Banca de DEFESA: ALISON COSTA DO NASCIMENTO

DISCENTE : ALISON COSTA DO NASCIMENTO
DATA : 03/12/2020

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL.DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL

Autoavaliação institucional. Comissão Própria de Avaliação. Participação. Representantes da comunidade.

Esta dissertação foi organizada em forma de coletânea, sendo constituída por dois artigos elaborados ao longo do desenvolvimento da pesquisa. O primeiro artigo, o qual intitulamos PESQUISAS RELACIONADAS A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: PRINCIPAIS ABORDAGENS E ENFOQUES, buscou identificar e analisar as principais abordagens recorrentes em pesquisas dedicadas a autoavaliação institucional das Instituições de Educação Superior (IES). Para seleção dos artigos utilizou-se os seguintes descritores: “avaliação da educação superior”, “autoavaliação institucional” AND “educação superior”, “autoavaliação” AND “Comissão Própria de Avaliação”. Foram identificadas quatro principais abordagens: (1) estudos que concentram a análise na autoavaliação enquanto instrumento de gestão, (2) papel da Comissão Própria de Avaliação na condução do processo, (3) percepção que membros da comunidade têm em relação a autoavaliação e (4) pesquisas que se ocupam de questões concernentes a participação e envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional. Ainda como resultado, observou-se a ausência de pesquisas que investigassem o tema participação de maneira aprofundada, em especial a participação dos representantes da comunidade no planejamento e desenvolvimento da atividade de autoavaliação na Comissão Própria de Avaliação. Constatada essa lacuna, desenvolvemos o segundo artigo, intitulado AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA PARTICIPAÇÃO DOS REPRESENTANTES DA COMUNIDADE ACADÊMICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL. Eesse estudo, desenvolve uma análise comparativa da participação dos representantes da comunidade acadêmica na Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Para desenvolvimento da pesquisa, utilizamos o regimento interno, as atas de eleição de membros e atas de reuniões da Comissão. Efetuando-se uma leitura sistemática e análise qualitativa do regimento interno da Comissão, avaliou-se a participação sob o ponto de vista normativo, destacando questões relacionadas a poder de decisão, liderança e mandato de cada segmento. Em levantamento feito nas atas de eleição, tabulou-se dados quantitativos de inscritos para concorrer a função de membro representante na composição da CPA, verificando a adesão e/ou interesse de cada categoria para concorrer ao pleito. Partindo de uma abordagem qualitativa-quantitativa de dados das atas de reuniões, observou-se a forma de atuação, envolvimento e a frequência de cada categoria. Os resultados demonstram que há significativo desequilíbrio de participação entre as três representações da comunidade. Sendo assim, se faz necessário construir estratégias de promoção da equidade da participação entre as representações, colocando-as em posições de igual envolvimento, poder e influência.

Interno - 285862 - FLAVIA GOULART MOTA GARCIA ROSA
Externo ao Programa - 1544474 - FRANSLEY LIMA SANTOS