Banca de DEFESA: PAULO VITOR FRANCA LEMOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO VITOR FRANCA LEMOS
DATA : 23/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Defesa Remota
TÍTULO:

MODIFICAÇÕES FÍSICAS E QUÍMICAS DO AMIDO E DE SEUS POLÍMEROS PARA INCORPORAÇÃO DE BIOMOLÉCULAS


PALAVRAS-CHAVES:

amido, amilose, amilopectina, derivatização, reticulação, bioativos.


PÁGINAS: 309
RESUMO:

O amido destaca-se como material de revestimento para diversos compostos bioativos. As modificações físicas e químicas dos polímeros do amido são ferramentas muito úteis para aplicações de encapsulamento. A utilização desses biopolímeros como materiais de revestimento confere proteção contra a foto oxidação, decomposição térmica, umidade relativa, além de ser útil no aumento de estabilidade e na liberação controlada dos agentes complexantes. Os complexos de inclusão molecular de amilose tem atraído atenção de muitos pesquisadores, pois conferem vantagens do ponto de vista industrial. A amilose corresponde à cerca de 15-30% de amidos convencionais (m m-1), pode ser obtida pela separação dos outros constituintes do amido, é uma matéria prima abundante, biodegradável e segura para consumo humano. Esse homopolímero linear, constituído de unidades de α-D-glicopiranoses, unidas por ligações glicosídicas do tipo α-1,4 pode ser recristalizado a partir de soluções aquosas, de maneira a incluir moléculas orgânicas pequenas no interior de sua cavidade, formando estruturas cristalinas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a aplicabilidade dos polímeros dos amidos de diferentes fontes botânicas submetidos a modificações físicas e químicas para o encapsulamento de biomoléculas. O capítulo I consiste em uma revisão do estado da técnica focado nos aspectos estruturais, caracterização, modificações químicas e físicas dos polímeros do amido e métodos de preparo dos complexos inclusão molecular de amilose. O capítulo II consiste em um artigo de revisão a respeito das modificações químicas do amido de interesse industrial e suas aplicações.
O capítulo III trata da separação e caracterização das frações de amilose e amilopectina dos amidos de batata, banana, milho e mandioca pelas técnicas de Uv-Vis, HPSEC-DRI, SEM, XRD, DSC e TG. Apesar de a obtenção de frações de alta pureza, foi evidenciado que a utilização do 1-butanol como agente complexante modifica expressivamente as propriedades físico-químicas das frações de amilose separadas. O capítulo IV trata do preparo e caracterização dos complexos de inclusão molecular de amilose com rincoforol. Os cristais de V-amilose-rincoforol foram obtidos com sucesso por meio de modificações físicas e secagem por liofilização. Os resultados obtidos confirmam a aplicabilidade dos cristais de V-amilose como matrizes de retenção do rincoforol. No capítulo V, os amidos de diferentes fontes botânicas foram quimicamente modificados com sucesso e utilizados para o encapsulamento de C-ficocianina, por meio de modificações físicas e secagem por liofilização. Os testes de limiar nociceptivo em modelo inflamatório in vivo demonstraram que compósito de amido de batata reticulado-C-ficocianina prolongou o efeito analgésico da C-ficocianina com elevada eficácia. O capítulo VI consiste na apresentação documental do pedido de patente de invenção feito junto ao INPI (BR 1020200147536) referente ao processo e ao compósito de amido quimicamente modificado-C-ficocianina obtido. Os resultados experimentais obtidos nos capítulos II, III e IV apontam com assertividade a aplicabilidade dos polímeros do amido fisicamente e quimicamente modificados para fins de encapsulamento de biomoléculas.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 287294 - LUZIMAR GONZAGA FERNANDEZ
Interna - 4725209 - CAROLINA OLIVEIRA DE SOUZA
Externo ao Programa - 3062920 - HENRIQUE RODRIGUES MARCELINO - UFBAExterna à Instituição - JANIA BETANIA ALVES DA SILVA - UFRB
Externo à Instituição - RENATO SOUZA CRUZ - UEFS
Notícia cadastrada em: 13/04/2023 11:12
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA