Banca de DEFESA: VALTER COSME BASTOS DOS SANTOS

DATA : 30/06/2021
LOCAL: https://meet.google.com/jif-vdur-etp

EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO VETOR PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Ensino de Matemática; Aprendizagem significativa; Ensino Médio; Educação financeira.

Esta dissertação se insere no campo de pesquisa do ensino da matemática problematizando a questão do ensino da matemática significativa no contexto da atual fase de desenvolvimento do capitalismo financeiro. Este estudo justifica-se a partir da constatação de maior frequência de aprendizagens do conteúdo da matemática financeira de forma mecânica e descontextualizada, bloqueando o desenvolvimento de cognição ativa e de competências mais complexas que possibilitem autonomia e decisões conscientes na aplicação de conhecimentos matemáticos na vida cotidiana. Considero fundamental para transformar tal realidade a escuta sensível aos alunos, o que me direcionou para a produção da seguinte questão de investigação: Qual a função do ensino de matemática financeira na escola básica como instrumento de construção de perspectiva crítica/cidadã para atuação na realidade concreta? A análise da percepção dos estudantes requer um aporte teórico focado na produção da subjetividade e nos processos de subjetivação na contemporaneidade, que foi um dos eixos de aprofundamento desta dissertação. Para o desenvolvimento do fenômeno de estudo aqui desenhado, foi elaborado como objetivo geral compreender a concepção dos estudantes sobre a importância da aprendizagem significativa da matemática financeira que se explicita em momentos de tomada de decisão em suas relações comerciais, apreendendo seus sentidos experienciais. Por sua vez, os objetivos específicos são os que seguem: identificar as concepções de aprendizagem significativa dos estudantes, deixar emergir as principais dificuldades, dilemas apontados e vivenciados pelos estudantes no estudo do conteúdo de matemática financeira, identificar as formas de associação e de aplicação na vida que os estudantes elaboram para os conteúdos estudados. No que diz respeito ao método de investigação, o estudo propôs análise qualitativa sobre a importância do ensino da matemática financeira significativo na perspectiva de ex-alunos da rede privada. Os sujeitos colaboradores do estudo foram estudantes que manifestaram interesse em participar da investigação, e os dados foram coletados a partir da entrevista semiestruturada. Para análise dos dados, utilizei a técnica de análise do conteúdo de Bardin.

Presidente - 1214016 - RITA DE CASSIA DE JESUS SILVA
Interno - 1521617 - JOSEPH NEE ANYAH YARTEY