Banca de DEFESA: LUIZ FERNANDO SANTOS BANDEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ FERNANDO SANTOS BANDEIRA
DATA : 30/06/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

A MUDANÇA ORGANIZACIONAL EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: FATORES RELACIONADOS À IMPLEMENTAÇÃO DE UM SETOR NA ÁREA DE GESTÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Mudança Organizacional. Mudança em Universidades Federais. Gestão Universitária. Gestão da Mudança. Implementação de Mudanças.


PÁGINAS: 113
RESUMO:

O presente estudo visa compreender os fatores que interferem na realização de mudanças organizacionais na área de gestão em uma universidade federal brasileira. Para o alcance do objetivo proposto, fez-se uma pesquisa qualitativa em que o objeto de estudo é a implementação de um setor administrativo nas Pró-Reitorias da Universidade Federal da Bahia. Foi realizada uma pesquisa de campo utilizando-se documentos institucionais e entrevistas semiestruturadas com os gestores e ex-gestores que atuaram nesses órgãos da Universidade entre os anos de 2013 e de 2019 e, através da análise de conteúdo categorial temática, obtiveram-se as características da mudança realizada, a forma como ela foi conduzida e os fatores que interferiram no processo da mudança de acordo com os gestores. O resultado das análises mostrou que: a implementação desse setor promoveu ajustes pontuais em órgãos específicos da instituição, caracterizando-se como uma mudança incremental, mais simples de ser realizada; cinco categorias se comportaram como facilitadoras e seis como dificultadoras, sendo que algumas delas, dependendo do contexto, se comportaram tanto como facilitadoras quanto como dificultadoras sendo compatíveis com as encontradas em estudos referentes a outras organizações; a maioria dos facilitadores e dos dificultadores estudados estão relacionados à forma como a mudança é conduzida e não às características inerentes à organização; as resistências mais relevantes foram constatadas entre os próprios gestores intermediários que se mostraram contrários ou indiferentes à mudança; o comprometimento dos gestores foi a categoria mais importante desse estudo. Por fim, concluiu-se que a principal estratégia utilizada pelos gestores que efetivaram a mudança foi promover o envolvimento dos servidores durante todo o processo, conseguindo o apoio da maioria deles, enfrentando pouca resistência e confirmando que eles estavam bem receptivos à mudança. Verificou-se também que implementar mudanças organizacionais continua a ser um grande desafio para as instituições, mesmo no caso de tipos de mudanças mais simples. Como conclusão, o estudo revela que embora o envolvimento da Administração Central seja fundamental para garantir a implementação das mudanças organizacionais, o comportamento dos gestores intermediários é o elemento decisivo neste processo.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1913274 - DENISE RIBEIRO DE ALMEIDA
Interna - 285862 - FLAVIA GOULART MOTA GARCIA ROSA
Externo à Instituição - ROBERVAL PASSOS DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 21/06/2021 14:48
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA