Banca de DEFESA: GABRIEL BARBOSA DE ARGOLO

DATA : 10/02/2020
LOCAL: Instituto de Matemática e Estatística - IME

Frações Contínuas e Applicações

Números reais;  números racionais;  algoritmo de Euclides; equação diofantina;  congruência linear;  números irracionais;  aproximações;  equação de Pell.

O presente trabalho demonstra, a partir de definições e exemplos, uma forma alternativa de representar os números reais através das frações contínuas. Uma fração contínua finita (simples) representa um número racional e a principal ferramenta para obtenção de um número racional, representado como fração contínua, é o algoritmo de Euclides. Com isso, podemos utilizar as frações contínuas para alunos do ensino médio. Os números racionais conseguimos representar de forma exata e  os números irracionais conseguimos excelentes aproximações por meio dos números racionais. As principais aplicações das frações continuas são: As equações diofantinas lineares e equação de Pell, mas existem outras aplicações interessantes, como boas aproximações de logaritmos, aplicações em probabilidade, até mesmo na teoria do caos.

Interno(a) - 1521617 - JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
Interno(a) - 148227 - VINICIUS MOREIRA MELLO