Banca de DEFESA: TAIZE CALIANDRA CUNHA DE JESUS SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAIZE CALIANDRA CUNHA DE JESUS SOUZA
DATA : 31/03/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

A PERCEPÇÃO DOS GESTORES ACERCA DOS EFEITOS DE UM CURSO DE CAPACITAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS DE TRABALHO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS: O CASO UFBA


PALAVRAS-CHAVES:

Efeitos de capacitações; Capacitação de servidores públicos; Gestores universitários; Universidade Pública; Servidores da UFBA.


PÁGINAS: 46
RESUMO:

A inserção das políticas de gestão de recursos humanos na administração pública brasileira
tem como um de seus marcos legais o Decreto no 5.707/2006, que institui a política e as
diretrizes de desenvolvimento de pessoas. Dentre essas diretrizes, encontram-se as ações de
capacitação, que são instrumentos potenciais de desenvolvimento e aprimoramento de
habilidades e aptidões de quem as realiza. Assim, para saber se os propósitos das
capacitações foram alcançados ou não, é necessário que se verifique a influência dessas
ações no desenvolvimento do trabalho. No entanto, embora haja algumas produções científicas
nacionais acerca desse tema, no âmbito das Universidades Federais Brasileiras, o número de
estudos que considerem o olhar dos gestores ainda é reduzido. Desse modo, o objetivo deste
estudo é compreender como os gestores percebem o desenvolvimento do trabalho de
servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) que participaram do curso “Produção
de Texto com Redação Oficial”. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória e contou
com cinco etapas. Na primeira, verificou-se como ocorre o levantamento das necessidades
(identificação das demandas) e o objetivo proposto para cada capacitação, cujas informações
estão contidas no Relatório de Gestão da UFBA - Exercício 2019 (UFBA, 2019). Na segunda
etapa, identificou-se as capacitações realizadas no ano de 2019 através do Plano Anual de
Capacitação 2019 do Núcleo de Capacitação da Coordenação de Desenvolvimento Humano da
Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (NUCAP/CDH/PRODEP) (UFBA, 2019). Na
terceira, após o recebimento da relação dos servidores participantes dos cursos em 2019 pela
CDH, identificou-se as(os) respectivas(os) gestoras(es) a partir das páginas institucionais das
unidades nas quais esses servidores eram lotados à época. A quarta etapa foi a de coleta dos
dados e ocorreu no segundo semestre de 2021, período no qual ainda se mantinha a
suspensão das atividades presenciais nas Universidades, condição imposta pela Pandemia do
COVID-19). Nela, enviou-se por e-mail um questionário online com 32 itens, associados a uma
escala (Likert) de seis alternativas de respostas par aos gestores desses servidores. Esse
instrumento foi elaborado com base na Escala de Reação ao Curso (ERC), adaptada do
Modelo de Avaliação de Resultados da Capacitação de Abbad (2012), quarto componente do
IMPACT de Abbad (1999). Por fim, na quinta etapa, os dados coletados foram analisados e
discutidos à luz do referencial teórico adotado nesta pesquisa. Em seguida, os resultados
foram apresentados e discutidos. Obteve-se informações acerca da efetividade e influência do
curso “Produção de Texto com Redação Oficial” no trabalho de servidores TAEs, de acordo
com a percepção dos gestores. Com isso, pretendeu-se, a partir de um estudo de caso,
contribuir para a proposição de reflexões sobre pontos mais fortes e mais frágeis que esses
planos porventura apresentem, considerando sua concepção, planejamento e destinação de
recursos e execução e para a produção de material que possa subsidiar a adoção de
metodologias instrucionais que repercutam positivamente na prática das atividades no trabalho
dos servidores TAEs.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 287178 - BARBARA MARIA DULTRA PEREIRA
Interna - 078.972.005-15 - CARMEN FONTES DE SOUZA TEIXEIRA - UFBA
Interna - 285862 - FLAVIA GOULART MOTA GARCIA ROSA
Notícia cadastrada em: 25/03/2022 12:45
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