Banca de DEFESA: HUGO GABRIEL RODRIGUES DE SOUZA

Álgebra Linear no Ensino Médio para o Ensino da Física

Ensino de Física no ensino médio; Álgebra Linear; Geogebra; Processo
de ensino-aprendizagem

O ensino de Física para o ensino médio sempre encontra diversos desafios no processo de ensino-aprendizagem. Pode-se elencar alguns fatores, desde intrínsecos aos agentes (como a falta de bagagem nas séries passadas por estudantes e a descontinuada formação docente) à fatores políticos (estrutura física da escola, diferença de currículo). Mas, o próprio caráter dos tópicos de física também contribuem como um grande desafio a ser superado nos livros didáticos, quer pela sua apresentação anacrônica dos conceitos quer pela apresentação compartimentada dos tópicos abordados. As grandezas vetoriais, frequentemente apresentadas no ano inicial mas trabalhadas durante todo o médio, são comumente apresentadas de formas diferentes que acabam por confundir os estudantes quanto a sua real natureza a depender da condução do decente no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, apresentar os conceitos primários da Álgebra Linear no ensino médio pode ser um meio de não somente adicionar uma nova bagagem de matemática como também facilitar a compreensão dos tópicos de física pelos estudantes, ainda mantendo o rigor teórico. Deste modo, este trabalho se debruça sobre este último ponto apresentado, que se objetiva demonstrar como o ensino de álgebra linear no ensino médio pode facilitar a condução do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Física. Ainda, busca também apresentar uma técnica didática para tal condução, que se sustenta no uso de tecnologias no ensino, na apresentação da calculadora gráfica Geogebra e suas funções para demonstração visual dos conceitos.

Interno - 1521617 - JOSEPH NEE ANYAH YARTEY
Interno - 288338 - JOSE NELSON BASTOS BARBOSA