Banca de DEFESA: VIRGÍLIO RODRIGUES DOS SANTOS

DISCENTE : VIRGÍLIO RODRIGUES DOS SANTOS
DATA : 28/03/2022
LOCAL: Videoconferência

A Assistência Estudantil como Política Pública no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Assistência Estudantil; Política pública; Permanência universitária.

Ao longo da história, a educação superior brasileira se construiu como elitista. No entanto, nas últimas duas décadas, a adoção de políticas públicas educacionais tem proporcionado o acesso de estudantes tradicionalmente excluídos do ensino superior. A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar os desdobramentos da assistência estudantil enquanto política pública de combate às desigualdades sociais e raciais, tendo como lócus de pesquisa o Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Como objetivos específicos, buscamos identificar e analisar como a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia promove a assistência ao estudante no Centro de Formação de Professores, bem como analisar as condições para a permanência de discentes autodeclarados pretos e pardos em cursos de licenciaturas do Centro de Formação de Professores da UFRB. Como aporte metodológico utilizamos uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória, na qual se realizou análise documental e entrevistas narrativas com discentes do CFP da UFRB. O embasamento teórico se fundamenta nos conceitos de equidade e desigualdade social presentes nos pensamentos de John Rawls, e nos conceitos de permanência estudantil de Dyane B.R. Santos. Propôs-se abordar a trajetória da política de assistência estudantil no Brasil e as políticas de ações afirmativas para acesso e permanência na educação superior. A importância do tema deve-se à observância prática de que a política para o ingresso no ensino superior público constitui-se uma forma de enfrentamento das desigualdades típicas da sociedade brasileira. Entretanto, compreende-se que apenas a promoção do acesso não garante a inclusão e que é preciso garantir também a permanência e a conclusão do curso. Entendemos que a política de assistência estudantil tem um papel fundamental na busca por igualdade de condições, pois é uma grande estratégia no combate às desigualdades sociais e raciais. Os resultados apontam que a política de assistência ao estudante do CFP busca abranger as áreas apontadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), possibilitando contemplar estudantes com as mais diversas necessidades que afetam a sua permanência na universidade. No entanto, consegue, apenas, contemplar uma pequena parcela dos estudantes que necessitam da assistência estudantil. E ainda, percebe-se que a permanência destes estudantes na educação superior só é possível com o apoio da assistência estudantil.

Externa à Instituição - DYANE BRITO REIS SANTOS
Externo à Instituição - KLEYSON ROSARIO ASSIS - UFRB