Banca de DEFESA: MARIANA LACERDA PIO BARRA

DISCENTE : MARIANA LACERDA PIO BARRA
DATA : 30/03/2021

CONCEPÇÕES DE ANSIEDADE E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO EM PESQUISAS COM GRADUANDOS DE MEDICINA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Ansiedade. Estudantes. Medicina. Literatura de Revisão como Assunto.

A ansiedade está presente como afeto universal à condição humana desde tempos imemoriais. É tema de investigação cada vez mais frequente em diferentes grupos, entre estes, graduandos de medicina. Considerando a relevância do tema, o presente trabalho visou desenvolver revisão de literatura com o objetivo de caracterizar as concepções de ansiedade presentes em pesquisas sobre o tema realizadas com estudantes de medicina e identificar as estratégias de intervenção e os fatores correlacionados à ansiedade nestes estudos. Foi realizado um levantamento bibliográfico no Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o Periódicos CAPES, na base de dados da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde – LILACS. Foram selecionadas 42 publicações submetidas à análise a partir de ficha de levantamento bibliográfico e à análise lexical com o software IRAMUTEQ. Os resultados apontam para a preponderância da concepção psiquiátrica de ansiedade fundamentada na avaliação de sinais e sintomas e no viés da patologia. As estratégias de intervenção recomendadas nos artigos que compõem a amostra, no geral, estão orientadas pela perspectiva da prevenção, sobretudo no aspecto individual.

Interno(a) - 1683913 - ADRIANA MIRANDA PIMENTEL
Interno(a) - 078.972.005-15 - CARMEN FONTES DE SOUZA TEIXEIRA - UFBA