ensino de
    equações. Abordaremos fatos relevantes sobre sua importância para o ensino e destacaremos duas maneiras para criarmos animações de equações, sendo a primeira através das animações em
    Stop Motion e, posteriormente, atraves de uma LDE (Linguagem para Domınio Especıfico) que foi desenvolvida para o trabalho, denominada AnimaTEX. No decorrer da pesquisa e de sua aplicação, observamos que as animações podem ser um pilar
    primeiramente para os professores pelo fato de poderem construir materiais com qualidade diferenciada e, principalmente, para os alunos que ser˜ao parte importante no processo, visto que, alem das aulas, a priori, mais “interessantes” pelo uso das animações, tambem serao criadores das suas atraves do primeiro metodo informado acima.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation features a proposal for the use of animations in the teaching of
    equations. We will address relevant facts about its importance for teaching and highlight
    two ways to create equation animations, the first through animations in
    Stop Motion and,
    later, through an LDE (Language for Specific Domain) that was developed for the work,
    called AnimaTEX. During the research and its application, we observed that animations
    can be a mainstay for teachers because they can build materials with di↵erentiated quality
    and, mainly, for students who will be an important part in the process, since, in addition
    to classes, a priori, more “interesting” by the use of animations, will also be creators of
    theirs through the first method informed above

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  • DIEGO COUTINHO VIEIRA SANTIAGO
  • A Matemática em Três Atos: Uma Abordagem Usando Aplicativos do GeoGebra para Smartphones

  • Orientador : VINICIUS MOREIRA MELLO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ECIVALDO DE SOUZA MATOS
  • KLEYBER MOTA DA CUNHA
  • VINICIUS MOREIRA MELLO
  • Data: 30/06/2020

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  • Partindo da necessidade de se elevar os  índices de aprendizagem na Matemática, diminuir as dificuldades, promover a participação e o interesse em sala dos discentes nos conteúdos e melhorar o processo de ensino-aprendizagem, o presente trabalho traz uma proposta de ensino que alinha a Modelagem Matemática, a matemática em três atos de Dan Meyer, a utilização de recursos tecnológicos como o smartphone e aplicativos do GeoGebra, com o objetivo de suprir tais necessidades. E para isso, a proposta de Dan Meyer e a utilização das principais ferramentas de dois dos aplicativos do GeoGebra foram descritas e aplicadas, através de exemplos e em atividades em sala de aula, buscando assim, disponibilizar alternativas que pudessem auxiliar os docentes, com novos repertórios de ensino, e os discentes com aplicativos que facilitam a sua aprendizagem.


  • Mostrar Abstract
  • Based on the need to increase the learning rates in Mathematics, reduce difficulties, promote classroom participation and the interest of students in the contents and improve the teaching-learning process, the present work brings a teaching proposal that aligns the Modeling Mathematics, mathematics in three acts by Dan Meyer, the use of technological resources such as smartphone and GeoGebra applications, in order to meet these needs. And for that, Dan Meyer’s proposal and the use of the main tools of two of the GeoGebra applications were described and applied, through examples and in classroom activities, thus seeking to provide alternatives that could help teachers, with new repertoires teaching, and students with applications that facilitate their learning.

4
  • LUCAS SICUPIRA CÔRTES
  • Criação de Vídeoaulas: O Protagonismo do Aluno como Elemento Motivador

  • Orientador : VINICIUS MOREIRA MELLO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • VINICIUS MOREIRA MELLO
  • JOSE NELSON BASTOS BARBOSA
  • ECIVALDO DE SOUZA MATOS
  • Data: 02/07/2020

  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo buscou desenvolver um modelo pedagógico para auxiliar professores e estudantes, partindo do 6o Ano do Ensino Fundamental até o 2o Ano do Ensino Médio, capaz de colocar o aluno como protagonista desde a criação até a edição e apresentação de videoaulas que podem ser compartilhadas, relacionadas e direcionadas aos mais variados temas. O projeto propõe a participação efetiva dos alunos utilizando uma linguagem jovem e mais atrativa para quem executa e para quem assiste, fazendo uso das metodologias ativas de ensino nas aulas de matemática.

    O projeto busca, além de fortalecer os conteúdos programáticos, elevar a autoestima do aluno, motivar, socializar, desinibir, tornando-o agente do seu próprio aprendizado e responsável pela condução de todo o processo.


  • Mostrar Abstract
  • The present study sought to develop a pedagogical model to assist teachers and students, starting from the 6o Year of Elementary School to the 2o Year of High School, capable of placing the student as the protagonist from the creation to the edition and presentation of video lessons which can be shared, related and directed to the most varied themes.The project proposes the effective participation of students using a young and more attractive language for those who perform and those who assist, making use of active teaching methodologies in mathematics classes.

    The project seeks, in addition to strengthening the syllabus, raising the student's self-esteem, motivating, socializing, disinhibiting, creating him an agent of his own learning and responsible for the execution of the whole process.

5
  • MARCUS VINÍCIUS OLIVEIRA LOPES DA SILVA
  • Geometria Fractal e Atividades para o Ensino de Matemática: Degraus Fractais e Esponja de Menger

  • Orientador : SIMONE MARIA DE MORAES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELIANE COSTA SANTOS
  • RITA DE CASSIA DE JESUS SILVA
  • SIMONE MARIA DE MORAES
  • Data: 02/09/2020

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  • Nesta dissertação elaboramos atividades didáticas a serem aplicadas em aulas de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Iniciamos o trabalho estudando
    a
    Geometria Fractal, através de seus aspectos históricos e conceituais, em seguida
    passamos a aplicações desta geometria em outras ciências e em atividades de ensino
    de Matemática. Também dedicamos uma parte da dissertação ao estudo de estruturas
    fractais atendonos às particulares características geométricas de comprimento, área,
    volume e às características fractais de auto similaridade e dimensão fractal. Concluí-
    mos apresentando as atividades didáticas,
    Oficina Degraus Fractais e Oficina Esponja
    de Menger
    . Na primeira atividade utilizamos a técnica de dobraduras e cortes para
    construir degraus tridimensionais, cujos tamanho e forma possibilitam uma riqueza
    de possibilidades. Já na segunda atividade através da técnica japonesa de dobradura
    de papel, origami, construímos a estrutura cúbica da esponja de Menger, estrutura
    concebida pelo matemático austríaco
    Karl Menger em 1926.


  • Mostrar Abstract
  • In this dissertation we elaborate didactic activities to be applied in Mathematics classes
    of Elementary School and High School. We started the work studying
    Fractal Geometry, through its historical and conceptual aspects, then we started to apply this
    geometry in other sciences and in Mathematics teaching activities. We also dedicate
    part of the dissertation to the study of fractal structures taking into account the particular geometric characteristics of length, area, volume and the fractal characteristics
    of self-similarity and fractal dimension. We conclude by presenting the didactic activities,
    Fractal Steps Workshop and Menger’s Sponge Workshop. In the first activity,
    we used the folding and cutting technique to build three-dimensional steps, whose size
    and shape enable a wealth of possibilities. In the second activity using the Japanese
    paper folding technique, origami, we built the cubic structure of Menger’s sponge, a
    structure designed by the Austrian mathematician
    Karl Menger in 1926.

6
  • JOSÉ JORGE DO RÊGO ALFANO
  • Barras de Napier: Uma Aplicação para o Estudo da Multiplicação e da Divisão

  • Orientador : MARIANA CASSOL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIANA CASSOL
  • JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
  • BENAIA SOBREIRA DE JESUS LIMA
  • Data: 22/10/2020

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  • No século XVII, John Napier desenvolveu um método para realizar as operações de multiplicação e divisão utilizando barras retangulares contendo inscrições de números, denominadas Barras de Napier. Neste trabalho serão apresentadas as Barras de Napier, incluindo alguns exemplos sobre seu funcionamento, e serão propostas algumas atividades que podem auxiliar o processo de ensino e aprendizagem das operações de multiplicação e divisão em sala de aula. Além disso, será relatada a atividade desenvolvida em uma turma do Ensino Médio, bem como as conclusões acerca desta experiência.


  • Mostrar Abstract
  • In the 17th century, John Napier developed a method for performing multiplication and division operations using rectangular bars containing inscriptions of numbers, called Napier Bars. In this work, Napier Bars will be presented, including some examples of their operation, and some activities will be proposed that can assist the teaching and learning process of multiplication and division operations in the classroom. In addition, the activity developed in a high school class will be reported, as well as the conclusions about this experience.

2019
Dissertações
1
  • SILVANO GOMES PIO
  • Números transcendentes e a classificação de Mähler com ênfase nos U-números 

  • Orientador : EVANDRO CARLOS FERREIRA DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS EDUARDO NOGUEIRA BAHIANO
  • EVANDRO CARLOS FERREIRA DOS SANTOS
  • MARIANA PINHEIRO GOMES DA SILVA
  • Data: 16/01/2019

  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho, explanaremos sobre o conjunto dos números algébricos e transcendentes. Trataremos da classifica¸cão de Mahler dos números reais com ênfase na classe dos U-números. E por fim, será apresentado como proposta didática, o estudo do problema grego clássico da quadratura do círculo com o intuito de incentivar, não só a construção de figuras planas, mas também os estudos sobre números transcendentes no Ensino Médio.


  • Mostrar Abstract
  • In this work, we will explain the set of algebraic and transcendent numbers. We will deal with Mahler’s classification of real numbers with emphasis on U-numbers class. Finally, it will be presented as a didactic proposal, the study of the classical Greek problem of squaring the circle in order to encourage not only the construction of flat figures but also the studies on transcendent numbers in high school.

2
  • EDUARDO FONSECA SALES
  • Problema de Josefo aplicado ao Ensino Médio .

  • Orientador : JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE NELSON BASTOS BARBOSA
  • JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
  • ANTONIO TEOFILO ATAIDE DO NASCIMENTO
  • Data: 24/01/2019

  • Mostrar Resumo
  • Apresentamos uma proposta de solução para problemas enunciado pelo matemático Josefo no séculoI. Conta a lenda que seus colegas de guerrilha,preferindo o suicídio à captura, resolveram, em círculo, matar cada terceira pessoa restante do grupo. Não concordando com a atitude de seus colegas, josefo, junto com seu amigo, se colocou numa posição adequada para sobreviver. Em busca de uma resposta da posição tomada por ele e seu amigo, construímos aulas com o uso de metodologia ativa, para alunos do Ensino Médio com o propósito de solucionar tal problema, através de investigação, utilizando conceitos matemáticos como: progressão aritméticas, geométricas e noções de recorrência.


  • Mostrar Abstract
  • We present a proposed solution to problems articulated by the mathematician Josephus in the 1st century. Legend has it that his guerrilla colleagues, preferring suicide to capture, decided, in a circle, to kill every third person remaining in the group. Disagreeing with the attitude of his colleagues, Josef, along with his friend, put himself in a position to survive. In search of an answer of the position taken by him and his friend, we constructed classes with the use of active methodology, for students of High School with the purpose of solving such problem, through investigation, using mathematical concepts such as arithmetic, geometric and notions of recurrence.

3
  • THIAGO EMMANOEL AMARAL NASCIMENTO
  • Cadeias de Markov Absorventes

  • Orientador : JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
  • MARIANA CASSOL
  • CLAUDIA RIBEIRO SANTANA
  • CELSO JOSÉ DA COSTA
  • Data: 25/04/2019

  • Mostrar Resumo
  • At the beginning of the twentieth century, Andrei Markov began an important study of a
    new type of process where in an experiment, the current result influences the result
    which would occur in that immediately after him. In this type of process we call
    of Markov Chains. These chains are best studied when they are considered
    some special types of it.
    In this work we will study the Absorbent Markov Chains, making a theorical basis and giving some examples that show the mathematical functioning
    of these chains. We will also create some pedagogical activities and materials that will support the lessons of the teacher who wishes to teach the Absorbent Markov Chains in
    classes of mathematics in secondary education.


  • Mostrar Abstract
  • At the beginning of the twentieth century, Andrei Markov began an important study of a

    new type of process where in an experiment, the current result influences the result

    which would occur in that immediately after him. In this type of process we call

    of Markov Chains. These chains are best studied when they are considered

    some special types of it.

    In this work we will study the Absorbent Markov Chains, making a theorical basis and giving some examples that show the mathematical functioning

    of these chains. We will also create some pedagogical activities and materials that will support the lessons of the teacher who wishes to teach the Absorbent Markov Chains in

    classes of mathematics in secondary education.

4
  • ADRIANA BIANCA BARBOSA DE JESUS
  • Jogos africanos : dando significado e auxiliando no ensino da Matemática.

  • Orientador : CARLOS EDUARDO NOGUEIRA BAHIANO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS EDUARDO NOGUEIRA BAHIANO
  • SIMONE MARIA DE MORAES
  • MANUELA DA SILVA SOUZA
  • Data: 30/04/2019

  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho, pretende-se mostrar como os jogos de tabuleiro africanos, podem ser usados para o ensino de conceitos e conteúdos do currículo matemático de uma maneira diferente e prazerosa, com o objetivo de trabalhar com o aluno desde sua construção, passando pela origem histórica desses jogos, compreendendo a sua dinâmica, até chegar a sua aplicação e, consequentemente, apropriação dos conteúdos curriculares através de suas próprias interpretações. A importância desse tópico se justifica através da Lei 10.639/03, que torna obrigatório, nos estabelecimentos públicos e privados de ensino fundamental e médio, o ensino sobre História e Cultura afro-brasileiras.


  • Mostrar Abstract
  • This paper aims to show how African board games can be used to teach concepts and contents of the mathematical curriculum in a different and pleasant way, with the objective of working with the student since its construction, going through the historical origin. of these games, understanding their dynamics, until their application and, consequently, appropriation of curricular contents through their own interpretations. The importance of this topic is justified by Law 10,639 / 03, which makes it compulsory in public and private elementary and high schools to teach Afro-Brazilian History and Culture.


5
  • IVANA GARRIDO MOREIRA DE SOUZA
  • Decomposição dos N primeiros naturais,  N par, em pares cuja soma é um quadrado perfeito

  • Orientador : JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
  • ANDRE LUIS GODINHO MANDOLESI
  • CLAUDIA RIBEIRO SANTANA
  • Data: 24/05/2019

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho é apresentado em 03 capítulos e uma introdução, onde na introdução faremos uma breve apresentação do surgimento do problema discutido ao longo do trabalho bem como seus objetivos e etapas seguidas. Na Introdução apresentaremos um pouco sobre a história dos quadrados do arco-íris de Picciotto-Hamilton, no primeiro cápitulo definiremos números naturais, números quadrados perfeitos, indução forte e partição regular que serão necessários para o desenvolvimento desse trabalho. No capitulo 02, abordaremos a partição de um conjunto de n elementos, n par, em 𝑛 2 pares de modo que a soma dos números em cada par seja um número quadrado perfeito, mostraremos os sete valores de n para os quais a partição é impossivel e discutiremos os teoremas que garantem que para todo n ≥ 24, existe a partição. Mostraremos tambem que para n = 8; n=14 e n = 16 podemos encontrar uma partição, nestes casos apresentaremos uma partição possível. No capitulo 03, apresentaremos algumas atividades propostas para serem desenvolvidas com estudantes do ensino fundamental e médio, envolvendo a teoria da partição de um conjunto com um número par de elementos, em pares cuja soma é um quadrado perfeito, abordado nesse trabalho, e faremos a discussão de cada atividade


  • Mostrar Abstract
  • The present work is presented in 03 chapters and an introduction, where in the introduction we will make a brief presentation of the emergence of the problem discussed throughout the work as well as its objectives and steps followed. In the Introduction we will present a little about the history of the Picciotto-Hamilton rainbow squares, in the first chapter we will define natural numbers, perfect square numbers, strong induction and regular partitioning that will be necessary for the development of this work. In chapter 02, we will cover the partition of a set of n elements, n even, into 2 pairs so that the sum of the numbers in each pair is a perfect square number, we will show the seven values of n for which the partition is impossible and we will discuss the theorems that guarantee that for every n ≥ 24, there is the partition. We will also show that for n = 8; n = 14 and n = 16 we can find a partition, in these cases we will present a possible partition. In chapter 03, we will present some activities proposed to be developed with elementary and high school students, involving the theory of the partition of a set with an even number of elements, in pairs whose sum is a perfect square, addressed in this work, and we will make the discussion of each activity

6
  • MARCELO LUIZ GUERRA OTERO
  • Galileu Galilei e o Conceito da Corrente Suspensa, Uma Proposta de Investigação no Ensino Médio

  • Orientador : JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIS GODINHO MANDOLESI
  • CLAUDIA RIBEIRO SANTANA
  • HENRIQUE BARBOSA DA COSTA
  • JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
  • Data: 24/05/2019

  • Mostrar Resumo
  • aguardando


  • Mostrar Abstract
  • aguradando

7
  • VITORIO BATISTA LIMA DA SILVA
  • Resolução de Problemas: Uma Estratégia Metodológia para o Ensino do MDC e MMC

  • Orientador : MARCO ANTONIO NOGUEIRA FERNANDES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ENALDO SILVA VERGASTA
  • ISAAC COSTA LAZARO
  • MARCO ANTONIO NOGUEIRA FERNANDES
  • Data: 30/08/2019

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho visa apresentar uma proposta de auxiliar a prática docente, através do uso da Resolução de Problemas em uma perspectiva metodológica, no que concerne ao ensino do MMC e do MDC no sexto ano da educação básica. A escolha desta estratégia metodológica se dá em virtude da importância de se ensinar MMC e MDC através de caminhos que não utilizem apenas meros dispositivos práticos, ou seja mecânicos, mas atividades que propiciem a utilização de estratégias divertidas e eficientes, sejam elas ensinadas ou criadas pelo aluno.


  • Mostrar Abstract
  • This paper aims to present a proposal to help teaching practice, through the use of Problem Solving in a methodological perspective, concerning the teaching of MMC and MDC in the sixth year of basic education. The choice of this methodological strategy is due to the importance of teaching MMC and MDC through paths that do not use only practical devices, ie mechanical, but activities that provide the use of fun and efficient strategies, whether taught or created by the student.

2018
Dissertações
1
  • DANILO SANTANA SANTOS
  • Fundamentos Matemáticos Das Máquinas Simples

  • Orientador : CARLOS EDUARDO NOGUEIRA BAHIANO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS EDUARDO NOGUEIRA BAHIANO
  • MARIANA CASSOL
  • MAIKEL ANTONIO SAMUAYS
  • Data: 27/09/2018

  • Mostrar Resumo
  • Máquinas Simples são ferramentas básicas utilizadas tanto para aumentar ou reduzir a amplitude de uma Forca, quanto para  mudar a direção de uma força ou movimento. São de forma geral os modelos  básicos que fundamentam o funcionamento mecânico de grande parte das máquinas utilizadas desde os primórdios da Humanidade,  tanto as mais complexas como por exemplo carros, guindastes e elevadores, quanto as mais simples como parafusos, machados, alicates e tesouras. Todas elas  possuem em comum um embasamento matemático que justifica o seu  correto funcionamento.

    Neste  trabalho  abordamos os fundamentos matemáticos das máquinas simples, em particular, discorre-se sobre os conceitos matemáticos básicos que  permitem numa perspectiva geral o funcionamento eficiente dessas máquinas,  apresentando-as numa linguagem interdisciplinar  que pode ser utilizada por professores do ensino Fundamental  e Médio .


  • Mostrar Abstract
  • Simple Machines are basic tools used both to increase or reduce the amplitude of a Forca, and to change the direction of a force or movement. They are basically the basic models that base the mechanical operation of most of the machines used since the beginnings of mankind, both the most complex ones such as cars, cranes and elevators, as simple as bolts, axes, pliers and scissors. All of them have in common a mathematical foundation that justifies their correct functioning.

     In this work we approach the mathematical fundamentals of simple machines, in particular, we discuss the basic mathematical concepts that allow in a general perspective the efficient functioning of these machines, presenting them in an interdisciplinary language that can be used by elementary and middle school teachers.

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