Banca de DEFESA: VINICIUS PEREIRA DE CARVALHO

DISCENTE : VINICIUS PEREIRA DE CARVALHO
DATA : 16/04/2021

USOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES POR ESTUDANTES DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.

Terapias complementares; Medicina tradicional; Prática Integral de Cuidados de Saúde; Universidades; Estudantes.

As Práticas Integrativas e Complementares compreendem racionalidades médicas e recursos terapêuticos envolvidos nos processos de saúde-adoecimento-cuidado. Nesta pesquisaobjetivou-se compreender os usos e significados atribuídos a essas práticas por estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia. Trata-se de um estudo de abordagem quali-quantitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado, aplicado entre discentes ingressantes e veteranos, e entrevistas semiestruturadas, realizadas somente com veteranos. Os acadêmicos leram e assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido, concordando em participar da investigação voluntariamente. As respostas foram processadas com o auxílio dos softwares IBM SPSS Statistics e IRaMuTeQe analisadas conforme a análise de conteúdo.503 questionários foram respondidos e 34 entrevistas realizadas. Nos questionários, 43,7% dos ingressantes e 57,7% dos veteranos declararam usar ou ter feito uso das Práticas Integrativas e Complementares, com destaque para o tempo de uso de oito anos ou mais (21,0%) e adoção das plantas medicinais / fitoterapia (42,7%). Entre os participantes entrevistados, a utilização dessas práticas ocorreu com acompanhamento profissional ou a partir de conhecimentos populares, sendo feita de maneira associada com o uso de práticas biomédicas. Os significados atribuídos às Práticas Integrativas e Complementares apontaram para uma centralidade na ideia de prática alternativa, seguidadas ideias de prática tradicional, prática complementar, cuidado integral, promoção da saúde, prática terapêutica e prevenção de doenças.Nesse sentido, os discentes demonstraram abertura para as Práticas Integrativas,porquantoindicaram conferir sentidos relacionados com as qualidades que estas possuem e, alguns, utilizá-las em ambientes como o universitário. À vista disso, é importante fomentaro estabelecimento de uma cultura universitária que integre as Práticas Integrativas e Complementares. Espera-se que este estudo possa contribuir para o fortalecimento dessas práticas no campo da saúde.

Externo(a) ao Programa - 2200041 - ANAMELIA LINS E SILVA FRANCO
Externo(a) à Instituição - NELSON FILICE DE BARROS - UNICAMP